Com o tema "Conexões que fortalecem negócios", o RD Summit 2025 encerrou sua 11ª edição, registrando 20 mil participantes por dia e mais de 200 mil leads gerados pelas marcas patrocinadoras. Realizado pela RD Station, unidade de negócios da TOTVS, o RD Summit marcou a virada do marketing e vendas orientados por IA no Brasil — com aplicações reais, produtos, e conversas de fronteira sobre impacto, cultura e tecnologia.
No primeiro dia, futurismo e o fim do Playbook pronto foram os temas de destaque. Neil Redding defendeu que a IA deixou de ser ferramenta e passou a operar como infraestrutura, exigindo desapego, delegação e treinamento como "um novo integrante do time". Walter Longo reforçou a urgência: a IA não é uma onda incremental, é um "tsunami". E o VP da RD Station, Gustavo Avelar, ao lado de Rafael Mayrink (Neil Patel Brasil), mostrou que crescer hoje exige estratégia viva: "É fundamental que todos entendam o novo momento que estamos vivendo, revisem suas premissas, rituais e processos e adaptem suas operações com maior frequência. A RD, como unidade de negócios da TOTVS, reforça seu papel como trusted advisor dos clientes, ajudando na seleção das melhores estratégias para os negócios crescerem, além de seguir a missão de educação de mercado que existe desde o início da RD Station. O melhor playbook é aquele que escrevemos juntos".
Andrew McLuhan relembrou, no segundo dia, a tese do avô Marshall: não existe tecnologia neutra. Cada meio reorganiza a percepção antes de reorganizar o conteúdo. No mesmo dia, a influencer Mari Maria e Rudy Loures discutiram como autenticidade e consistência viraram vetores de valor na economia da atenção.
O CEO da TOTVS, Dennis Herszkowicz, e o diretor-geral da Amazon no Brasil, Cléber Morais, discutiram como o país pode converter tecnologia, dados e infraestrutura digital em crescimento competitivo. A conversa destacou que a inovação precisa ser traduzida para o contexto brasileiro e não simplesmente importada. Herszkowicz reforçou que liderança e competitividade no país passam por pessoas, pela capacidade de formar, desenvolver e mobilizar talentos. "No mundo da tecnologia, gente é matéria-prima".
Já em outro painel, Vivian Broge, VP de Pessoas da TOTVS, mostrou que branding é movimento contínuo e que "colocar o ser humano no centro é o que faz uma marca se tornar relevante".
Bruno Ghisi, cofundador e diretor de engenharia e produto da RD Station, apresentou a nova geração do Prisma e evoluções de IA da empresa, incluindo a Rê da RD, um copiloto de IA presente em todos os produtos, que auxilia os usuários em toda operação, análise de dados e levantamento de oportunidades para impulsionar o crescimento do negócio; MCP (Model Context Protocol), uma nova tecnologia que permite conectar ferramentas de IA (como copilotos e assistentes virtuais) aos dados de produto; e a Radar GEO, uma ferramenta gratuita que analisa o conteúdo do seu site e indica o quão preparado ele está para ser mencionado corretamente pelas LLMs e o RD Tracker, funcionalidade que recomenda produtos com base em comportamento de navegação do usuário.
Cultura e marcas vivas
Nelson Motta e Christian Roças mostraram que a força de uma marca não nasce de performance isolada, mas do quanto ela entra no repertório cultural. E Gabriela Prioli encerrou a edição com um recado direto: comunicação não é apêndice, mas o elo que transforma o que se faz em percepção, e percepção em resultado.
Tecnologia Evento discutirá o cenário imperativo para CSCs inteligentes
Tecnologia Incorporadora aposta em tecnologia e credibilidade para ativos imobiliários
Tecnologia BPA 2025 reconhece portais de destaque no jornalismo digital
Tecnologia Grupo de performance digital chega com valuation de R$ 70 mi Mín. 20° Máx. 28°
Mín. 19° Máx. 21°
ChuvaMín. 18° Máx. 26°
Chuva
Deputado Gerson Claro Para Gerson , financiamento de R$ 950 milhões garante investimento sem aumento da carga tributária
Vereador Herculano Borges Herculano Borges defende esporte com critérios de equidade e proteção às mulheres
Deputado Federal Rodolfo Nogueira Rodolfo Nogueira apresenta PDL para barrar decreto de Lula que coloca MST como defensores do campo
Deputado Estadual Paulo Correa Em audiência pública, Paulo Corrêa defende uso da tecnologia no tratamento do diabetes em MS