Histórias de superação, novas oportunidades e transformação de vida marcaram a tarde desta quinta-feira (6), no CRAS Moreninhas. Ali, 75 mulheres receberam o certificado de conclusão do curso de Assistente Administrativa, por meio do programa Mulheres Mil, executado pela Funsat (Fundação Social do Trabalho), em parceria com o Governo Federal e a Prefeitura de Campo Grande.
A entrega dos certificados representa mais do que o fim de uma capacitação de 160 horas: simboliza o início de novos caminhos profissionais. Empreendedoras, chefes de família e mulheres em busca de recolocação no mercado agora seguem mais seguras e preparadas para trilhar carreiras sólidas ou abrir o próprio negócio.
Com esta turma, já são 790 mulheres formadas somente na qualificação de Assistente Administrativa, o que faz desta, a décima primeira edição do programa desde sua implementação pela Escola Funsat. Durante todo o curso, as alunas recebem uma bolsa de R$ 10 por dia de aula presencial, contribuindo para garantir a permanência e frequência.

Para Thamires Lara de Albuquerque, de 24 anos, o programa foi a virada de chave que ela precisava. Mãe da pequena Hanna, de apenas dois meses, Thamires saiu do curso já empreendendo: abriu sua própria hamburgueria, a Lanchão.
“A mudança foi enorme. Com o que aprendi no Mulheres Mil e com o auxílio financeiro diário, consegui começar a empreender. Hoje tenho minha hamburgueria. É um programa que transforma!”, comemora.
Com trajetória semelhante, Dalva Vieira, de 32 anos, já havia iniciado um pequeno negócio antes do curso, mas foi no Mulheres Mil que encontrou ferramentas para profissionalizar sua gestão.
“Abriu minha cabeça para muitas coisas. Melhorou meu negócio e impactou até minha vida pessoal e familiar”, contou a formanda, mãe do Levi, presença constante nas aulas.
Outra recém-certificada, Vanessa Isidoro Reis, de 28 anos, atravessava a cidade para participar das aulas, saindo do bairro Paulo Coelho Machado até as Moreninhas. Na cerimônia, fez questão de usar a camisa do time do coração — símbolo da vitória pessoal.
“Não é só um curso. Você aprende além do conteúdo. É leve, dinâmico e transformador. Hoje posso indicar sem pensar duas vezes.”
Já Reinalda Pereira dos Santos, de 38 anos, moradora da Cidade Morena, saiu do programa decidida:
“Agora quero trabalhar na área que leva o nome do curso. Foi uma formação completa. É hora de colocar em prática.”
O Mulheres Mil foi estruturado para desenvolver habilidades técnicas e emocionais. Além dos conteúdos de Assistente Administrativa, as alunas recebem aulas de:
O curso começa com a Oficina do Mapa da Vida, em que cada participante registra sonhos, metas e termina com o plano de ação para realizá-los.
Desde que começou, o programa já gerou:
2024
2025
6. CRAS Moreninhas – 50 alunas (abril)
7. ACIESP (Aero Rancho) – 100 alunas (maio)
8. CRAS Vila Popular – 75 alunas (junho)
9. CRAS Jardim Canguru – 75 alunas (julho)
10. CRAS Estrela Dalva – 75 alunas (setembro)
11. CRAS Moreninhas – 75 alunas (novembro)
A Escola Funsat está localizada na Rua 14 de Julho, 992 – 1º andar – Vila Glória.
Informações e inscrições:


Redes sociais:
Instagram: @funsat.cg
Facebook: Funsatcampograndems
Campo Grande - MS Prefeitura de Campo Grande convoca candidatos aprovados para a função de merendeiro
Campo Grande - MS Prefeitura de Campo Grande convoca candidatos aprovados em Processo Seletivo Simplificado
Campo Grande - MS Natal dos Sonhos encanta público na Feira Central com parada natalina
Campo Grande - MS Sejuv encerra com mais de 2 mil jovens certificados; meta é dobrar atendimentos em 2026
Campo Grande - MS Agetran informa sobre operação especial do transporte coletivo durante festividades
Campo Grande - MS Campo Grande ganha destaque internacional como capital mais arborizada do Brasil Mín. 23° Máx. 31°
Mín. 23° Máx. 30°
Chuvas esparsasMín. 21° Máx. 30°
Chuvas esparsas
Deputado Federal Rodolfo Nogueira Gianni Nogueira celebra a entrega do Hospital Regional de Dourados, uma conquista para mais de 34 municípios
Vereador Herculano Borges Herculano Borges entrega Moções de Congratulação a coordenadores pedagógicos em duas escolas da Rede Municipal
Deputado Gerson Claro Para Gerson , financiamento de R$ 950 milhões garante investimento sem aumento da carga tributária
Deputado Estadual Paulo Correa Em audiência pública, Paulo Corrêa defende uso da tecnologia no tratamento do diabetes em MS