Honraria reconhece personalidades que contribuíram de forma excepcional para a educação brasileira
O fortalecimento da educação pública sul-mato-grossense passa impreterivelmente pelas ações do Governo de Mato Grosso do Sul, que fomenta a aprendizagem com programas como o MS Alfabetiza e o MS Matemática, com a valorização dos professores (oferecendo, por exemplo, o maior salário do país) e com investimentos nas infovias digitais para aumentar a conectividade, em laboratórios de ciências, em robótica, em lousas digitais, entre outros itens. Fora isso, há reformas e modernizações que já chegam a 80% da rede estadual, somando R$ 1 bilhão.
Todo esse esforço e compromisso com a educação se reflete em resultados reconhecidos nacionalmente nesta tarde sexta-feira (14), quando o secretário de Estado de Educação, Hélio Daher, recebeu em Brasília (DF) a Comenda da Ordem Nacional do Mérito Educativo, a maior honraria concedida pelo Estado Brasileiro na área da Educação. A cerimônia contou com a presença do presidente Lula, que é o Grão-Mestre da Ordem e realiza as entregas pessoalmente.
"Esta comenda simboliza o compromisso que Mato Grosso do Sul assumiu com a aprendizagem, a equidade e a melhoria contínua da Educação Pública. É um reconhecimento que compartilho com cada professor, gestor e servidor da nossa rede, que trabalha todos os dias para transformar realidades", destacou Daher.
Atualmente, 62% da REE (Rede Estadual de Ensino) já conta com ensino em tempo integral. A rede ainda ocupa o 2º lugar no ranking nacional de crescimento da alfabetização e possui 45% de seus estudantes do Ensino Médio também matriculados no ensino profissional. Ao todo, 298 escolas estaduais são videomonitoradas em todo o Estado, contando ainda com o botão para emergências. Outro número expressivo é o da alimentação servida aos alunos, que soma 50 milhões de refeições por ano.
O investimento do Governo sul-mato-grossense se reflete também no desempenho escolar na rede estadual, onde há queda da evasão e da reprovação, com aumento da aprovação geral. Entre 2023 e 2024, a provação subiu de 90,22% para 92,75%, enquanto o índice de retenção/reprovação caiu de 8,46% para 6,57%. Já o abandono/evasão teve redução de 0,22% para 0,11%.
A Comenda

Criada em 1955 e regulamentada em 2003, a Ordem Nacional do Mérito Educativo é destinada a reconhecer personalidades nacionais e estrangeiras que tenham prestado serviços excepcionais à Educação, ela é concedida em cinco graus diferentes: Grã-Cruz, Grande Oficial, Comendador, Oficial e Cavaleiro.
Além de Hélio Daher, importantes nomes do cenário nacional, como Carmem Lúcia, Alexandre de Moraes, Marcelo Rubens Paiva e Simone Tebet, também foram homenageados nesta ocasião. A comenda reconhece o impacto das contribuições dos agraciados para a melhoria e desenvolvimento do ensino brasileiro, incentivando a continuidade desses esforços em prol de uma educação de qualidade e equidade.
A indicação dos homenageados é feita pelo Ministro da Educação e oficializada por decreto do Presidente da República, após análise do conselho da Ordem.
A cerimônia faz parte das celebrações dos 95 anos do Ministério da Educação, que contemplam outras atividades, como a Corrida e Caminhada MEC 95 Anos e exposições sobre a história da pasta, reforçando o compromisso e a valorização da educação no país.
Jackeline Oliveira, Comunicação SED
Edição: Nyelder Rodrigues
Foto de capa: Cid Nogueira/SED
Interna: Ascom/SED
Educação Governo vai criar 8,6 mil cargos de professores e técnicos em educação
Educação Enem 2025: Inep adota modelo testlets na elaboração das provas
Mato Grosso do Sul Coalizão pela Pré-Escola inicia ações em Mato Grosso do Sul para fortalecer a Educação Infantil
Educação Inep libera gabarito do primeiro dia do Enem 2025
Educação UFSCar encerra amanhã inscrições para pessoas trans e travestis
Educação Gabarito do Enem 2025 sai nesta quinta-feira Mín. 16° Máx. 22°
Mín. 19° Máx. 23°
Chuvas esparsasMín. 19° Máx. 33°
Chuvas esparsas
Vereador Herculano Borges Vereador Herculano Borges propõe e Câmara aprova programa pioneiro de voluntariado para busca e salvamento
Deputado Gerson Claro Para Gerson , financiamento de R$ 950 milhões garante investimento sem aumento da carga tributária
Deputado Federal Rodolfo Nogueira Rodolfo Nogueira apresenta PDL para barrar decreto de Lula que coloca MST como defensores do campo
Deputado Estadual Paulo Correa Em audiência pública, Paulo Corrêa defende uso da tecnologia no tratamento do diabetes em MS