Foi publicada na edição desta quinta-feira do Diário Oficial da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) portaria conjunta dos Poderes que institui o Protocolo #TodosPorElas na Educação como Política Pública de Estado voltada à Educação em Direitos Humanos, com perspectiva étnico-racial e de gênero. A iniciativa é resultado da atuação integrada dos Três Poderes, do Tribunal de Contas e do Ministério Público, e representa um desdobramento direto da Campanha #TodosPorElas pelo Fim do Feminicídio, reforçando a prevenção como estratégia central de enfrentamento às violências.
De acordo com a Portaria, o Protocolo #TodosPorElas na Educação, assinado em dezembro do ano passado, visa à implementação de uma política contínua de educação em direitos humanos; à promoção de formação continuada para educadores; ao desenvolvimento de materiais didáticos inclusivos; ao estímulo à participação ativa da comunidade escolar; entre outros objetivos.
Para assegurar a efetividade da política, a Portaria institui um Comitê Gestor Interinstitucional, de caráter permanente, responsável pela elaboração de um Plano de Ação, bem como pelo acompanhamento, avaliação e consolidação do Protocolo em todo o Estado. A proposta reforça a educação como eixo estratégico de prevenção primária das violências, ao promover valores de equidade, respeito às diferenças e garantia de direitos desde o ambiente escolar.
Com a publicação da Portaria, o Estado de Mato Grosso do Sul consolida o Protocolo #TodosPorElas na Educação como política pública permanente, reafirmando o papel da escola e da educação em direitos humanos como instrumentos fundamentais na prevenção da violência, no enfrentamento do feminicídio e na construção de uma sociedade mais justa, igualitária e segura.
A Portaria Conjunta é assinada pelo deputado Gerson Claro, presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS); Dorival Renato Pavan, presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (TJMS); Hélio Queiroz Daher, secretário de Estado de Educação; Flávio Kayatt, presidente do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso do Sul (TCE-MS); Romão Avila Milhan Junior, procurador-geral de Justiça; além das desembargadoras Jaceguara Dantas da Silva, coordenadora da Mulher do TJMS, e Elizabete Anache, coordenadora da Infância e Juventude do Tribunal.
Femicídio
Mato Grosso do Sul já contabiliza quatro casos de feminicídio neste ano: uma mulher de 44 anos, morta a tiros pelo marido em Bela Vista; idosa de 62 anos, assassinada a facadas em Corumbá; uma mulher de 50 anos esfaqueada em Coxim; e uma jovem de 18 anos, morta por estrangulamento pelo namorado em Três Lagoas. Em 2025, 39 mulheres foram vítimas de feminicídio no estado.
Mato Grosso do Sul Em Foz do Iguaçu, Sejusp participa de encontro interestadual e fortalece ações integradas de segurança
Legislativo - MS Com olhar de mãe atípica, Lia Nogueira participa de formação sobre Educação Especial
Dourados - MS Pesquisa do Procon aponta redução nos preços médios dos combustíveis em Dourados
Legislativo - MS Mara Caseiro consolida trabalho parlamentar com conquistas para todo o Mato Grosso do Sul
Legislativo - MS Emenda de Hashioka garante investimentos em projeto esportivo da comunidade japonesa
Dourados - MS Prefeitura realiza 2ª Feira da Economia Solidária na Praça Cinquentenário em julho Mín. 10° Máx. 17°
Mín. 12° Máx. 24°
Chuvas esparsasMín. 17° Máx. 28°
Chuvas esparsas
Vereador Herculano Borges Atleta sul-mato-grossense que atua na Europa visita Herculano Borges e agradece apoio recebido após lesão
Alípio Neto Convites esgotados reforçam sucesso da 11ª Feijoada Tamojunto em Campo Grande
Vereador Papy Papy promove almoço especial de Dia das Mães com sorteios e atrações musicais em Campo Grande
Deputado Federal Rodolfo Nogueira ”Não vão me calar”, diz Rodolfo Nogueira após fala de Zeca do PT