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Economia Crise nos Correios

Correios atrasa salários de funcionários após crise durante governo Lula

O cenário é desolador e exige ações urgentes para reverter o quadro, restabelecendo a confiança dos trabalhadores e da sociedade na estatal.

05/02/2025 17h10
Por: Redação
Correios atrasa salários de funcionários após crise durante governo Lula

O agravamento da crise nos Correios resultou em um atraso significativo no pagamento dos salários de parte dos funcionários da empresa, referente ao mês de janeiro.

Desde 1969, um acordo trabalhista garante que os salários da estatal sejam pagos no último dia útil de cada mês. No entanto, com o cenário atual, os trabalhadores enfrentam dificuldades financeiras devido à falha no cumprimento dessa promessa.

Prejuízo histórico e abertura de CPI nos Correios

A crise nos Correios se acentuou em 2024 sob a administração do advogado Fabiano Silva dos Santos, que registrou o maior prejuízo da história da empresa: R$ 3,2 bilhões. Esse rombo financeiro, somado a decisões polêmicas de abrir mão de processos bilionários, levou à solicitação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) na Câmara dos Deputados, com o intuito de investigar a má gestão e suas consequências para a estatal.

Em um cenário de incertezas, muitos funcionários, especialmente os de São Paulo, ainda não receberam seus salários. O Sintect-SP (Sindicato dos Trabalhadores da Empresa Brasileira de Correios Telégrafos e Similares de São Paulo) protocolou um ofício cobrando uma posição da direção da empresa, que ainda não deu respostas claras à situação. Segundo Elias Diviza, presidente do sindicato, os pagamentos começaram a ser realizados apenas na terça-feira (4 de fevereiro), mas a falta de organização ainda prejudica muitos trabalhadores.

Mudança na gestão de recursos humanos e caos organizacional

Outro fator que contribuiu para o agravamento da crise foi a decisão da atual gestão dos Correios de centralizar todos os serviços de Recursos Humanos (RH) em Minas Gerais. De acordo com o sindicato, essa medida desorganizou completamente o sistema, deixando os processos confusos e gerando ainda mais transtornos.

Anteriormente, os Correios possuíam três sedes de RH: São Paulo e Rio de Janeiro, com grandes contingentes de funcionários, mantinham suas próprias unidades, enquanto Minas Gerais cuidava dos demais estados. A centralização das funções em Minas Gerais, porém, resultou em um caos administrativo.

A estatal conta atualmente com 85.000 empregados diretos, e a falta de coordenação entre as unidades de RH tem afetado diretamente a vida de milhares de trabalhadores. A crise nos Correios é um reflexo de uma gestão mal conduzida, que, além de prejudicar os funcionários, coloca em risco a qualidade dos serviços prestados à população.

O cenário é desolador e exige ações urgentes para reverter o quadro, restabelecendo a confiança dos trabalhadores e da sociedade na estatal. A possibilidade de uma CPI ganha força, com o objetivo de entender melhor as razões por trás desse colapso financeiro e administrativo nos Correios, e garantir uma solução para as dificuldades enfrentadas pelos funcionários e usuários dos serviços.

 

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