O município de Rio Verde, região turística Rota Cerrado Pantanal em Mato Grosso do Sul, foi palco de um encontro que marcou um importante passo rumo à inclusão no setor. A cidade recebeu representantes do poder público, empresários, lideranças comunitárias e profissionais do turismo para discutir os rumos do Programa de Turismo Acessível e Inclusivo, iniciativa da Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul (Fundtur-MS), em parceria com instituições públicas e privadas.
Com o tema “Turismo para todas as pessoas – Eliminando as barreiras atitudinais e construindo uma nova realidade para o Turismo de Mato Grosso do Sul”, o evento propôs uma reflexão profunda sobre a urgência de tornar os destinos turísticos mais acessíveis, destacando a necessidade de eliminar obstáculos não apenas arquitetônicos, mas também atitudinais e comunicacionais.
Durante o encontro, a coordenadora do programa e gestora na Fundtur MS, Telma Nantes de Matos, falou sobre a importância de se pensar o turismo como um direito.
“Falar em turismo acessível é falar de dignidade, autonomia e pertencimento. Não é mais possível ignorar as diretrizes existentes e as necessidades. O futuro se constrói com direitos garantidos, com atitudes, com políticas públicas para a construção de cidades e destinos acessíveis para todas as pessoas. O turismo do futuro é para todas as pessoas e o futuro começa aqui em MS”, reforça.
A iniciativa está alinhada com a Lei Brasileira de Inclusão, a Convenção da ONU sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência e as diretrizes da Organização Mundial do Turismo, posicionando Mato Grosso do Sul como protagonista na construção de um turismo mais inclusivo e cidadão.
Com um público potencial de mais de 45 milhões de brasileiros com deficiência e cerca de 30 milhões de pessoas idosas, o evento destacou a força desse segmento no mercado de viagens e os desafios ainda enfrentados. Presente na agenda, o gerente de Estruturação e Inovação da Oferta Turística da Fundtur MS, Edson Moroni, destacou os avanços e a visão de futuro da proposta:
“Estamos construindo um novo modelo de turismo, com base em inovação, acessibilidade e sustentabilidade. Não se trata apenas de uma adequação técnica, mas de uma transformação social, econômica e cultural."
Para o presidente da Fundtur MS, Bruno Wendling, o projeto representa uma mudança definitiva de paradigma no setor. “A acessibilidade não é um favor, é um direito. E estamos assumindo esse compromisso como política pública de Estado. Queremos fazer de Mato Grosso do Sul uma referência nacional e internacional em turismo inclusivo, com impactos sociais, culturais e econômicos positivos para todos os municípios”, declarou.
Durante o evento, os participantes reafirmaram os três pilares que norteiam o programa estadual:
Uma roda de conversa promoveu escuta qualificada e compromisso coletivo com a transformação dos destinos turísticos sul-mato-grossenses. A ação integra uma agenda contínua, que será levada a outras regiões do estado, com foco na construção de destinos turísticos inteligentes, sustentáveis e acessíveis.
“A acessibilidade que falta é a cidadania que se nega. Estamos aqui para garantir que ela seja realidade. Mato Grosso do Sul está fazendo história”, finaliza Telma Nantes.
Débora Bordin, comunicação Fundtur MS
Foto: Gerência de Estruturação e Inovação da Oferta Turística
Turismo ETIAS será exigido de brasileiros na Europa a partir de 2026
Turismo Austrália anuncia medidas para reduzir imigração
Turismo Viagem para assistir à Copa 2026 requer atenção com vistos
Turismo EUA: especialista em vistos explica causas de recusa
Turismo Cresce a procura por seguro com cancelamento garantido
Turismo Crescimento do turismo impulsiona demanda por seguro viagem Mín. 22° Máx. 32°
Mín. 21° Máx. 27°
ChuvaMín. 20° Máx. 23°
Chuva
Deputado Federal Rodolfo Nogueira Rodolfo Nogueira barra normativa de Lula que impede PMs de prenderem invasores
Deputado Gerson Claro Para Gerson , financiamento de R$ 950 milhões garante investimento sem aumento da carga tributária
Deputado Estadual Paulo Correa Em audiência pública, Paulo Corrêa defende uso da tecnologia no tratamento do diabetes em MS
Vereadora Ana Portela Câmara aprova requerimento de Ana Portela para convocar secretária Márcia Hokama