Quinta, 27 de Novembro de 2025 11:31
(67) 99273-1624
Geral Legislativo - MS

Hashioka entrega Medalha Tom do Pantanal a artistas sul-mato-grossenses

Para celebrar o talento, a dedicação e a capacidade de emocionar dos artistas sul-mato-grossenses e para comemorar o Dia do Músico, celebrado em 22...

27/11/2025 09h41
Por: Redação Fonte: Assembleia Legislativa - MS
Vinte e oito artistas, duplas ou grupos, dos mais diversos gêneros foram agraciados com a honraria
Vinte e oito artistas, duplas ou grupos, dos mais diversos gêneros foram agraciados com a honraria

Para celebrar o talento, a dedicação e a capacidade de emocionar dos artistas sul-mato-grossenses e para comemorar o Dia do Músico, celebrado em 22 de novembro, o deputado estadual Roberto Hashioka (União Brasil) realizou a Sessão Solene de entrega da Medalha Tom do Pantanal – Arara Azul, na noite de quarta-feira, 26, na Assembleia Legislativa.

Vinte e oito artistas, duplas ou grupos, dos mais diversos gêneros foram agraciados com a honraria, que é concedida anualmente e reconhece músicos que se destacaram por sua atuação e por difundir o nome de Mato Grosso do Sul no Brasil e no mundo. “Cada homenageado aqui presente é parte essencial da construção cultural do nosso Estado. São vozes, sons, composições e histórias que ecoam além das fronteiras pantaneiras e levam consigo a identidade de um povo que se orgulha de suas raízes”, destacou o proponente da sessão.

Quem compareceu ao evento pôde assistir a diversas performances musicais, como o grupo de louvor Viva a Vida, a dupla João Paulo & Santhiago e João Batista, os dançarinos de catira Irmãos Diamante, André Luiz e Marcos Vinícius, o violeiro Wellington Índio, o músico Girsel da Viola, o grupo de rap indígena guarani-kaiowá Brô MC’s, a banda de rock Fernando Morreu e a Roda de Viola da Associação Campo-Grandense de Violeiros e Violeiras de MS. “As diversas expressões artísticas desta noite mostraram a relevância cultural da música enquanto instrumento de preservação de tradições, promoção da identidade coletiva e fortalecimento dos laços que nos unem como sociedade”, afirmou Hashioka.

A TV Alems produziu um vídeo institucional em homenagem aos músicos que foi exibido durante a cerimônia. No saguão principal, a Fundação de Cultura estadual mostrou parte de seu acervo musical de discos de vinil de artistas da terra e artesãos expuseram peças ligadas à cultura sul-mato-grossense.

Ao destacar o papel da ex-deputada estadual Dione Hashioka, que instituiu a premiação garantindo o reconhecimento dos artistas do estado, o parlamentar afirmou o compromisso de enaltecer as raízes sul-mato-grossenses. “Essa iniciativa preserva não apenas a história da nossa música, mas também o compromisso de valorizar aquilo que somos. Música é cultura, educação, formação de cidadania e instrumento de transformação”.

Representando os homenageados da noite, o maestro Nillo de Almeida Cunha Araújo afirmou que receber a honraria vai muito além do reconhecimento àqueles que dedicam sua existência à música. “Para nós, sul-mato-grossenses, ela possui um significado ainda mais profundo, guarda a essência deste chão, traduz as paisagens do Pantanal ecoa as tradições indígenas que vibram com o pulsar das cidades e preserva a ternura dos encontros que fazem parte da nossa identidade”.

“Esta condecoração é também um tributo. Parte de uma rede de apoio que nos fortalece e incentiva a continuidade da arte. Estendo minha profunda gratidão às instituições aqui representadas, especialmente a Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, que reafirma, com essa celebração, seu compromisso com a valorização da cultura”, declarou o homenageado, reiterando a disposição dos artistas de seguir contribuindo para que a música continue iluminando a vida de todos.

A sessão solene teve apoio da Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura de Mato Grosso do Sul (Setesc), da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS), da Fundação Estadual Jornalista Luiz Chagas de Rádio e Televisão Educativa de Mato Grosso do Sul (Fertel), da Associação Cultural dos Violeiros e Violeiras do Estado de Mato Grosso do Sul (ACVV-MS) e da União dos Músicos de Mato Grosso do Sul (UMMS).

Compuseram a Mesa o deputado Roberto Hashioka (presidente), a deputada Lia Nogueira (PSDB), o coordenador do Museu da Imagem e do Som, Márcio Veiga da Silva, que representou o diretor-presidente da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, o músico Santhiago, representando a União dos Músicos de MS, o presidente da Associação Cultural de Violeiros e Violeiras de MS, Anderson Alvarenga da Silva, e a superintendente de Cultura do município de Naviraí, Patrícia Inciso. Os deputados Renato Câmara (MDB), Junior Mochi (MDB), Caravina (PSDB) e Lidio Lopes (sem partido) também compareceram à noite de premiação.

A honraria foi entregue a 28 artistas, duplas ou grupos. Os homenageados de Hashioka foram a banda musical escolar Ceam, o trompetista Cristonildo de Souza Flores, a banda Fernando Morreu, o músico Girsel da Viola, o grupo de samba Medida Certa, Petrônio Jorge da Silva, do Grupo Pantaneiro, o maestro Nillo de Almeida Cunha Araújo, o musicista Romário Amorim, o professor de música Sandro Silva Santos, e os cantores Crystian Proença, João Batista dos Santos, João Paulo Pompeu, Leonardo da Silva Martins, Max Henrique Macena Rocha, Welinton Gomes dos Santos (Índio do Violão) e Gean Carlos Euzébio.

Os outros agraciados foram Éder Fabrício Carvalho Ganica, Fernando Santos Duarte, Maria Rita Gonçalves De Oliveira, Émerson Carlos Loubet, Niny Dy Castro, Zé Lucas e Benício, Brô Mc´S, Kleber Furst Da Silva, Aldo Heishin Oshiro, Daniel Magela, Bella Donna Trio e Mário César Ferreira Pereira.

A Medalha Tom do Pantanal – Arara Azul

Proposta pela ex-deputada Dione Hashioka, a Resolução 12/2010, de 27 de abril de 2010, instituiu a Medalha Tom do Pantanal – Arara Azul, que é outorgada anualmente ao músico, dupla ou grupo musical regional dos mais diversos gêneros e que se destacaram por seu talento e atuação em difundir o nome do Estado de Mato Grosso do Sul para conhecimento nacional ou internacional.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.