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DNIT lança licitação para projeto de duplicação da BR-060 entre Campo Grande e Sidrolândia

O presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS), deputado Gerson Claro (PP), promoveu uma audiência pública na Câmara Municipal de Sidrolândia para discutir a situação da rodovia.

02/06/2025 09h28
Por: Redação
DNIT lança licitação para projeto de duplicação da BR-060 entre Campo Grande e Sidrolândia

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) lançou processo de licitação, na modalidade de concorrência pública, para contratação dos projetos básico e executivo de engenharia visando à duplicação de 56,6 quilômetros da BR-060, no trecho entre Campo Grande e Sidrolândia. A abertura das propostas está marcada para o dia 23 de julho, com valor de referência fixado em R$ 6.060.121,98.

A mobilização em torno da duplicação é antiga. Em setembro de 2019, o presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS), deputado Gerson Claro (PP), promoveu uma audiência pública na Câmara Municipal de Sidrolândia para discutir a situação da rodovia. Em fevereiro de 2024, apresentou uma indicação ao DNIT, subscrita por outros quatro deputados, solicitando a realização do estudo de viabilidade técnica da duplicação.

Para o presidente da ALEMS, o lançamento da licitação representa um marco importante para a concretização da duplicação, cuja necessidade tem sido pauta constante de sua atuação parlamentar.

“A contratação do projeto executivo é uma conquista significativa. Esse trecho é o ponto de partida da Rota Bioceânica e precisa estar à altura do papel estratégico que desempenha. Estamos confiantes de que a duplicação sairá do papel e se tornará realidade graças à união das forças políticas do Estado, da bancada federal e do governador Eduardo Riedel, junto ao Governo Federal. É um projeto estruturante que vai transformar a logística e impulsionar o desenvolvimento da região”, destacou Gerson Claro.

A obra é considerada estratégica por sua ligação direta com a Rota Bioceânica, corredor rodoviário internacional que conectará Mato Grosso do Sul ao Chile, facilitando o escoamento da produção brasileira até os portos do Oceano Pacífico com destino ao mercado asiático.

O aumento do tráfego no trecho, impulsionado especialmente pela operação do Complexo Industrial da Inpasa — que movimenta cerca de 800 caminhões por dia — acentuou os gargalos logísticos e os riscos de acidentes, especialmente nos acessos ao distrito do Capão Seco (MS-258) e ao frigorífico JBS.

A autorização para a licitação do projeto executivo foi oficializada no final de 2024, por meio da Portaria nº 5.671, assinada pelo diretor-geral do DNIT, Fabrício de Oliveira Galvão, que delegou ao superintendente regional do órgão em Mato Grosso do Sul, Euro Nunes, a condução do processo.

O projeto

De acordo com o edital da Concorrência nº 90126/2025, além da duplicação da BR-060, o projeto executivo incluirá: Duplicação desde a rotatória da BR-262, na saída para Campo Grande; implantação de viaduto em frente à unidade da JBS; construção de ciclovia ao longo do trecho; implantação de cerca de 5 km de retornos operacionais; projetos de trevos e interseções de acesso à estação do gasoduto, à estrada estadual da Serra da Urca (Bolicho Seco) e à MS-258 (Capão Seco); duplicação com pistas separadas por canteiro central, até a área urbana da rodovia, na Avenida Dorvalino dos Santos.

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Deputado Gerson Claro
Sobre Deputado Gerson Claro
Gerson Claro nasceu em Itaporã, interior de Mato Grosso do Sul. Começou sua carreira como educador, lecionando para crianças do primeiro ao quinto ano no município de Sidrolândia. Formou-se em História e deu aulas em escolas públicas e particulares de Sidrolândia e Campo Grande. Passou mais de uma década em sala de aula, onde conheceu de perto e, na prática, a realidade da educação no país. Ingressou na Faculdade de Direito, graduando-se em 2002. Logo em seguida, aprimorou seus conhecimentos com pós-graduação em Gestão Pública e Direito Administrativo. Já historiador e advogado, iniciou a carreira jurídica com grande destaque, tornando-se sócio de um dos maiores escritórios de advocacia do Estado. Gerson foi diretor da Assomasul (Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul), onde prestou assistência às 79 prefeituras do Estado e ganhou experiência sobre os desafios da gestão pública. Foi nomeado diretor-presidente do Detran-MS em 2015. Sua gestão ficou marcada pela modernização e simplificação de processos, como a criação da CNH Ágil, o que permite ao condutor renovar sua habilitação pela internet. Casado com Kátia, com quem tem dois filhos, Pedro e João Paulo, Gerson Claro foi eleito deputado estadual em 2018, pelo Progressistas. Já em seu primeiro mandato, desenvolveu funções importantes no Legislativo: foi líder do Governo e presidente do colegiado mais importante da Casa, a CCJR (Comissão de Constituição, Justiça e Redação). Reeleito para seu segundo mandato, Gerson foi escolhido presidente da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa.
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