O grupo de trabalho da Câmara dos Deputados sobre comercialização de suplementos alimentares realiza nesta quarta-feira (3) audiência pública para discutir os riscos e benefícios do uso desses produtos e a regulação do setor.
A reunião será realizada às 14h30, em plenário a ser definido.
O debate atende a pedido da deputada Ana Pimentel (PT-MG). Segundo ela, o objetivo é promover um diálogo técnico sobre o crescimento do mercado de suplementos alimentares no país, analisando os impactos do consumo sem orientação e os benefícios observados em usos acompanhados por profissionais de saúde.
A parlamentar aponta que estudo da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM) revela que mais da metade dos lares brasileiros consome algum tipo de suplemento, muitas vezes sem acompanhamento médico ou nutricional adequado.
"A falta de acompanhamento profissional pode causar sobrecarga renal e hepática, desequilíbrios hormonais, interações medicamentosas e distúrbios metabólicos — especialmente entre idosos e pessoas com doenças crônicas", diz.
Ana Pimentel, por outro lado, cita pesquisa da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) segundo a qual há benefícios, como aumento de massa muscular e melhora da vitalidade, quando o uso é orientado e fundamentado cientificamente.
Câmara Comissão da Pessoa Idosa aprova criminalização de estelionato sentimental digital
Câmara Comissão aprova emissão gratuita de segunda via de documento perdido em desastre natural
Câmara Comissão de Saúde aprova regulamentação da carreira de psicopedagogo
Câmara Comissão aprova incentivar projetos da sociedade civil voltados para idosos
Câmara Nova lei diz que poder público deve garantir água potável e saneamento básico nas escolas
Câmara Comissão aprova projeto que cria política de produção audiovisual para escolas públicas Mín. 22° Máx. 32°
Mín. 20° Máx. 28°
ChuvaMín. 21° Máx. 31°
Chuvas esparsas
Deputado Federal Rodolfo Nogueira Rodolfo Nogueira convoca Marina Silva para explicar inclusão de tilápia e eucalipto na lista de espécies invasoras
Deputado Gerson Claro Para Gerson , financiamento de R$ 950 milhões garante investimento sem aumento da carga tributária
Deputado Estadual Paulo Correa Em audiência pública, Paulo Corrêa defende uso da tecnologia no tratamento do diabetes em MS
Vereadora Ana Portela Câmara aprova requerimento de Ana Portela para convocar secretária Márcia Hokama