A primeira diretoria do Comitê Gestor do Fundo Municipal de Políticas Penais (FMPP) tomou posse nesta quinta-feira (13), em uma solenidade conduzida pela procuradora-geral do Município, Cecília Saad Rizkallah, e que contou com a presença da secretária-adjunta de Assistência Social e Cidadania, Inês Mongenot.
Responsável pela Superintendência de Políticas de Direitos Humanos, que integra a SAS, Priscilla Justi foi eleita presidente do grupo e formalizou o início das atividades logo após a cerimônia de posse, quando o Comitê se reuniu para deliberar sobre a elaboração do regimento interno e escolher o vice-presidente do Comitê, que será responsável por definir as prioridades e a aplicação de recursos voltados para a ressocialização.
“Com o Comitê Gestor, Campo Grande dá um passo essencial para fortalecer políticas penais mais humanas e baseadas na reinserção. É um trabalho coletivo, que une poder público e sociedade civil para garantir caminhos de reconstrução de vidas e de prevenção à reincidência”, ressaltou Priscilla.

Para a secretária-adjunta Inês Mongenot, o Conselho é um espaço importante para a efetivação de ações. “Sem a participação do Conselho, as atividades ficam sem direcionamento, por isso é fundamental o trabalho desse grupo. Estamos à disposição para auxiliar nessa caminhada e estamos muito empolgados para contribuir com o tema”, disse.
“Nos colocamos também à disposição para contribuir no que for preciso durante a caminhada do grupo, que tem uma missão muito importante”, pontuou a procuradora-geral do Município.

O grupo conta com 13 conselheiros, entre titulares e suplentes, e tem caráter deliberativo e plural, reunindo representantes da Prefeitura, secretarias municipais, entidades da organização civil, Judiciário e universidades.
Entre as principais competências do Comitê Gestor estão a definição de políticas prioritárias e a aprovação de editais de chamamento público. O grupo também será responsável por estabelecer critérios de análise de projetos e mecanismos de controle, acompanhar a aplicação dos recursos e elaborar relatórios de gestão anuais, que devem incluir dados sobre o sistema prisional local, além de aprovar o regimento interno do Fundo.
O Fundo Municipal de Políticas Penais foi criado pela Lei n. 7.320, de 14 de outubro de 2024, alinhado às orientações da Secretaria Nacional de Políticas Penais (Senappen). Seu principal objetivo é financiar políticas de alternativas penais, a reintegração social de pessoas presas, internadas e egressas, e o controle e participação social no sistema de justiça criminal.

A lei municipal define cinco eixos principais para a aplicação dos recursos, focando em ações humanizadoras e de reintegração: Alternativas Penais (que inclui audiência de custódia e acompanhamento social), Reinserção Social de Presos (com foco em educação e trabalho), Desinstitucionalização de Internados (através de equipe multidisciplinar), Atenção a Egressos (via Escritório Social e acolhimento) e Controle e Participação Social (apoiando Conselhos da Comunidade e prevenção à tortura).
O Fundo terá caráter misto de financiamento, sendo composto por dotações orçamentárias municipais, repasses do Fundo Penitenciário Nacional (Funpen), convênios com outras esferas de governo e organismos internacionais, doações privadas e rendimentos de aplicações financeiras. Além disso, deve ser voltado para medidas não prisionais, de reinserção comunitária e prevenção à tortura, sendo seu uso proibido para o custeio de prisões ou armamentos.
Membros empossados do Comitê Gestor:
Representantes do Poder Público Municipal e Entidades
Representantes do Sistema de Justiça e Sociedade Civil
#ParaTodosVerem As fotos são da posse e dos conselheiros.
Campo Grande - MS Agetran divulga interdições programadas para sexta-feira e final de semana em Campo Grande
Campo Grande - MS Campo Grande ganha o Viaduto Jardim Veraneio, novo marco da mobilidade e do desenvolvimento urbano
Campo Grande - MS Sejuv abre inscrições para cursos de Oratória e Aperfeiçoamento em Cílios Fio a Fio
Campo Grande - MS Prefeitura atua de forma integrada para atender a população após temporal
Caarapó - MS Léo Mecânico agradece à prefeita Lurdes pela substituição de brinquedos na Praça do Vival dos Ipês
Campo Grande - MS Prefeitura mobiliza equipes para limpar e desobstruir vias após chuva forte Mín. 20° Máx. 28°
Mín. 19° Máx. 21°
ChuvaMín. 18° Máx. 26°
Chuva
Deputado Gerson Claro Para Gerson , financiamento de R$ 950 milhões garante investimento sem aumento da carga tributária
Vereador Herculano Borges Herculano Borges defende esporte com critérios de equidade e proteção às mulheres
Deputado Federal Rodolfo Nogueira Rodolfo Nogueira apresenta PDL para barrar decreto de Lula que coloca MST como defensores do campo
Deputado Estadual Paulo Correa Em audiência pública, Paulo Corrêa defende uso da tecnologia no tratamento do diabetes em MS