São Paulo sediará no mês que vem, simultaneamente, o XI Congresso Brasileiro de Cuidados Paliativos e o XII Congresso Latino-americano de Cuidados Paliativos, entre os dias 11 e 14 de março, no Distrito Anhembi. Os eventos, organizados pela Academia Nacional de Cuidados Paliativos (ANCP) e pela Asociación Latinoamericana de Cuidados Paliativos (ALCP), devem reunir mais de 2 mil participantes, entre profissionais de saúde, pesquisadores, gestores, estudantes e formuladores de políticas públicas.
Com o tema "Tecendo laços de união nos cuidados paliativos para a América Latina: a importância do trabalho em rede", os congressos propõem uma imersão científica e prática em um dos campos que mais crescem na medicina e na saúde multiprofissional. A programação foi dividida em cinco eixos científicos ─ Tecnologia, pesquisa e inovação; Políticas Públicas e Advocacy; Educação, comunicação e liderança; Psicossocial e espiritualidade; e Clínico-farmacológico ─ e inclui conferências magnas, mesas-redondas, painéis temáticos, apresentação de trabalhos científicos e ainda 12 cursos pré-congresso, com vagas limitadas, voltados ao aprofundamento técnico e à troca de experiências internacionais.
Para o presidente da ANCP, Dr. João Batista Garcia, o momento é simbólico. "Muitos anos se passaram para que tivéssemos um encontro dessa magnitude no nosso país. Isso reflete a maturidade que os Cuidados Paliativos alcançaram no Brasil. Será um evento que vai marcar o cenário nacional, com mais de 2 mil pessoas, de diferentes nacionalidades, promovendo discussões, trocas e amadurecimento coletivo da prática paliativa", afirma.
Já o presidente do congresso, Dr. Douglas Crispim destaca a diversidade e o intercâmbio internacional proporcionados pelo encontro. "Mais do que as palestras, a grande riqueza do congresso é a troca entre profissionais de diferentes países, com realidades geopolíticas e sistemas de saúde distintos. O evento foi moldado para potencializar o networking e permitir que os participantes aprendam, diretamente com seus pares, como cada país enfrenta seus desafios em cuidados paliativos", ressalta.
Na avaliação da presidente da ALCP, Dra. Paola Marcela Ruíz Ospina, a realização conjunta dos congressos representa um passo estratégico para o avanço da área. "Unir o Congresso Latino-americano ao Congresso Brasileiro, em São Paulo, tem como objetivo reunir profissionais de toda a Iberoamérica e do mundo para construir conhecimento, compartilhar aprendizados, reconhecer dificuldades e fortalecer aquilo que já avançamos. O objetivo comum é crescer em cuidados paliativos de qualidade para a América Latina e para o mundo", informa.
A programação inclui especialistas brasileiros e estrangeiros, como Marie Fallon (Universidade de Edimburgo), Megan Doherty (consultora da OMS), Eduardo Bruera (Universidade do Texas) e Stephen Connor (Worldwide Hospice Palliative Care Alliance), reforçando o caráter global do encontro e posicionando São Paulo como um polo estratégico para o debate contemporâneo sobre o cuidado integral e humanizado.
As inscrições estão abertas e contam com condições especiais para associados, grupos e estudantes. A expectativa da organização é de que os congressos sejam um marco histórico para o fortalecimento dos Cuidados Paliativos no Brasil e na América Latina, ampliando redes de cooperação e impactando diretamente a qualidade da assistência em saúde.
Serviço:
XII Congresso Latinoamericano de Cuidados Paliativos e XI Congresso Brasileiro de Cuidados Paliativos
Data: 11 a 14 de março de 2026, das 8h às 19h.
Local: Centro de Convenções do Distrito Anhembi - Avenida Olavo Fontoura, nº 1.209, Santana, São Paulo (SP).
Programação: conferências, mesas-redondas, workshops práticos, divulgação de trabalhos científicos, networking e atividades culturais.
Inscrições (condições especiais para associados ANCP, grupos e estudantes): Inscrição - Congresso ANCP/ALCP 2026
Educação Selo Nacional Compromisso com a Alfabetização tem resultado divulgado
Educação Estados terão que abrir 600 mil vagas para abater dívida com União
Educação Cidade sem Risco é tema de campanha nacional
Educação Prouni 2026: pré-selecionados devem comprovar informações até sexta
Mato Grosso do Sul Com estrutura adequada, MS inicia ano letivo para 180 mil alunos em 352 escolas da rede estadual
Mato Grosso do Sul Com novas unidades e média de uma reforma entregue a cada 6 dias, MS volta às aulas nesta segunda-feira Mín. 20° Máx. 32°
Mín. 20° Máx. 30°
Chuvas esparsasMín. 21° Máx. 28°
Chuvas esparsas
Deputado Gerson Claro Gerson Claro apresenta moção de congratulação por posse de Alexandre Magno no CNMP
Alípio Neto Novo ato falho de Lula em evento oficial reacende alerta sobre lucidez do presidente (Veja o vídeo)
Deputado Federal Rodolfo Nogueira Deputado de primeiro mandato que vale por dez: Rodolfo Nogueira encerra presidência da Comissão de Agricultura deixando MS mais forte
Vereador Herculano Borges Herculano Borges participa de reunião no Executivo e reforça defesa das assistentes de educação infantil