Prática reconhecida pelo Ministério da Saúde e pela OMS ajuda a reduzir a dor do bebê durante a vacinação e integra o debate do XVII ENAM e VII ENACS, que acontecem em abril de 2026, com co-realização da SES
A amamentação durante a vacinação infantil, prática conhecida como mamanalgesia, tem se consolidado como uma estratégia segura, eficaz e humanizada para reduzir a dor e o estresse dos bebês durante procedimentos injetáveis.
Reconhecida pelo Ministério da Saúde e pela OMS (Organização Mundial da Saúde), a prática será um dos temas em destaque no XVII ENAM (Encontro Nacional de Aleitamento Materno) e no VII ENACS (Encontro Nacional de Alimentação Complementar Saudável), que acontecem de 26 a 30 de abril de 2026, em Campo Grande, com co-realização da SES (Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso do Sul).
A mamanalgesia consiste em amamentar o bebê antes e durante a aplicação da vacina, contribuindo para diminuir o choro e o desconforto. Evidências científicas apontam que a prática associa diferentes fatores analgésicos naturais, como o contato pele a pele, a sucção, o vínculo materno e substâncias presentes no leite humano, atuando de forma conjunta no alívio da dor.
De acordo com a Nota Técnica nº 39/2021 do Ministério da Saúde, os serviços responsáveis pela administração de vacinas devem favorecer a presença dos pais ou responsáveis e incentivar a amamentação imediatamente antes e durante a vacinação, sempre que a criança estiver em aleitamento materno. A recomendação também se estende a outros procedimentos, como o teste do pezinho e a coleta de sangue.
Para a referência técnica em aleitamento materno da SES, Liliane Rodrigues, a prática reforça o cuidado humanizado à criança. “A mamanalgesia é uma prática baseada em evidências científicas e faz parte do cuidado humanizado à criança. Apoiar a amamentação durante a vacinação contribui para reduzir a dor, o estresse e fortalece o vínculo entre mãe e bebê”, afirma Liliane.
Além das recomendações técnicas nacionais, a prática é reconhecida em Mato Grosso do Sul pela Lei Estadual nº 6.149/2023, que instituiu a Semana de Conscientização e Incentivo à Mamanalgesia, celebrada anualmente na semana do dia 1º de agosto.
A importância da promoção do aleitamento materno e de práticas como a mamanalgesia também estará no centro dos debates do XVII ENAM e VII ENACS, eventos de referência nacional que reúnem profissionais de saúde, gestores, pesquisadores e representantes da sociedade civil em torno da saúde materno-infantil e da alimentação adequada e saudável.
A SES é parceira e co-realizadora do evento, ao lado da IBFAN Brasil e da Prefeitura Municipal de Campo Grande. A programação inclui mesas científicas, cursos, apresentações de trabalhos e atividades abertas ao público, além da tradicional mobilização Mil Mães Amamentando, que marca a abertura do encontro.

Para a secretária-adjunta da SES, Crhistinne Maymone, sediar e co-realizar um evento dessa dimensão fortalece as políticas públicas voltadas à infância no Estado.
“Debater a amamentação e a alimentação saudável em um evento nacional, trazendo também práticas como a mamanalgesia, reforça o compromisso de Mato Grosso do Sul com a humanização do cuidado, a proteção da infância e a qualificação do SUS”, destaca Maymone.
Com o tema“Amamentação e Alimentação Complementar Saudável: o desafio da atuação intersetorial, inclusiva e sustentável”,o evento ocorrerá em diferentes espaços da Capital e tem como um dos focos o manejo da amamentação nos serviços de saúde e a promoção de práticas baseadas em evidências.
Para mais informações, clique aqui .
André Lima, Comunicação SES
Foto de capa: Fernando Frazão/Agência Brasil
Internas: André Lima
Mato Grosso do Sul Hospital Regional divulga resultado final da Residência Multiprofissional e Uniprofissional
Mato Grosso do Sul Mato Grosso do Sul encerrou 2025 com aumento no número de transplantes realizados pelo SUS
Saúde Prazo para adesão ao Mais Médicos Especialistas termina no domingo
Mato Grosso do Sul SES fortalece parcerias com a UFMS para ampliar diagnóstico e vigilância de doenças infecciosas
Saúde Anvisa recolhe lote de chocolate Laka por problema na embalagem
Saúde Institutos federais de saúde do Rio inauguram novos serviços Mín. 20° Máx. 34°
Mín. 22° Máx. 36°
Tempo limpoMín. 25° Máx. 36°
Tempo nublado
Deputado Federal Rodolfo Nogueira ”Acendeu os corações”, diz Rodolfo Nogueira durante caminhada pela liberdade com Nikolas
Alípio Neto O Dia em que o Socialismo Começou a Cair nas Américas com a Prisão de Maduro
Vereador Herculano Borges Herculano Borges entrega Moções de Congratulação a coordenadores pedagógicos em duas escolas da Rede Municipal
Deputado Gerson Claro Para Gerson , financiamento de R$ 950 milhões garante investimento sem aumento da carga tributária