O prazo para pagamento com desconto de 10% no IPTU de 2026 encerra nesta quinta-feira (12), a data também é o vencimento da primeira parcela para quem optar em pagar o imposto parcelado. A cobrança permanece válida, com suspensão restrita a casos específicos de imóveis territoriais que tiveram alteração de alíquota.
Apenas uma parcela específica de imóveis territoriais – aqueles sem construções – que tiveram alteração de alíquota terão os valores revisados, sem prejuízo ao contribuinte. Para os demais casos, o calendário está mantido e o valor disponível para consulta nos canais oficiais é o que deve ser considerado para pagamento.
O pagamento do IPTU está suspenso?
Não. O IPTU 2026 deve ser pago normalmente, a suspensão vale apenas para terrenos sem edificação que tiveram aumento de alíquota para deste ano. Esses casos terão os valores recalculados pela Secretaria Municipal de Fazenda.
Quem deve pagar o IPTU até amanhã?
Devem pagar normalmente:
Proprietários de imóveis prediais (casas, apartamentos, estabelecimentos comerciais);
Proprietários de terrenos que não tiveram alteração de alíquota, apenas atualização com base na inflação.
O pagamento pode ser feito:
À vista, com 10% de desconto;
Ou de forma parcelada.
O desconto para pagamento integral é válido somente até amanhã.
O que está suspenso?
Apenas o pagamento do IPTU dos terrenos que tiveram aumento de alíquota neste exercício teve o prazo suspenso. Nesses casos, novas guias serão disponibilizadas após a correção dos valores. Até lá, o contribuinte enquadrado nessa situação não deve efetuar o pagamento.
O vencimento do parcelamento mudou?
O vencimento da parcela que estava previsto para 10 de fevereiro foi prorrogado, e vence amanhã (12). É necessário emitir uma nova guia com a data atualizada pelos canais oficiais ou na Central de Atendimento ao Cidadão (CAC), para evitar multa por atraso.
A Prefeitura orienta que a população entre no site https://iptu.campogrande.ms.gov.br/ para a emissão do novo boleto, não havendo a necessidade de deslocamento até a Central de Atendimento ao Cidadão.
A taxa do lixo também foi suspensa?
A taxa de coleta, remoção e destinação de resíduos sólidos domiciliares permanece mantida e integra o valor global do carnê.
Como saber se meu imóvel está entre os casos suspensos?
A consulta é simples e pode ser feita com o número da inscrição imobiliária:
No site oficial do IPTU 2026: https://iptu.campogrande.ms.gov.br/
Pelo WhatsApp: (67) 99677-8623
Ou na Central de Atendimento ao Cidadão.
O secretário de Governo e Relações Institucionais, Ulysses Rocha, reforça que o sistema já indica a situação correta do imóvel. “O valor que aparecer quando você digitar a sua inscrição é o valor que você deve. Só vai estar diferente se o seu imóvel se enquadrar dentro daquele imóvel que é objeto da decisão judicial”, explica.
Se o imóvel estiver entre os casos suspensos, o sistema informará e a nova guia será disponibilizada após a atualização dos valores.
Onde tirar dúvidas?
Os contribuintes devem utilizar exclusivamente os canais oficiais disponíveis no site do IPTU 2026, em https://iptu.campogrande.ms.gov.br/, ou da Secretaria Municipal de Fazenda. O atendimento também está disponível pelo WhatsApp: (67) 99677-8623.
A orientação é priorizar os canais on-line, deixando o atendimento presencial para idosos e pessoas com dificuldade de acesso à internet, evitando filas e reduzindo o tempo de espera.
Campo Grande - MS PrefCG intensifica limpeza em toda a cidade
Caarapó - MS Vereador Flávio Augusto solicita construção de abrigos cobertos em pontos de ônibus no Bairro Eco Park
Campo Grande - MS Prefeitura promove plantio de 25 mudas em escola da Capital
Caarapó - MS Leo Mecânico apresenta três pedidos voltados à melhoria da qualidade de vida em Caarapó
Campo Grande - MS Funsat oferece mais de mil vagas de emprego nesta quarta-feira (10)
Campo Grande - MS Sesau alerta população após caso de raiva em morcego Mín. 20° Máx. 31°
Mín. 21° Máx. 28°
ChuvaMín. 21° Máx. 29°
Chuva
Vereador Herculano Borges Herculano Borges vota pela manutenção do veto à Taxa do Lixo e defende equilíbrio fiscal e social
Deputado Federal Rodolfo Nogueira Rodolfo Nogueira é o único do MS a assinar PEC que reduz IPVA e cria teto para gastos com publicidade institucional
Deputado Gerson Claro Gerson Claro apresenta moção de congratulação por posse de Alexandre Magno no CNMP
Alípio Neto Novo ato falho de Lula em evento oficial reacende alerta sobre lucidez do presidente (Veja o vídeo)