O mercado B2B está diante de um ponto de virada. A chegada de 2026 traz novas exigências: inteligência artificial aplicada ao processo comercial, dados integrados para decisões estratégicas, experiência digital cada vez mais sofisticada e um reposicionamento do papel de gestores e vendedores.
Com compradores B2B modernos utilizando múltiplos canais digitais para engajar com vendedores, até 10 ou mais canais digitais por jornada de compra, a virada para jornadas digitais chega aos processos comerciais. E também indica uma reorganização das estratégias comerciais no B2B, com empresas revendo processos, estruturas e modelos de relacionamento com o consumidor.
O impacto crescente da Inteligência Artificial
Um estudo da consultoria McKinsey mostra que as IAs generativas e outras tecnologias têm o potencial de automatizar atividades de trabalho que hoje consomem de 60 a 70% do tempo dos colaboradores das empresas. Outra pesquisa, da OpenAI (criadora do ChatGPT), mostra um impacto de 40 a 60 minutos economizados por dia de trabalho com o uso da Inteligência Artificial Generativa.
Para Matheus Pagani, CEO da Ploomes e especialista em tecnologia para vendas, isso mostra como a IA se fortalece como um assistente extra em vendas, reforçando cada vez mais o papel estratégico do time comercial.
"Em 2026 veremos a IA se consolidar como apoio estratégico, indicando prioridades, gerando previsões mais precisas e personalizando a comunicação em escala. Mas é fundamental entender", afirma o executivo.
Máquinas de vendas das empresas que mais crescem
Empresas que adotam IA e utilizam automação e analytics de forma estruturada conseguem economizar tempo de back-office e aumentar o tempo dos vendedores em conversas comerciais. Porém, a adoção de IA e automação exige não apenas tecnologia, mas cultura de dados, gestão integrada, processos bem definidos e colaboração entre áreas para gerar valor real.
"Muitas empresas ainda estão na fase de piloto ou uso isolado, o que compromete resultados. Não basta automatizar etapas isoladas", segundo Matheus Pagani, CEO da Ploomes. Para o executivo, a integração é fundamental.
"Não basta automatizar etapas isoladas. É preciso alinhar marketing, vendas e pós-vendas com dados conectados. As empresas de maior crescimento já operam com times multidisciplinares, metas compartilhadas e foco total na receita", afirma.
O papel do gestor do futuro
Esses novos conjuntos de habilidades, são exigidos também ao gestor, que passa a se diferenciar ao interpretar os dados corretamente e utilizar os insights no dia a dia para conectar os problemas do negócio às possibilidades que a tecnologia oferece, como também aponta a McKinsey. Essa transformação dos perfis das lideranças é um ponto destacado por Pagani como crítico para o sucesso da IA nas vendas. Para o executivo da Ploomes, a mudança definitivamente começa pelos líderes do negócio.
"O gestor do futuro é menos cobrador de resultados e mais orquestrador de recursos. Ele lidera times baseados em dados, incentiva a adoção de tecnologia e garante que a estratégia seja vivida do planejamento à execução", afirma Pagani.
O executivo também ressalta as mudanças no perfil de vendedores e compradores.
"O vendedor do futuro precisa de um consultor de negócios, que interpreta dados e constrói confiança. O comprador do futuro chega mais informado, mais exigente e menos paciente para discursos vazios. Só sobrevive quem entrega valor desde o primeiro contato", completa o CEO da Ploomes.
Sobre a Ploomes
A Ploomes é uma empresa de CRM, especialista em vendas B2B, oferecendo soluções para gestão comercial, automação de processos, geração de propostas e integração com ERPs. Com foco em simplificar o trabalho de gestores e vendedores, a Ploomes atende indústrias, empresas de tecnologia e serviços em todo o país.
Tecnologia Startup brasileira soma R$ 3,1 milhões em aportes
Tecnologia Irrigação inteligente combate alta no preço da energia
Tecnologia Fluxo digital transforma tratamentos odontológicos no país
Tecnologia Ferramenta de IA automatiza conferência de recibos médicos
Tecnologia Tecnologia aponta alimentos e medicamentos comprometidos por apagões
Tecnologia Abaccus mira agilidade e redução de falhas em seguros Mín. 23° Máx. 31°
Mín. 23° Máx. 30°
Chuvas esparsasMín. 21° Máx. 30°
Chuvas esparsas
Deputado Federal Rodolfo Nogueira Gianni Nogueira celebra a entrega do Hospital Regional de Dourados, uma conquista para mais de 34 municípios
Vereador Herculano Borges Herculano Borges entrega Moções de Congratulação a coordenadores pedagógicos em duas escolas da Rede Municipal
Deputado Gerson Claro Para Gerson , financiamento de R$ 950 milhões garante investimento sem aumento da carga tributária
Deputado Estadual Paulo Correa Em audiência pública, Paulo Corrêa defende uso da tecnologia no tratamento do diabetes em MS