Após visita ao Conselho Tutelar de Dourados e diálogo com conselheiras sobre os desafios no acompanhamento de crianças e adolescentes fora da escola, o vereador Franklin Schmalz (PT) apresentou requerimento à Semed (Secretaria Municipal de Educação) solicitando informações detalhadas sobre a evasão escolar na rede municipal de ensino.
O documento, protocolado durante Sessão Ordinária da última segunda-feira (20) , busca compreender a dimensão do problema e cobrar do poder público ações efetivas para garantir o direito à permanência e à aprendizagem de todos os estudantes.
No requerimento, Franklin solicita dados sobre os índices de evasão registrados entre 2023 e 2025, discriminados por unidade escolar, etapa de ensino e faixa etária. Também pede informações sobre as principais causas da evasão, os programas e projetos de enfrentamento em andamento, as ações intersetoriais com áreas como assistência social e saúde, e as estratégias de busca ativa de alunos que abandonaram os estudos.
“O Conselho Tutelar tem recebido uma quantidade alarmante de encaminhamento das escolas sobre evasão escolar e nós sabemos que esse problema pode ter diversas causas, cabe ao poder público articular a rede de políticas públicas para identificar essas causas e atuar para que nenhuma criança fique sem estudar”, destacou Franklin.
O vereador também ressaltou que a evasão escolar não é apenas um problema educacional, mas social e estrutural, exigindo articulação entre diferentes políticas públicas. Segundo ele, sem dados claros e acompanhamento constante, a rede municipal não consegue agir preventivamente, o que aprofunda desigualdades e compromete o futuro das crianças douradenses.
“Mais uma vez se faz necessário defendermos que as escolas contem com equipes multidisciplinares que tenham psicólogos e assistentes sociais para orientar, atender e fazer a busca ativa dos casos de evasão”, completou Franklin.
O parlamentar defende que os dados levantados sirvam de base para novas políticas públicas e ações conjuntas entre educação, saúde e assistência social, especialmente nos territórios com maior vulnerabilidade.
Legislativo - MS Representando o MS, gestora da ALEMS ingressa em associação mundial de escritores
Mato Grosso do Sul Governo entrega nova sede da Procuradoria-Geral do Estado em Campo Grande
Mato Grosso do Sul SES reforça compromisso com sustentabilidade e participa da 16ª edição do Drive-Thru da Reciclagem
Polícia Civil - MS Polícia Civil inaugura a 53ª Sala Lilás do MS, em Japorã
Legislativo - MS Assembleia Legislativa oficializa decreto que inicia processo de tombamento das línguas indígenas
Legislativo - MS Sessão solene no dia 28 homenageia cerimonialistas Mín. 22° Máx. 37°
Mín. 24° Máx. 38°
Parcialmente nubladoMín. 22° Máx. 33°
Chuvas esparsas
Deputado Gerson Claro Gerson Claro reforça compromisso da ALEMS com o diálogo e o fortalecimento da educação pública em MS
Deputado Federal Rodolfo Nogueira Lula quer acabar com a importância das APAEs, Rodolfo Nogueira apresentou PDL para barrar petista
Vereadora Ana Portela Ana Portela denuncia risco de nova paralisação e exige ação contra o Consórcio Guaicurus
Vereador Herculano Borges Audiência pública sobre ciclismo urbano destaca escuta, diálogo e soluções em defesa da mobilidade e da segurança dos ciclistas