A Comissão de Administração e Serviço Público da Câmara dos Deputados aprovou, em dezembro, proposta que altera a Lei Maria da Penha para definir regras de afastamento entre agressor e vítima quando ambos atuarem no serviço público. As medidas valem para casos em que vítima ou parentes próximos dela e o agressor trabalhem no mesmo órgão ou quando a mulher precise frequentar o local habitualmente por razões profissionais.
A principal mudança determina que a administração pública deve afastar o agressor do convívio com a vítima por meio de sua movimentação funcional, como remoção, redistribuição, cessão ou requisição, enquanto durar a medida protetiva. Quando essa movimentação não for possível, por falta de vagas, órgãos disponíveis ou demanda de trabalho, a vítima poderá escolher se ela ou o agressor irá exercer as atividades em regime de trabalho remoto.
A comissão aprovou a versão da relatora , deputada Delegada Ione (Avante-MG), para o Projeto de Lei 3396/24, da deputada Camila Jara (PT-MS). O texto original obrigava a remoção automática do agressor servidor público federal do mesmo órgão onde trabalha a vítima durante a vigência de medida protetiva.
A relatora, no entanto, apresentou mudanças para ampliar e tornar a futura lei mais eficaz na proteção das mulheres, sem causar prejuízos ao serviço público. O novo texto estabelece que a movimentação se aplica a todas esferas da administração pública (federal, estadual e municipal). Há ainda outras alterações:
Próximas etapas
O projeto será ainda analisado, em caráter conclusivo, pelas comissões de Defesa dos Direitos da Mulher; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.
Para virar lei, o texto precisa ser aprovado pela Câmara e pelo Senado.
Câmara Comissão aprova criação de catálogo de práticas sustentáveis de manejo de resíduos sólidos
Câmara Comissão aprova setor exclusivo em estádios para mulheres, crianças e pessoas com deficiência
Câmara Comissão aprova projeto que incentiva inovação e tecnologia em regiões com menor IDH no Brasil
Câmara Comissão aprova programa para recuperar terras degradadas e ampliar produção agrícola
Câmara Projeto proíbe monetização de contas e perfis de parlamentares em redes socais
Câmara Proposta prevê folga remunerada no aniversário do trabalhador formal Mín. 20° Máx. 32°
Mín. 20° Máx. 34°
Tempo limpoMín. 22° Máx. 36°
Tempo limpo
Deputado Federal Rodolfo Nogueira Rodolfo Nogueira se une a Nikolas e convoca apoiadores para mobilização em Brasília
Alípio Neto O Dia em que o Socialismo Começou a Cair nas Américas com a Prisão de Maduro
Vereador Herculano Borges Herculano Borges entrega Moções de Congratulação a coordenadores pedagógicos em duas escolas da Rede Municipal
Deputado Gerson Claro Para Gerson , financiamento de R$ 950 milhões garante investimento sem aumento da carga tributária