Um projeto que transforma a paisagem sonora viva do Pantanal em jazz contemporâneo, une arte, fauna e consciência ambiental. Esse é o intuito do ‘Pantanal Jam - Sons do Pantanal de Mato Grosso do Sul’.
O Pantanal, a maior planície alagável tropical do mundo e Patrimônio Natural da Humanidade pela UNESCO, inspirou o Pantanal Jam — um projeto nascido do simples ato de escutar. Imersos em seu ecossistema vibrante, os músicos transformaram cantos de aves, vocalização de animais e o fluxo das águas em motivos para nove composições.
Interpretado pelo premiado grupo instrumental brasileiro Urbem (Gabriel Basso, Ana Ferreira, Bianca Bacha e Sandro Moreno) ao lado do aclamado trombonista nova-iorquino Ryan Keberle, Pantanal Jam foi gravado no coração do Pantanal sul-mato-grossense após um ano de pesquisa de campo e captação de sons. A participação de Keberle foi notável — um músico singular, cujo vasto histórico ao lado de grandes nomes do jazz contemporâneo trouxe profundidade, sofisticação e uma ressonância global ao projeto.
O espírito do jazz, baseado no diálogo e na improvisação, ganhou um novo sentido no Pantanal Jam à medida que os músicos interagiram não apenas entre si, mas também com a própria natureza. Inspirado em pesquisadores da Universidade de Harvard e da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, que vinham registrando os sons do Pantanal para projetos de música acadêmica contemporânea, o Urbem reinterpretou essa ideia sob a ótica do jazz, fazendo dos sons reais da região os verdadeiros motivos de suas composições e arranjos. E a Fundação de Turismo de MS deu visibilidade a esta inspiração, transformando o projeto numa poderosa campanha de divulgação deste importante território brasileiro.
Conectando arte, cultura e sustentabilidade, o Pantanal Jam chega à Visit Brasil Gallery, em Nova York, e convida o público a vivenciar o pulsar vivo das águas da maior área alagável do planeta.
A mensagem da campanha ‘Sons do Pantanal’ é clara: escute a vibrante e pulsante natureza, deixe que esse som te mova aos belos destinos de Mato Grosso do Sul e à conservação do Pantanal.
Comunicação Fundtur MS
Foto: divulgação
Turismo Bahia recebe cinco certificações do programa Bandeira Azul
Turismo Regras para viagens ao exterior exigem atenção de turistas
Mato Grosso do Sul Pantanal de MS é destaque em evento promovido pela Embratur no coração de Nova York
Mato Grosso do Sul Mato Grosso do Sul marca presença no Remote Immersion 2025 e reforça protagonismo em turismo sustentável
Mato Grosso do Sul De passarinhada a mergulho de sereia e herói das águas: Bioparque divulga programação de sábado
Mato Grosso do Sul Destinos turísticos de MS ganham destaque no workshop ‘Belo Horizonte Tá On 2025’ Mín. 23° Máx. 33°
Mín. 22° Máx. 35°
Chuvas esparsasMín. 21° Máx. 34°
Chuvas esparsas
Alípio Neto Cláudio Castro Encara o Gigante “Recebo Moraes na Casa da Polícia, Não no Palácio!”
Deputado Federal Rodolfo Nogueira Rodolfo Nogueira quer convocar Lewandowski por falas contraditórias sobre operação no RJ
Deputado Estadual Paulo Correa Em Ponta Porã, Paulo Corrêa destaca importância de ações conjuntas para o fortalecimento da fronteira
Deputado Gerson Claro Gerson Claro reforça compromisso da ALEMS com o diálogo e o fortalecimento da educação pública em MS