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Com obras a todo vapor, Rota Bioceânica começa a mudar de cor

O terceiro trecho da rota Bioceânica, anteriormente conhecido como Picada 500, está passando por uma notável transformação na área de Mariscal Estigarribia, departamento de Boquerón.

16/01/2025 13h35
Por: Redação
Com obras a todo vapor, Rota Bioceânica começa a mudar de cor

No primeiro lote, a recente aplicação de primário asfáltico nas camadas de solo de cimento na construção da estrada principal, dá uma ideia de como será a futura estrada.

Este progresso gera entusiasmo tanto entre os residentes e visitantes locais, como entre aqueles que estão intimamente envolvidos no desenvolvimento e evolução da obra.

O trecho 3 da Bioceânica, que se estende por aproximadamente 224 quilômetros da rota PY15 de Mariscal Estigarribia a Pozo Hondo, está dividido em quatro lotes.

O lote 1, com 53,8 quilômetros, está a cargo do Consórcio Pacific, formado pelas empresas Enrique Díaz Benza Cano (EDB) e Vial Agro SRL.

O lote 2, com extensão de 59 quilômetros, é executado pelo Consórcio Chaqueño del. Norte, que inclui a LT SA, a Constructora Heisecke SA e a Benito Roggio e Hijos SA, por sua vez, o Lote 3, que abrange 55 quilômetros, está sendo construído pela CDD Construcciones SA.

Por fim, o Lote 4, de 52 quilômetros, é de responsabilidade do Consórcio TCR, que inclui Ingeniería de Topografía y Caminos SA, Constructora Isacio Vallejos SA e Rovella Carranza SA Sucursal del Paraguai.

 

Dos 224 quilômetros em construção, 220 quilômetros serão destinados à pavimentação do corredor principal, enquanto o restante será utilizado para melhorias viárias complementares, como acessos, travessias urbanas e coletoras.

A execução deste projeto, financiado pelo Banco de Desenvolvimento (Fonplata), reafirma o compromisso do governo paraguaio com o desenvolvimento de infraestrutura rodoviária estratégica. A conclusão do trecho 3 está previsto para agosto de 2026.

Ressalta-se que esta rota, que faz parte do Corredor Rodoviário Bioceânico, se posiciona como um motor fundamental para o desenvolvimento do Paraguai, unindo os oceanos Atlântico e Pacífico através do Chaco.

A sua construção melhorará a conectividade, o que aumentará a competitividade e a eficiência nas exportações e importações. Além disso, o projeto fortalecerá a integração regional, promovendo novas oportunidades de comércio, investimento e cooperação na América do Sul.

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