O presidente do Senado, Davi Alcolumbre, anunciou nesta terça-feira (2) que a sessão conjunta do Congresso Nacional — ou seja, Câmara e Senado — destinada à votação do Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias de 2026 ( PLN 2/2025 ) deve ser realizada na quinta-feira (4).
Davi relatou que esteve envolvido, ao longo do dia, em articulações com o presidente da Câmara, Hugo Motta, integrantes da Comissão Mista de Orçamento (CMO) e líderes partidários na tentativa de ajustar o andamento da proposta e do projeto de Lei Orçamentária de 2026(PLN 15/2025) .
— Estamos tendo muitos desencontros em relação às questões relacionadas ao Orçamento. Nós estamos construindo, com as lideranças do governo no Congresso, uma nova sessão do Congresso Nacional para quinta-feira, para deliberarmos a LDO [Lei de Diretrizes Orçamentárias] — disse Davi.
Antes da votação em sessão conjunta, o projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias será votado na CMO. A previsão, feita pelo presidente da comissão, senador Efraim Filho (União–PB), é que isso aconteça amanhã [quarta-feira, 3], quando a comissão também deve votar o relatório da receita.
A expectativa é que os relatórios setoriais sejam votados na próxima semana e o Orçamento fique para a semana seguinte.
— Se der certo, o calendário é votação da LDO e do relatório da receita amanhã, relatórios setoriais na semana que vem e o Orçamento na seguinte — disse Efraim sobre as votações na CMO.
Ele afirmou que a comissão está empenhada em manter o cronograma.
— As construções estão acontecendo. Orçamento que não cumpre o cronograma neste ano é um jogo de perde-perde. É ruim para o governo, é ruim para o Congresso, é pior para o Brasil — afirmou.
Senado Federal Dorinha lamenta casos recentes de feminicídio e cobra reação do país
Senado Federal Senadores manifestam apoio a Davi após adiamento de sabatina de Messias
Senado Federal Senado fará sessão para celebrar os 150 anos do município de Jaraguá do Sul
Senado Federal Paim homenageia sociólogo e defende políticas públicas humanitárias
Senado Federal Prorrogação de benefícios tributários a equipamentos inteligentes vai a sanção
Senado Federal Plínio elogia decisão do Congresso que derrubou vetos à Lei Ambiental Mín. 18° Máx. 31°
Mín. ° Máx. °
Mín. 21° Máx. 30°
Chuva
Deputado Federal Rodolfo Nogueira Rodolfo Nogueira convoca Marina Silva para explicar inclusão de tilápia e eucalipto na lista de espécies invasoras
Deputado Gerson Claro Para Gerson , financiamento de R$ 950 milhões garante investimento sem aumento da carga tributária
Deputado Estadual Paulo Correa Em audiência pública, Paulo Corrêa defende uso da tecnologia no tratamento do diabetes em MS
Vereadora Ana Portela Câmara aprova requerimento de Ana Portela para convocar secretária Márcia Hokama