A Prefeitura de Dourados realizou no domingo (15) a 1ª Caminhada em Prol das Mulheres Indígenas, ocorrida na Reserva Indígena de Dourados, evento que marcou um momento leve e divertido para a comunidade. A iniciativa aconteceu na Aldeia Jaguapiru e foi promovida pela prefeitura, por meio da Coordenação de Políticas Públicas dos Assuntos Indígenas (Ceaid), em parceria com a psicóloga indígena Barbara Marques.
A caminhada teve como objetivo destacar o mês de março como um símbolo de resistência, valorização e fortalecimento das mulheres, em especial as indígenas, destacando a importância do protagonismo feminino dentro das comunidades tradicionais. A ação buscou unir esporte, saúde, conscientização e mobilização social, promovendo um momento coletivo de integração entre mulheres, jovens, famílias e apoiadores da comunidade.
O evento teve concentração às 5h30 na rotatória central da aldeia, com saída às 6h, percorrendo aproximadamente 3 quilômetros até a sede da liderança. Ao final do trajeto, os participantes foram recepcionados com café da manhã comunitário, som, brindes e em uma atividade que contou com toda a infraestrutura necessária garantida pela organização para um momento acolhedor.
A caminhada também contou com a participação dos corredores amadores da RID (Reserva Indígena de Dourados), que se uniram à mobilização e contribuíram para fortalecer o caráter coletivo e esportivo da atividade, incentivando a prática de exercícios físicos e a integração entre diferentes grupos da comunidade.
A realização da caminhada também contou com o apoio institucional da gestão municipal. O prefeito Marçal Filho tem reforçado o compromisso da administração pública com as pautas dos povos indígenas, reconhecendo a importância histórica, cultural e social das comunidades que compõem a Reserva Indígena de Dourados. A gestão municipal tem buscado fortalecer políticas públicas voltadas à valorização dos povos originários, apoiando ações que promovam cidadania, inclusão social, saúde, educação e respeito à diversidade cultural.
A coordenadora da Ceaid, Sandra Rossati Medina, destacou que a realização da caminhada representa um momento importante para dar visibilidade às mulheres indígenas e para fortalecer a presença do poder público nas pautas relacionadas aos povos originários. “Esse evento tem um significado muito importante, pois representa união das mulheres indígenas e a valorização da sua luta por direitos, respeito e igualdade, além de demonstrar que a Prefeitura de Dourados está se voltando cada vez mais para os povos indígenas e trabalhando para fortalecer políticas públicas que atendam às necessidades das comunidades”, citou.
A 1ª Caminhada em Prol das Mulheres Indígenas marca um importante momento de mobilização social, união e visibilidade, consolidando-se como um símbolo de resistência e fortalecimento das mulheres indígenas da região.



Geral Rio: maioria dos carros roubados está em áreas controladas pelo crime
Mato Grosso do Sul Corumbá recebe investimentos em saúde, infraestrutura, saneamento e proteção às mulheres
Legislativo - MS Paulo Duarte pede melhoria na iluminação do bairro Tijuca, em CG
Legislativo - MS Luto: ALEMS se despede de Marcelo Miranda e relembra sua trajetória pública
Legislativo - MS Caravina solicita revitalização do pórtico de entrada de Coronel Sapucaia
Legislativo - MS Caravina pede regularização fundiária para assentamentos de Rio Brilhante Mín. 10° Máx. 16°
Mín. 9° Máx. 15°
ChuvaMín. 11° Máx. 19°
Chuvas esparsas
Alípio Neto Convites esgotados reforçam sucesso da 11ª Feijoada Tamojunto em Campo Grande
Vereador Papy Papy promove almoço especial de Dia das Mães com sorteios e atrações musicais em Campo Grande
Vereador Herculano Borges Debate Público Maio Laranja reforça proteção à infância e mobiliza rede de enfrentamento à violência infantil em Campo Grande
Deputado Federal Rodolfo Nogueira ”Não vão me calar”, diz Rodolfo Nogueira após fala de Zeca do PT