Ao discursar no Plenário nesta terça-feira (2), a senadora Professora Dorinha Seabra (União-TO) lamentou a ocorrência de vários casos de feminicídio nos últimos dias. Segundo ela, o Brasil precisa enfrentar esse tipo de crime de maneira séria e urgente.
Entre os crimes recentes, a senadora citou o caso de Rosilene Barbosa, 38 anos, que morreu com vários tiros dados pelo ex-marido, em Rio Verde (GO). Tatiana Correia dos Santos, também de 38 anos, morreu após ser esfaqueada pelo ex-companheiro em Cordeirópolis (SP). Outra ocorrência lembrada pela parlamentar foi a de Jane Oliveira, 47 anos, morta a facadas pelo ex-marido em Valparaíso (GO).
Dorinha lembrou ainda de Tainara Souza Santos, 31 anos, que foi atropelada e arrastada de carro por um homem, em São Paulo. Ela foi operada, teve as pernas amputadas e está internada em estado grave.
— Eu quero falar de respeito. Não queremos favores. Queremos respeito e que o Brasil enfrente de verdade o feminicídio — pediu.
De acordo com a senadora, 97% dos feminicídios são cometidos por homens que percebem a mulher como sua "propriedade". A cada 10 casos, informou ela, oito são cometidos por companheiros ou ex-companheiros, e muitos deles ocorrem na casa da mulher.
Dorinha disse que, para mudar esse quadro de violência contra as mulheres, é preciso que o Brasil invista em educação, punição e proteção.
— A mulher que se separa, quer ser independente ou sai de casa não comete crime. Mas há quem mate por isso. É preciso denunciar, proteger e ao mesmo tempo punir. Nenhuma morte a mais! — cobrou a senadora.
Senado Federal Congresso busca acordo para levar LDO ao Plenário na quinta
Senado Federal Senadores manifestam apoio a Davi após adiamento de sabatina de Messias
Senado Federal Senado fará sessão para celebrar os 150 anos do município de Jaraguá do Sul
Senado Federal Paim homenageia sociólogo e defende políticas públicas humanitárias
Senado Federal Prorrogação de benefícios tributários a equipamentos inteligentes vai a sanção
Senado Federal Plínio elogia decisão do Congresso que derrubou vetos à Lei Ambiental Mín. 18° Máx. 31°
Mín. ° Máx. °
Mín. 21° Máx. 30°
Chuva
Deputado Federal Rodolfo Nogueira Rodolfo Nogueira convoca Marina Silva para explicar inclusão de tilápia e eucalipto na lista de espécies invasoras
Deputado Gerson Claro Para Gerson , financiamento de R$ 950 milhões garante investimento sem aumento da carga tributária
Deputado Estadual Paulo Correa Em audiência pública, Paulo Corrêa defende uso da tecnologia no tratamento do diabetes em MS
Vereadora Ana Portela Câmara aprova requerimento de Ana Portela para convocar secretária Márcia Hokama