“Eu achei o Refis ótimo, veio em boa hora. Consegui negociar o IPTU que estava atrasado e ainda tive um bom desconto. Fui bem atendida e saí aliviada, porque agora posso começar o ano sem dívidas com a Prefeitura. É uma oportunidade que compensa mesmo. ”

Essas são as palavras da dona de casa Cleide de Mello, moradora do bairro Mata do Jacinto, que foi uma das primeiras contribuintes a procurar atendimento no primeiro dia do Programa de Regularização Fiscal – Refis 2025, iniciado nesta quarta-feira (5), em Campo Grande. Assim como ela, muitos campo-grandenses aproveitaram a oportunidade para colocar as contas municipais em dia e recomeçar o ano sem pendências.

O Refis segue até 12 de dezembro, com descontos de até 80% em juros e multas, além de opções ampliadas de parcelamento. Mais do que um alívio financeiro, o programa representa um incentivo à adimplência e ao equilíbrio econômico das famílias e empresas. Pela primeira vez, os contribuintes contam com atendimento digital ampliado, é possível fazer todo o processo sem sair de casa, pelo portal refis.campogrande.ms.gov.br, disponível 24 horas por dia. Também há suporte via WhatsApp (67) 4042-1320, de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h.
Para o aposentado Manoel Leguizamon, que já participou de edições anteriores do programa, o Refis é uma oportunidade importante para quem quer manter as contas em dia. “Já participei outras vezes e sempre compensa. O desconto ajuda muito, principalmente para quem tem outras despesas em casa. Acho que esse programa é bom para gente conseguir se organizar e ficar tranquilo com a Prefeitura”, destacou.
O Refis 2025 contempla dívidas tributárias e não tributárias constituídas até 10 de novembro deste ano, estejam ou não inscritas em dívida ativa, ajuizadas ou não. Entre as principais condições estão:
Pagamento à vista: desconto de 80% sobre juros e multas;
Parcelamento: até 60 vezes para débitos de natureza econômica e 18 parcelas para débitos imobiliários, com redução de até 60% nos acréscimos;
Parcelamentos em andamento: possibilidade de descontos adicionais ao regularizar parcelas vencidas;
Multas administrativas: abatimento de 80% no pagamento à vista.

Neste ano, o programa traz uma novidade: a Transação Fiscal, prevista na Lei Complementar nº 550/2025, que permite negociações personalizadas para contribuintes com débitos acima de R$ 150 mil, podendo parcelar em até 120 vezes, mediante análise da Câmara de Conciliação Fiscal (CCF).
Para Carlos Magno, contribuinte com deficiência auditiva, o destaque deste Refis é a inclusão. Ele foi atendido com o apoio de uma intérprete de Libras e elogiou o cuidado da Prefeitura com a acessibilidade com a disponibilidade de uma intérprete de Libras. “Eu sei que a lei da acessibilidade já existe, mas nem todo lugar público tem comunicação em Libras. Aqui tem e isso facilita muito. Vim resolver o Refis da minha mãe, que é deficiente visual, e espero conseguir o desconto. É a primeira vez que faço, e achei o atendimento muito bom”, contou.

De acordo com a Secretaria Municipal de Fazenda (Sefaz), o Refis 2025 faz parte das ações de modernização da administração tributária, apostando na inovação digital, acessibilidade e atendimento humanizado. A expectativa é de que a medida contribua para reforçar o caixa municipal, garantindo recursos para saúde, educação, obras e infraestrutura urbana.
Campo Grande - MS Prefeitura empossa o primeiro comitê gestor do Fundo Municipal de Políticas Penais
Campo Grande - MS Prefeitura atua de forma integrada para atender a população após temporal
Caarapó - MS Léo Mecânico agradece à prefeita Lurdes pela substituição de brinquedos na Praça do Vival dos Ipês
Campo Grande - MS Prefeitura mobiliza equipes para limpar e desobstruir vias após chuva forte
Caarapó - MS Flávio Augusto solicita operação tapa-buracos e modernização da iluminação no Bairro Ecopark
Campo Grande - MS Quinta-feira terá 179 empresas com contratações pela Funsat Mín. 20° Máx. 28°
Mín. 19° Máx. 21°
ChuvaMín. 18° Máx. 26°
Chuva
Deputado Gerson Claro Para Gerson , financiamento de R$ 950 milhões garante investimento sem aumento da carga tributária
Vereador Herculano Borges Herculano Borges defende esporte com critérios de equidade e proteção às mulheres
Deputado Federal Rodolfo Nogueira Rodolfo Nogueira apresenta PDL para barrar decreto de Lula que coloca MST como defensores do campo
Deputado Estadual Paulo Correa Em audiência pública, Paulo Corrêa defende uso da tecnologia no tratamento do diabetes em MS