Sexta, 24 de Outubro de 2025 23:39
(67) 99273-1624
Geral Câmara de Dourados

Franklin cobra ações sobre evasão escolar na rede municipal de Dourados

Vereador do PT solicita informações sobre as principais causas, programas e projetos de enfrentamento em andamento

24/10/2025 10h54
Por: Redação Fonte: Câmara de Dourados - MS
Vereador Franklin Schmalz (PT) em sessão da Câmara de Dourados da última segunda-feira (Foto: F. Grott/CMD)
Vereador Franklin Schmalz (PT) em sessão da Câmara de Dourados da última segunda-feira (Foto: F. Grott/CMD)

Após visita ao Conselho Tutelar de Dourados e diálogo com conselheiras sobre os desafios no acompanhamento de crianças e adolescentes fora da escola, o vereador Franklin Schmalz (PT) apresentou requerimento à Semed (Secretaria Municipal de Educação) solicitando informações detalhadas sobre a evasão escolar na rede municipal de ensino.

O documento, protocolado durante Sessão Ordinária da última segunda-feira (20) , busca compreender a dimensão do problema e cobrar do poder público ações efetivas para garantir o direito à permanência e à aprendizagem de todos os estudantes.

No requerimento, Franklin solicita dados sobre os índices de evasão registrados entre 2023 e 2025, discriminados por unidade escolar, etapa de ensino e faixa etária. Também pede informações sobre as principais causas da evasão, os programas e projetos de enfrentamento em andamento, as ações intersetoriais com áreas como assistência social e saúde, e as estratégias de busca ativa de alunos que abandonaram os estudos.

“O Conselho Tutelar tem recebido uma quantidade alarmante de encaminhamento das escolas sobre evasão escolar e nós sabemos que esse problema pode ter diversas causas, cabe ao poder público articular a rede de políticas públicas para identificar essas causas e atuar para que nenhuma criança fique sem estudar”, destacou Franklin.

O vereador também ressaltou que a evasão escolar não é apenas um problema educacional, mas social e estrutural, exigindo articulação entre diferentes políticas públicas. Segundo ele, sem dados claros e acompanhamento constante, a rede municipal não consegue agir preventivamente, o que aprofunda desigualdades e compromete o futuro das crianças douradenses.

“Mais uma vez se faz necessário defendermos que as escolas contem com equipes multidisciplinares que tenham psicólogos e assistentes sociais para orientar, atender e fazer a busca ativa dos casos de evasão”, completou Franklin.

O parlamentar defende que os dados levantados sirvam de base para novas políticas públicas e ações conjuntas entre educação, saúde e assistência social, especialmente nos territórios com maior vulnerabilidade.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Campo Grande, MS
Atualizado às 22h01
26°
Tempo limpo

Mín. 22° Máx. 37°

26° Sensação
3.6 km/h Vento
47% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (25/10)

Mín. 24° Máx. 38°

Parcialmente nublado
Amanhã (26/10)

Mín. 22° Máx. 33°

Chuvas esparsas