
Programa que será implantado nas escolas da Rede Municipal de Ensino vai ensinar educação financeira. Foto: Divulgação
A Prefeitura de Dourados, por meio da Secretaria Municipal de Educação, aderiu na última semana ao Programa Na Ponta do Lápis, uma iniciativa do Ministério da Educação (MEC) que pretende promover a educação financeira, fiscal, previdenciária e securitária na educação básica. O programa, lançado oficialmente em julho de 2025, contemplará estudantes do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Ensino (Reme) e a adesão da Secretaria Municipal de Educação atende determinação do prefeito Marçal Filho de melhoria contínua no ensino oferecido pela Prefeitura de Dourados.
Coordenado pela Secretaria de Educação Básica do MEC, o Programa visa fortalecer a implementação dos temas contemporâneos transversais da BNCC relacionados à macroárea “Economia”, ampliando o letramento financeiro e contribuindo para a formação cidadã dos estudantes. “Esse programa será importante na formação das futuras gerações, sobretudo porque a educação financeira é indispensável para garantir um futuro equilibrado e estável”, enfatiza Nilson Francisco da Silva, secretário municipal de Educação.
Entre os parceiros envolvidos, além da Prefeitura de Dourados, estão o Ministério da Previdência Social, Banco Central do Brasil, Secretaria do Tesouro Nacional, Caixa Econômica Federal, Superintendência de Seguros Privados, Receita Federal, CVM, Undime e Consed. A adesão foi realizada por meio do Sistema Integrado de Monitoramento, Execução e Controle (Simec).
Além de orientar sobre o uso consciente do dinheiro e práticas financeiras responsáveis, o programa incentiva o entendimento crítico sobre temas como previdência, impostos, seguros e mecanismos que impactam diretamente o planejamento de vida dos jovens. “A adesão ao Programa Na Ponta do Lápis reforça o compromisso da Secretaria de Educação e do prefeito Marçal Filho em preparar nossos estudantes para a vida real”, ressalta Nilson Francisco.
O secretário de Educação destaca a importância do programa. “É fundamental que nossos jovens compreendam desde cedo conceitos de economia, orçamento, previdência e responsabilidade fiscal”, explica. “A educação financeira é uma ferramenta de cidadania, que amplia oportunidades e contribui para que cada estudante possa construir um projeto de vida mais sólido, consciente e sustentável”, argumenta. “Dourados está alinhada com as melhores práticas do país e seguirá investindo em iniciativas que fortaleçam a formação integral dos alunos”, conclui Nilson Francisco.
Com essa iniciativa, Dourados passa a integrar um movimento nacional que reforça a autonomia dos estudantes e contribui para a construção de um futuro financeiramente mais equilibrado, consciente e responsável. A inclusão da educação financeira no cotidiano escolar, fortalece a formação dos alunos, ampliando sua capacidade de planejamento, tomada de decisão e compreensão crítica sobre temas que impactam diretamente sua vida presente e seus projetos de futuro.
Geral Quina de São João sorteia prêmio de R$ 260 milhões neste domingo
Legislativo - MS 4º Arraiá da ALEMS beneficia mais de 30 entidades e reúne família sul-mato-grossense
Geral Mega-Sena sorteia prêmio de R$ 7 milhões neste sábado
Mato Grosso do Sul Com apoio parlamentar, Governo de Mato Grosso do Sul destina R$ 7,4 milhões à agricultura familiar
Mato Grosso do Sul Guichê 60+ aproxima pessoas idosas do mundo digital e garante acesso aos serviços do Detran-MS
Mato Grosso do Sul Com investimentos do Governo de MS, Taquarussu recebe pavimentação, drenagem e iluminação em rodovia Mín. 19° Máx. 29°
Mín. 21° Máx. 30°
Parcialmente nubladoMín. 21° Máx. 31°
Tempo nublado
Vereador Herculano Borges Atleta sul-mato-grossense que atua na Europa visita Herculano Borges e agradece apoio recebido após lesão
Alípio Neto Convites esgotados reforçam sucesso da 11ª Feijoada Tamojunto em Campo Grande
Vereador Papy Papy promove almoço especial de Dia das Mães com sorteios e atrações musicais em Campo Grande
Deputado Federal Rodolfo Nogueira ”Não vão me calar”, diz Rodolfo Nogueira após fala de Zeca do PT