O Plenário do Senado aprovou nesta terça-feira (3) a medida provisória que autorizou a liberação, a partir de setembro de 2025, de R$ 83,5 milhões para o Ministério da Agricultura e Pecuária combater pragas e doenças em animais ou plantas. Aprovada em votação simbólica, a MP 1.312/2025 segue para promulgação.
Os recursos vêm sendo usados na prevenção e combate a emergências agropecuárias. Uma delas é a provocada pela gripe aviária, que acarretou a declaração de estado de emergência zoossanitária em todo o território nacional no ano passado. O crédito extraordinário também é destinado ao combate às pragas mosca-da-carambola, monilíase do cacaueiro e vassoura-de-bruxa da mandioca.
O valor é quase o dobro do autorizado em 2025 para o Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária, que atua em emergências agrícolas e animais.
No caso da gripe aviária, em maio de 2025 houve a identificação da doença em aviários comerciais no Rio Grande do Sul. Em seguida, foram detectados focos em criações de subsistência em Mato Grosso, Goiás, Espírito Santo, Minas Gerais e São Paulo, além do Distrito Federal. No total, foram registrados dez focos em 2025, segundo o governo.
Os valores são distribuídos da seguinte forma:
Relator da proposta na Comissão Mista de Orçamento (CMO), o senador Randolfe Rodrigues (PT-AP) disse que a MP, além de auxiliar o setor agrícola da Região Norte, protege a colheita da mandioca no Amapá, atingida pela praga vassoura-de-bruxa. A medida socorre agricultores e povos indígenas do estado, ressaltou o senador.
O presidente do Senado, Davi Alcolumbre, destacou a atuação da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) no Amapá e disse que os recursos viabilizarão a pesquisa e o conhecimento para o combate às pragas que atingem a agricultura.
O senador Jayme Campos (União-MT) também frisou a importância da MP para a segurança alimentar e a defesa agropecuária.
— O Brasil é uma potência agrícola mundial, exporta para dezenas de países e gera empregos diretos e indiretos nas cidades, mas esse sistema só se sustenta se tivermos controle sanitário forte e vigilância eficiente — afirmou.
A MP 1.312/2025 foi aprovada na segunda-feira (2) na Câmara e encaminhada ao Senado.
Com Agência Câmara
Senado Federal CPMI do INSS: depoimento de Daniel Vorcaro deve acontecer após o Carnaval
Senado Federal Izalci cobra criação da CPMI do Banco Master
Senado Federal Projeto que reestrutura carreira de servidores da Câmara segue para sanção
Senado Federal Humberto Costa defende realizações do governo Lula em 2025
Senado Federal Senado aprova Programa Gás do Povo
Senado Federal Fim da jornada 6x1 prevê redução gradual do horário de trabalho Mín. 21° Máx. 28°
Mín. 21° Máx. 27°
ChuvaMín. 21° Máx. 29°
Chuva
Vereador Herculano Borges Ano legislativo começa com Herculano Borges reforçando compromisso com a população
Deputado Federal Rodolfo Nogueira Chapéu ou capacete: Rodolfo Nogueira apresenta PDL para acabar com indústria da multa no campo
Alípio Neto Até quando o silêncio vai machucar quem não tem voz?
Deputado Gerson Claro Para Gerson , financiamento de R$ 950 milhões garante investimento sem aumento da carga tributária