Corumbá passa por uma transformação significativa nos últimos anos com investimentos expressivos em infraestrutura urbana, habitação e saúde, por meio de recursos do Governo do Estado. Para vistoriar a realização de algumas obras com foco em infraestrutura urbana e habitação, o governador Eduardo Riedel, acompanhado do prefeito Dr Gabriel e demais autoridades, esteve no município na segunda-feira (16).
Durante a visita, foram realizadas ações de supervisão técnica das obras de pavimentação asfáltica, drenagem de águas pluviais e restauração nos bairros Nova Corumbá, Guatós e Pantanal, sob responsabilidade da Seilog (Secretaria de Infraestutura e Logística), com investimento de R$ 22,4 milhões, no âmbito do programa MS Ativo Municipalismo, com 85% de execução. A ação reforça o compromisso do Governo de Mato Grosso do Sul com a melhoria da infraestrutura urbana e da mobilidade da população.
O governador destacou o avanço das obras de infraestrutura e habitação em Corumbá, ressaltando a parceria com a prefeitura, o foco no municipalismo ativo e a importância do equilíbrio fiscal para garantir investimentos e atender às demandas da população.
Também foi vistoriado o local destinado à construção de 184 unidades habitacionais do Residencial dos Ipês I e II, sob responsabilidade da Agehab, com investimento de R$ 32,6 milhões, ampliando o acesso à moradia digna para famílias corumbaenses.
“Estamos vendo a estruturação de todo o bairro do Guatós, finalizando a primeira etapa até o fim deste ano. Depois, a segunda etapa, que são mais de 30 casas, com praticamente todo o Guatós pavimentado com drenagem. Essa parceria com o prefeito Gabriel dá resultado para as pessoas de Corumbá. E no Municipalismo Ativo é isso que a gente tem buscado. A gente tem parceria com o governo federal na área de habitação, também muito recurso próprio aplicado diretamente, é o caso aqui de drenagem e pavimentação”, complementou o governador.



A comitiva ainda realizou uma visita técnica às obras da Santa Casa de Corumbá. "Um importante equipamento para Corumbá. A obra contempla a implantação de duas novas salas cirúrgicas, além de um moderno equipamento de imagem, com tomógrafo computadorizado. Estamos discutindo, inclusive, a ampliação da UTI existente, reforçando de forma efetiva o compromisso com a saúde de Corumbá, para que a população possa acompanhar a evolução de todos esses investimentos", concluiu.
O prefeito Gabriel Alves de Oliveira afirmou que a retomada da construção de moradias representa uma mudança importante para a cidade. “Corumbá ficou muito tempo sem novos conjuntos habitacionais, e essas casas chegam para reduzir o déficit e dar dignidade às famílias. Mais do que construir, é essencial garantir infraestrutura, com asfalto, drenagem e serviços, para que essa população tenha condições reais de viver bem”, declarou .
Com cerca de 98 mil habitantes, o município de Corumbá vem ampliando de forma consistente os aportes em diferentes áreas estratégicas. Na área da saúde, os repasses destinados ao município somaram R$ 21,5 milhões em 2023, R$ 31,2 milhões em 2024 e R$ 45,3 milhões em 2025. Os investimentos ainda incluem outras obras e investimentos em saúde no valor de R$ 15,1 milhões.
Entre os principais projetos está a implantação da maternidade, por meio de um termo de compromisso firmado entre a Secretaria Estadual de Saúde e a União, por meio do Ministério da Saúde.
Na educação, o aporte, desde 2023, é de quase R$ 35 milhões, contemplando 12 escolas estaduais. Já em saneamento, os recursos somam R$ 110 milhões. Na área de infraestrutura, estão em execução diversas obras de pavimentação asfáltica e drenagem que totalizam R$ 72,4 milhões, além da previsão de mais R$ 72 milhões em novas obras. Na habitação, os investimentos alcançam R$ 9,4 milhões.
O programa Mais Social atende atualmente 1.045 famílias no município. Como resultado desse conjunto de ações, Corumbá consolida um ciclo de investimentos públicos que alcança áreas essenciais como infraestrutura, saúde, educação, saneamento e habitação, reforçando a presença do Governo de Mato Grosso do Sul no fortalecimento dos serviços públicos, na modernização da cidade e na ampliação das oportunidades para a população, com reflexos diretos no desenvolvimento urbano, social e econômico do município.
Alexandre Gonzaga, Comunicação do Governo de MS
Fotos: Saul Schramm
Legislativo - MS Caravina acompanha entregas de obras e investimentos em Santa Rita do Pardo
Mato Grosso do Sul Mutirão transforma atendimentos e oportunidades para famílias dos assentamentos de Nioaque
Legislativo - MS Jamilson Name solicita correções urgentes em obra de restauração da MS-276, em Dourados
Legislativo - MS Jamilson Name cobra manutenção da MS-142 entre Camapuã e Areado
Legislativo - MS Investimentos da deputada Lia Nogueira reforçam rede de atendimento a pessoas com deficiên
Mato Grosso do Sul Em Foz do Iguaçu, Sejusp participa de encontro interestadual e fortalece ações integradas de segurança Mín. 10° Máx. 19°
Mín. 13° Máx. 25°
Chuvas esparsasMín. 18° Máx. 29°
Parcialmente nublado
Vereador Herculano Borges Atleta sul-mato-grossense que atua na Europa visita Herculano Borges e agradece apoio recebido após lesão
Alípio Neto Convites esgotados reforçam sucesso da 11ª Feijoada Tamojunto em Campo Grande
Vereador Papy Papy promove almoço especial de Dia das Mães com sorteios e atrações musicais em Campo Grande
Deputado Federal Rodolfo Nogueira ”Não vão me calar”, diz Rodolfo Nogueira após fala de Zeca do PT