As chuvas continuam em Campo Grande e mobilizam uma força-tarefa do município, com equipes atuando de forma integrada para reduzir riscos e proteger a população. O Instituto Nacional de Meteorologia mantém para esta terça-feira, dia 3, o Alerta Laranja para risco de tempestade, válido até quarta-feira, dia 4, às 22h59.
A Defesa Civil Municipal coordena as ações e segue em monitoramento permanente. Nesta terça-feira, três equipes estão mobilizadas, atuando no atendimento às ocorrências e no acompanhamento de pontos críticos já conhecidos da Capital.
Até o momento, a força-tarefa do município contabiliza 45 atendimentos relacionados às chuvas, somando as ações da Defesa Civil Municipal, da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos (Sisep) e Agência Municipal de Transporte e Trânsito (Agetran). A Guarda Civil Metropolitana também é acionada quando necessário.

Balanço dos atendimentos
Conforme a Defesa Civil Municipal registrou quatro ocorrências, sendo duas confirmadas:
• Uma na Rua Catigua, entre os bairros Jardim Colibri e Jardim Canguru;
• Outra na Avenida Ministro João Arinos, no bairro Maria Aparecida Pedrossian e Jardim Noroeste.
• Outras duas ocorrências seguem em verificação, entre elas na Avenida Heráclito de Início com Figueiredo.
Quanto à Sisep realizou nove atendimentos, todos relacionados à queda de árvores e desobstrução de vias, garantindo a liberação rápida das ruas e a segurança da população. Com registros nos bairros Centro-Oeste, Cruzeiro, Vila Carlota, Tiradentes, Silvia Regina, Jardim Leblon e Centro.

Já a Agência Municipal de Transporte e Trânsito (Agetran) informou que cinco equipes de fiscalização foram deslocadas para diferentes regiões da cidade, especialmente nos pontos afetados pela queda de árvore, atuando na sinalização viária, garantindo a segurança e prevenindo colisões. Ao todo, 25 atendimentos foram realizados nesta manhã.
Outras oito equipes de sinalização semafórica também estão em campo para restabelecer o funcionamento dos semáforos o mais breve possível. Pelo menos, sete atendimentos foram realizado nesta terça-feira (3).
Orientações à população
A Defesa Civil Municipal orienta que, em situações de risco como alagamentos, enxurradas ou quedas de árvores, a população deve ligar diretamente para o telefone 199. O acionamento pelo canal oficial garante uma resposta mais rápida, organizada e eficiente.
Segundo o coordenador municipal de Proteção e a Defesa Civil de Campo Grande, Eneas Carneiro, o trabalho é contínuo e preventivo. “Quando emitimos um alerta, ele existe para preservar vidas. Sempre que possível, o ideal é evitar sair de casa durante chuvas intensas e respeitar as orientações dos órgãos oficiais”.
Entre as principais recomendações estão:
• Evite sair de casa durante chuvas fortes;
• Não enfrente áreas alagadas ou enxurradas;
• Utilize rotas alternativas;
• Não estacione veículos debaixo de árvores;
• Acompanhe os alertas oficiais da Defesa Civil Municipal.
As atualizações podem ser acompanhadas pelo Instagram da Defesa Civil de Campo Grande, @defesacivilpmcg.
A Agetran orienta também que os condutores redobrem a atenção ao trafegar por locais onde a sinalização possa estar temporariamente inoperante.
O município segue em contato com os institutos meteorológicos e com o Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres, que aponta risco hidrológico moderado para Campo Grande.
Em caso de emergência, ligue 199 – Defesa Civil de Campo Grande.
#ParaTodosVerem: Imagens de ação realizadas nesta terça-feira (3) pela Sisep.
Campo Grande - MS Prefeitura convoca novos médicos para atendimento na rede municipal de saúde
Campo Grande - MS Disponível 24h, saiba quando e como acionar a Defesa Civil
Campo Grande - MS Campo Grande atinge menor taxa de gravidez na adolescência em 10 anos com apoio do Einstein
Caarapó - MS Nado Tozzi articula e anuncia emenda de R$ 100 mil para a saúde e universitários de Caarapó
Campo Grande - MS PrefCG realiza ação de adoção com cães resgatados de maus-tratos
Campo Grande - MS PrefCG abre seleção para cadastro reserva de Formador Municipal do Proleei Mín. 21° Máx. 28°
Mín. 21° Máx. 27°
ChuvaMín. 21° Máx. 29°
Chuva
Vereador Herculano Borges Ano legislativo começa com Herculano Borges reforçando compromisso com a população
Deputado Federal Rodolfo Nogueira Chapéu ou capacete: Rodolfo Nogueira apresenta PDL para acabar com indústria da multa no campo
Alípio Neto Até quando o silêncio vai machucar quem não tem voz?
Deputado Gerson Claro Para Gerson , financiamento de R$ 950 milhões garante investimento sem aumento da carga tributária