Encontro integrou cooperação técnica internacional e definiu estratégias nas áreas de vigilância, saúde do trabalhador, saúde mental e atenção materno-infantil
A SES (Secretaria de Estado de Saúde) realizou, nos dias 11 e 12 de fevereiro, uma oficina de construção de planos de trabalho em conjunto com representantes da OPAS (Organização Pan-Americana da Saúde) e do Ministério da Saúde, com foco na consolidação das atividades prioritárias previstas para 2026. O encontro integra o Termo de Cooperação Técnica nº 121 firmado com a OPAS.
A oficina reuniu equipes técnicas estaduais e consultores da cooperação internacional para estruturar os planos de ação dos termos de ajuste que abrangem áreas estratégicas como o CIEVS (Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde), saúde do trabalhador, saúde mental e o programa Bem Nascer, voltado à qualificação da atenção materno-infantil.
O objetivo foi definir, de forma pactuada, metas, indicadores, estratégias de execução e monitoramento das ações a serem desenvolvidas ao longo de 2026, alinhando prioridades estaduais com apoio técnico da OPAS e do Ministério da Saúde.
A secretária-adjunta de Saúde, Crhistinne Maymone, destacou que a cooperação técnica contribui para qualificar o planejamento e direcionar melhor os investimentos. “Quando trabalhamos com base em indicadores e planejamento conjunto, conseguimos priorizar necessidades reais e estruturar ações mais efetivas. Essa construção integrada fortalece a rede e amplia o impacto das políticas públicas”, afirmou.
Durante a programação, foram analisados indicadores de mortalidade materna e infantil no Estado, com levantamento de necessidades de qualificação do cuidado às gestantes, puérperas e crianças em Mato Grosso do Sul.
A superintendente de Atenção Primária à Saúde da SES, Karine Cavalcante, ressaltou que o planejamento integrado fortalece a atuação da atenção básica nos territórios. “Quando organizamos as ações com base em evidências e de forma articulada com as demais áreas, ampliamos a capacidade de resposta da Atenção Primária e qualificamos o cuidado desde o primeiro nível de atendimento”, destacou.
As ações definidas passam a compor o Plano de Trabalho Anual de 2026 do 3º Termo de Ajuste vinculado ao Termo de Cooperação nº 121, cuja assinatura está prevista para o dia 20 de fevereiro.
André Lima, Comunicação SES
Foto: Kamilla Ratier/SES
Mato Grosso do Sul Leve a saúde junto no bloco! Confira dicas importantes da Secretaria de Saúde de Mato Grosso do Sul
Mato Grosso do Sul Carnaval 2026: SES garante distribuição de 1,3 milhão de preservativos para fortalecer prevenção às ISTs
Mato Grosso do Sul Seminário reuniu especialistas e mobilizou 29 municípios para fortalecer a rede de saúde mental
Mato Grosso do Sul Casa da Saúde altera atendimento no período de Carnaval e orienta a população
Mato Grosso do Sul Unidade móvel do Hemosul faz primeira ação em Ribas do Rio Pardo e coleta 273 bolsas de sangue
Saúde Ação da Anvisa e Inmetro fiscaliza produtos de caranaval no DF e BA Mín. 20° Máx. 31°
Mín. 22° Máx. 32°
Tempo nubladoMín. 23° Máx. 31°
Tempo nublado
Deputado Federal Rodolfo Nogueira Sidrolândia recebe R$ 1,2 milhão em emendas de Rodolfo Nogueira; Rodrigo Basso destaca parceria
Vereador Herculano Borges Herculano Borges vota pela manutenção do veto à Taxa do Lixo e defende equilíbrio fiscal e social
Deputado Gerson Claro Gerson Claro apresenta moção de congratulação por posse de Alexandre Magno no CNMP
Alípio Neto Novo ato falho de Lula em evento oficial reacende alerta sobre lucidez do presidente (Veja o vídeo)