Evento apoiado pela Secretaria de Estado de Saúde reúne profissionais e estudantes para discutir Segurança Alimentar e Nutricional, Sindemia Global e práticas profissionais da Nutrição
Entre os dias 29 e 31 de outubro, a UCDB (Universidade Católica Dom Bosco), em Campo Grande, sediou o II CONUT – Congresso de Nutrição de Mato Grosso do Sul, evento científico que se consolida como um dos principais espaços regionais de formação, troca de experiências e debates sobre as tendências mundiais da alimentação e nutrição.
Organizado pela ASMAN (Associação Sul-Mato-Grossense de Nutrição), filiada à ASBRAN (Associação Brasileira de Nutrição), o congresso teve como tema central “Nutrição em transformação: das mudanças globais às práticas profissionais” e contou com o apoio da SES (Secretaria de Estado de Saúde).
O evento abordou os impactos das mudanças globais nos sistemas alimentares, a Sindemia Global, além de políticas públicas, Segurança Alimentar e Nutricional e as diversas áreas de atuação do nutricionista, da nutrição clínica à alimentação coletiva. Também estiveram em pauta temas emergentes, como o uso da inteligência artificial na nutrição, lipedema e novas terapêuticas farmacológicas para o tratamento da obesidade.
De acordo com o gerente de Alimentação e Nutrição da SES, Anderson Holsbach, a parceria entre o Governo do Estado e a ASMAN reflete o compromisso com a qualificação da força de trabalho do SUS. “Uma das diretrizes da Política Nacional de Alimentação e Nutrição é justamente a educação permanente dos profissionais. Essa parceria vem ao encontro desse propósito, oferecendo atualização e suporte técnico aos nutricionistas e às equipes multiprofissionais dos municípios”, destacou Anderson.
A SES também viabilizou cortesias para representantes de municípios, da CIAN (Comissão Intersetorial de Alimentação e Nutrição) do Conselho Estadual de Saúde, da CAISAN (Câmara Intersetorial de Segurança Alimentar e Nutricional) e de instituições de ensino superior, reforçando o compromisso com a formação continuada e o fortalecimento da rede pública de saúde.
O CONUT-MS 2025 reuniu especialistas, pesquisadores e profissionais de diferentes áreas da nutrição em uma ampla programação de minicursos, palestras e mesas-redondas. Entre os principais temas discutidos estiveram a atuação do nutricionista frente às mudanças climáticas, a nutrição estética baseada em evidências, o cuidado com pacientes com obesidade e os avanços na alimentação coletiva sustentável.
Os debates contemplaram ainda o uso do Guia Alimentar para a População Brasileira na Atenção Primária, a elaboração de rotulagem nutricional, a nutrição não prescritiva, além de reflexões sobre o cuidado clínico hospitalar, a nutrição esportiva e o papel do nutricionista na promoção de hábitos alimentares saudáveis.
A programação destacou a importância da ciência e da inovação para o fortalecimento das políticas públicas de alimentação e nutrição, com apresentações sobre sustentabilidade, equidade, inclusão e novas tecnologias, como o uso de algoritmos, inteligência artificial e dispositivos wearable tech no acompanhamento nutricional.
Durante o congresso, a SES apresentou importantes lançamentos técnicos voltados ao fortalecimento das políticas públicas de alimentação e nutrição no Estado:
“Essas ações representam o compromisso da SES com a atualização técnica, o fortalecimento das equipes municipais e o direito humano à alimentação adequada”, reforçou Holsbach.








André Lima, Comunicação SES
Fotos: André Lima
Mato Grosso do Sul Sistema de Gestão da Qualidade na Vigilância Sanitária fortalece ações e padroniza processos nas saúde de MS
Mato Grosso do Sul SES reforça cultura de segurança do paciente e adota novas estratégias para reduzir riscos em partos e internações hospitalares
Saúde Consulta sobre vacinação contra pneumococo vai até 11 de novembro
Saúde Anvisa proíbe duas substâncias utilizadas em unhas em gel
Saúde Anvisa proíbe duas substâncias utilizadas em produtos para unhas
Saúde Governo lança fórum para fortalecer políticas de saúde da mulher Mín. 22° Máx. 34°
Mín. 22° Máx. 34°
Chuvas esparsasMín. 21° Máx. 35°
Chuva
Deputado Federal Rodolfo Nogueira Rodolfo Nogueira quer convocar Lewandowski por falas contraditórias sobre operação no RJ
Deputado Estadual Paulo Correa Em Ponta Porã, Paulo Corrêa destaca importância de ações conjuntas para o fortalecimento da fronteira
Deputado Gerson Claro Gerson Claro reforça compromisso da ALEMS com o diálogo e o fortalecimento da educação pública em MS
Vereadora Ana Portela Ana Portela denuncia risco de nova paralisação e exige ação contra o Consórcio Guaicurus