O volume de 111,2 milímetros de chuva em 24 horas, registrado entre quarta e quinta-feira (12 e 13), ultrapassou a média histórica prevista para todo o mês de novembro em Campo Grande. O acumulado provocou alagamentos e danos em diferentes regiões da cidade e mobilizou equipes da Defesa Civil, SISEP e Guarda Civil Metropolitana em ações contínuas de limpeza de vias, retirada de galhos, desobstrução de bocas de lobo e manutenção emergencial.
Os dados de precipitação, atualizados pelo CEMTEC às 15h30 desta quinta-feira (13), confirmam que o volume registrado é superior à média esperada para todo o mês. A chuva intensa contribuiu para o surgimento de pontos de alagamento e danos estruturais em vias importantes, exigindo resposta imediata do poder público.
A prefeita Adriane Lopes esteve no ponto mais crítico no início da noite desta quinta-feira (13): o cruzamento da Avenida Rachid Neder com a Ernesto Geisel, onde houve desplacamento do pavimento. A via opera com interdição parcial e, caso volte a chover nos mesmos níveis registrados, poderá ser totalmente interditada para garantir a segurança dos condutores.

A Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos (SISEP) inicia nesta sexta-feira (14) a remoção do material danificado e a limpeza da base. O secretário Marcelo Miglioli explicou que a recomposição do asfalto só poderá ocorrer após a completa secagem do solo. Havendo condições adequadas, a nova capa asfáltica será aplicada na segunda-feira (17).
“Diante da questão de segurança, realizamos a intervenção imediata. Amanhã faremos a remoção da camada asfáltica danificada e a limpeza do local. Vamos aguardar a secagem da base, que é a estrutura do pavimento. Estando em condições adequadas, a nova capa asfáltica será aplicada, restabelecendo a normalidade. Nossa expectativa é que, se o tempo colaborar, a capa asfáltica seja aplicada na segunda-feira. Qualquer aplicação prematura prejudicaria o resultado”, pontua.
O secretário também destacou que o município havia submetido ao PAC um projeto de cerca de R$ 80 milhões para implantação de bacias de contenção e uma barragem na região atingida, mas a proposta não foi contemplada pelo governo federal. Segundo ele, Campo Grande continuará buscando financiamento para obras estruturantes de drenagem.

Outras ocorrências foram registradas no Noroeste, Chácara dos Poderes e região do Lago do Amor, sem danos graves.
O município segue com equipes integradas nas ruas, monitorando pontos críticos, realizando manutenção emergencial das vias e restabelecendo condições de mobilidade e segurança após o temporal. A Prefeitura reforça que o esforço é contínuo e que todas as equipes estão mobilizadas para reduzir danos, atender demandas da população e manter a cidade funcionando mesmo diante de um volume de chuva considerado fora da normalidade para o período.
Orientações à população
Com previsão de novas chuvas, a Defesa Civil reforça que os moradores devem:
#ParaTodosVerem: Imagens da via que foi atingida pelas fortes chuvas e a visita da prefeita Adriane Lopes ao local.
Campo Grande - MS Agetran divulga plano funcional do transporte para o feriado de 15 de novembro
Campo Grande - MS Final da 4ª Copa Campo Grande de Futebol Amador é transferida para 06 de dezembro
Campo Grande - MS Prefeitura publica calendário escolar da Reme para 2026
Campo Grande - MS Funsat oferece mais de 800 vagas sem precisar ter experiência nesta sexta
Campo Grande - MS Prefeitura lança matrículas da Reme 2026 e anuncia mais de 5 mil vagas na Educação Infantil
Campo Grande - MS Prefeitura divulga editais de residências em saúde mental Mín. 16° Máx. 22°
Mín. 19° Máx. 23°
Chuvas esparsasMín. 19° Máx. 33°
Chuvas esparsas
Vereador Herculano Borges Vereador Herculano Borges propõe e Câmara aprova programa pioneiro de voluntariado para busca e salvamento
Deputado Gerson Claro Para Gerson , financiamento de R$ 950 milhões garante investimento sem aumento da carga tributária
Deputado Federal Rodolfo Nogueira Rodolfo Nogueira apresenta PDL para barrar decreto de Lula que coloca MST como defensores do campo
Deputado Estadual Paulo Correa Em audiência pública, Paulo Corrêa defende uso da tecnologia no tratamento do diabetes em MS