A Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (SAS) está concorrendo ao Prêmio Mariluce Bittar com o trabalho “Transformando saberes e práticas: a experiência pioneira da implantação da primeira escola municipal do Suas no Brasil – Campo Grande/MS”. O projeto destaca a criação e a consolidação da Escola Municipal do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), uma das primeiras instituições municipais do gênero no país.
Os vencedores serão anunciados nesta quarta-feira (26), a partir das 8h30, durante cerimônia de premiação no auditório da OAB, localizado na Avenida Mato Grosso.
O Prêmio Mariluce Bittar é promovido pela Escola do Suas do Estado e tem como objetivo reconhecer e valorizar boas práticas de gestão e inovação na Assistência Social desenvolvidas pelos municípios de Mato Grosso do Sul.
Por meio dos trabalhos inscritos, é possível identificar e divulgar experiências que contribuam para o fortalecimento e aprimoramento do Sistema Único de Assistência Social, premiando iniciativas com resultados positivos e impacto social comprovado.
Cada município pode apresentar experiências nas categorias Serviços Socioassistenciais, Benefícios e Programas Socioassistenciais ou Gestão do Suas, desde que as iniciativas apresentem resultados concretos e contribuam para o fortalecimento da política de Assistência Social no território.

Estrutura e Objetivo
A Escola Municipal do Suas é uma unidade descentralizada da SAS, subordinada à Superintendência de Gestão do Suas. Sua função é garantir a oferta contínua de formação e capacitação para gestores, conselheiros de direitos, técnicos da rede socioassistencial e demais profissionais municipais do SUAS em Campo Grande.
O processo de estruturação da escola teve início em 2017 e foi formalizado em 2021, por meio do Decreto Municipal nº 14.811. Seu objetivo principal é promover a profissionalização e a qualificação dos trabalhadores, assegurando a prestação de serviços socioassistenciais com qualidade.
Desde sua criação, o planejamento e a execução de ações educativas para os trabalhadores da SAS têm sido constantes. Nos últimos dez anos, já foram capacitados 8.996 servidores em mais de 250 ações formativas.
Consolidação e Planos Futuros
Em 2023, a Escola inaugurou uma nova sede. Neste ano, novas mudanças estruturais posicionaram o equipamento na região central da cidade, com sala de aula para 40 cursistas e parcerias firmadas com instituições de ensino superior e unidades socioassistenciais.
De acordo com a gerente da escola, Ana Maria Espíndola, a atuação do equipamento também inclui a execução de projetos próprios, como o “Projeto Educação Sem Limites” e o “Observatório de Práticas Institucionais na Assistência Social”, com o objetivo de ampliar o alcance e qualificar ainda mais as ações educativas, conforme diretrizes da Política Nacional de Educação Permanente.
#ParaTodosVerem As imagens mostram servidores da SAS na Escola do Suas.
Campo Grande - MS Natal dos Sonhos: Mais 80 famílias são selecionadas para apartamentos no Nova Bahia
Campo Grande - MS Natal dos Sonhos: Prefeitura realiza seleção de 82 famílias para apartamentos
Campo Grande - MS Procon Municipal de Campo Grande consolida balanço de 2025 com foco em fiscalização e educação preventiva
Campo Grande - MS Saúde emite alerta e reforça monitoramento após identificação de nova variação da Influenza
Campo Grande - MS Campo Grande entra no circuito de shows internacionais e confirma Guns N’ Roses
Campo Grande - MS Natal dos Sonhos transforma a praça em um grande palco e reúne mais de 12 mil pessoas Mín. 23° Máx. 31°
Mín. 23° Máx. 30°
Chuvas esparsasMín. 21° Máx. 30°
Chuvas esparsas
Deputado Federal Rodolfo Nogueira Gianni Nogueira celebra a entrega do Hospital Regional de Dourados, uma conquista para mais de 34 municípios
Vereador Herculano Borges Herculano Borges entrega Moções de Congratulação a coordenadores pedagógicos em duas escolas da Rede Municipal
Deputado Gerson Claro Para Gerson , financiamento de R$ 950 milhões garante investimento sem aumento da carga tributária
Deputado Estadual Paulo Correa Em audiência pública, Paulo Corrêa defende uso da tecnologia no tratamento do diabetes em MS