A integração entre Brasil e Paraguai tem se fortalecido por meio de iniciativas voltadas ao desenvolvimento econômico, à inovação e à sustentabilidade no agronegócio. Em um dos principais encontros regionais do setor, autoridades, empresários e representantes de instituições públicas e privadas dos dois países se reuniram para ampliar parcerias e discutir oportunidades de negócios na fronteira.
Assim, Campo Grande esteve presente durante a Ponta Agrotec 2025, realizada em Ponta Porã, que reuniu autoridades brasileiras e paraguaias, produtores, investidores, universidades, startups e o público em geral, promovendo conexões que impulsionam o agronegócio e reforçam a cooperação regional. Com o tema “Regenerar, Conectar e Evoluir”, o evento destacou a importância da sustentabilidade, da tecnologia e da integração produtiva entre os dois países.
De acordo com a diretora-executiva da feira, Adriana Mezher, a Ponta Agrotec, foi idealizada como uma parceria público-privada para transformar o município em referência em agronegócio e inovação. A programação incluiu exposição de tecnologias, painéis temáticos, maratonas de inovação e experiências práticas voltadas ao desenvolvimento do setor.

Paraguay-Brasil Summit 2025
A aproximação entre Brasil e Paraguai também foi pauta durante o Paraguay-Brasil Summit 2025, realizado durante a programação do evento. Promovido pelo Ministério de Indústria e Comércio (MIC) e pela REDIEX (Rede de Investimentos e Exportações), o encontro abordou temas como competitividade internacional, redução de custos logísticos e abertura de novos mercados.
O ministro paraguaio Javier Giménez (MIC) destacou que o agronegócio é um setor em franca expansão e um ambiente estratégico para fortalecer o networking empresarial e institucional, atraindo novos investimentos e ampliando oportunidades na região. A Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Gestão Urbana e Desenvolvimento Econômico, Turístico e Sustentável (Semades) representou Campo Grande nas agendas técnicas e institucionais do evento participando de reuniões com representantes do MIC e da REDIEX para discutir pautas conjuntas e novas ações voltadas à cooperação econômica e ao fortalecimento logístico no contexto do Corredor Bioceânico.
O secretário da Semades, Ademar Silva Júnior, ressaltou que a participação de Campo Grande reforça o papel do município como elo logístico e produtivo fundamental no corredor que conectará o Brasil ao Oceano Pacífico “As sinergias com o Paraguai se concentram especialmente na agroindústria, com destaque para as cadeias de grãos e carne bovina. Campo Grande tem um papel estratégico na logística da Rota Bioceânica, consolidando-se como centro de distribuição de cargas e impulsionando o desenvolvimento regional”.
A presença de Campo Grande em eventos internacionais reafirma o compromisso do município em promover integração internacional, inovação no agronegócio e desenvolvimento sustentável, fortalecendo a posição da capital sul-mato-grossense como protagonista no cenário econômico da região Centro-Oeste.
#ParaTodosVerem as imagens mostram parte do evento no Paraguai
Campo Grande - MS Prefeitura integra forças de segurança para reforçar ações no Centro e Anhanduizinho
Campo Grande - MS Novas empreendedoras e profissionais capacitadas surgem nas Moreninhas com o Mulheres Mil
Campo Grande - MS Após temporal, ajuda chega para famílias das comunidades Esperança e Cidade dos Anjos
Campo Grande - MS Centro em Ação: primeiro encontro de empresários ocorre nesta sexta-feira (07)
Campo Grande - MS Agetran informa interdições para o fim de semana
Campo Grande - MS Cidade da Juventude transforma Campo Grande com cultura e oportunidades Mín. 21° Máx. 34°
Mín. 23° Máx. 35°
Parcialmente nubladoMín. 20° Máx. 29°
Chuva
Deputado Gerson Claro ALEMS deve votar em regime de urgência projeto que autoriza crédito de até R$ 950 mi para obras em MS
Vereadora Ana Portela Câmara aprova requerimento de Ana Portela para convocar secretária Márcia Hokama
Alípio Neto Trump em Carta Oferece “Qualquer Apoio Necessário” ao Rio Contra o Narcotráfico Enquanto Lula Vê Traficantes Como “Vítimas” e Abandona Cláudio Castro na Luta pela Ordem
Deputado Federal Rodolfo Nogueira Rodolfo Nogueira aprova convocação do ministro da Justiça na Comissão de Segurança da Câmara