O microagulhamento é um dos procedimentos estéticos mais procurados e estudados da estética, graças à sua eficácia e segurança no rejuvenescimento facial, na capacidade de produzir colágeno e entregar ativos com eficiência. A técnica consiste em criar microperfurações controladas na pele, estimulando a produção de colágeno e elastina, substâncias essenciais para uma aparência jovem e saudável.
Além disso, o procedimento potencializa o chamado Drug Delivery — ou seja, a entrega de medicamentos na pele —, permitindo que ativos penetrem nas camadas mais profundas da pele, otimizando os resultados de tratamentos como:
Nos últimos anos, avanços tecnológicos têm tornado o microagulhamento cada vez mais preciso, confortável e seguro, substituindo dispositivos manuais por equipamentos eletrônicos e inteligentes que garantem controle total de profundidade e liberação de ativos.
Smart Pen 2: um dos lançamentos do mercado estético em 2025 Entre as novidades que estão chegando ao setor, surgiu a Smart Pen 2, da multinacional brasileira Smart GR, que se define como "a evolução no microagulhamento com tecnologia de Drug Delivery automatizado".
O equipamento realiza liberação simultânea e controlada de ativos, com ajuste eletrônico da profundidade das agulhas e até seis velocidades de aplicação.
Compatível com cartuchos Smart AI Chip, com inteligência artificial integrada, a Smart Pen 2 alia precisão tecnológica, recuperação rápida e menor dor, sendo uma das principais novidades de 2025 no segmento de estética avançada.
O avanço da engenharia dermatológica e a demanda cada vez maior que o mercado da estética impõe de desenvolver soluções que elevam a performance dos profissionais e a satisfação dos pacientes, trazem para o mercado dispositivos como a Smart Pen 2, que se propõem a trazer mais segurança e qualidade para o setor.
Funcionamento da Smart Pen 2
A técnica de microagulhamento, uma das mais pesquisadas em todo o mundo e na qual a Smart GR se especializou, funciona através da criação de microperfurações controladas na pele, gerando uma resposta fisiológica.
De acordo com o biomédico Luis Henrique Pires de Andrade (CRBM 68127), o mecanismo da Smart Pen 2, capaz de realizar mais de 900 mil microperfurações por minuto, consiste em:
1. Gerar inflamação inicial controlada. 2. Aumentar a proliferação celular, por meio do aumento da atividade dos fibroblastos, produção de colágeno e elastina. 3. Criar remodelação tecidual, o que ajuda a formar novos tecidos mais firmes, uniformes e saudáveis. 4. Favorecer o drug delivery. Os microcanais formados facilitam a penetração de ativos aplicados simultaneamente ao procedimento, potencializando seus efeitos e resultados.
O futuro da estética é inteligente
Com a integração entre tecnologia e ciência, o microagulhamento continua a se desenvolver e lançamentos de dispositivos inteligentes como a Smart Pen 2 vêm para mostrar que as tendências parecem estar mudando. A "direção para qual o setor parece estar rumando" reforça a busca do mercado estético por equipamentos que unam inovação, controle e resultados visíveis, consolidando o microagulhamento como uma das técnicas mais importantes da dermatologia moderna.
Sobre a Smart GR
Especialista na pesquisa, desenvolvimento e fabricação de equipamentos para dermatologia e cosméticos profissionais, a Smart GR é reconhecida por suas tecnologias de microagulhamento no mercado de estética profissional no Brasil e por seus equipamentos e cosméticos dermatológicos.
Tecnologia UniFECAF realiza encontro nacional de polos
Tecnologia UniFECAF disponibiliza formação para carreira de creator
Tecnologia Knewin anuncia chegada de Dedila Costa como nova CCO
Tecnologia Ex- Localiza Carlos Sarquis assume Grupo Hive como novo CEO
Tecnologia Avant lidera o Prêmio Anamaco 2025 em lâmpadas de LED Mín. 22° Máx. 32°
Mín. 20° Máx. 28°
ChuvaMín. 21° Máx. 31°
Chuvas esparsas
Deputado Federal Rodolfo Nogueira Rodolfo Nogueira convoca Marina Silva para explicar inclusão de tilápia e eucalipto na lista de espécies invasoras
Deputado Gerson Claro Para Gerson , financiamento de R$ 950 milhões garante investimento sem aumento da carga tributária
Deputado Estadual Paulo Correa Em audiência pública, Paulo Corrêa defende uso da tecnologia no tratamento do diabetes em MS
Vereadora Ana Portela Câmara aprova requerimento de Ana Portela para convocar secretária Márcia Hokama