
Croqui do projeto de construção do Centro de Atenção Psicossocial – Álcool e Drogas, que terá ordem de serviço assinado nesta quinta-feira. Foto: Divulgação/Assecom
A Prefeitura de Dourados inicia a construção do Centro de Atenção Psicossocial – Álcool e Drogas (CAPS AD III), unidade que vai receber investimentos de R$ 4.825.527,58 do Novo PAC Saúde, com prédio de 722,92 m² de área construída, em terreno de 7.802,56 m² do município. A ordem de serviço para o início do CAPS AD III, que está sendo construído na Rua Abílio de Mattos Pedroso, número 1565, Jardim Novo Horizonte, será assinada na manhã desta quinta-feira (19) em solenidade comandada pelo prefeito Marçal Filho, acompanhado pelos secretários municipais de Obras Públicas, Jorge De Lúcia e de Saúde, Marcio Figueiredo, além de vereadores e demais convidados.
A obra tem previsão de entrega até o fim do ano e o prédio será composto por sala de acolhimento e espera, salas de atividades coletivas, farmácia, sala de aplicação de medicação, espaço de convivência, refeitório, sala de repouso, cozinha, banheiros coletivos, ambientes de apoio e lavanderia. “Será uma estrutura moderna capaz de garantir um atendimento mais humanizado para as pessoas que passam por tratamento de dependência por álcool e outras drogas”, explica o secretário de Saúde, Marcio Figueiredo.
Os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) são serviços públicos de saúde mental, abertos à comunidade, que acolhem pessoas em intenso sofrimento psíquico, inclusive aquelas que enfrentam situações relacionadas ao uso prejudicial de álcool e outras drogas, apoiando no dia a dia e no processo de reinserção comunitária. Quando a unidade de Dourados estiver pronta e atendendo, vai contar com equipes multiprofissionais para oferecer cuidado contínuo, acompanhamento clínico e apoio psicossocial aos usuários e familiares, assim como suporte a outros serviços de saúde.
O modelo CAPS AD III é exclusivo para municípios com mais de 150 mil habitantes e atende todas as pessoas em situações relacionadas ao uso prejudicial de álcool e outras drogas. A unidade prestará atendimento contínuo e acompanhamento singularizado, como acolhimento de crises; apoio psicológico e terapias em diferentes formatos (individuais e em grupo); atividades terapêuticas, artísticas, culturais e de socialização para fortalecer vínculos e estimular a autonomia.
As equipes multidisciplinar também vão trabalhar na orientação e apoio social para inclusão em escola, trabalho e vida comunitária, além de atuar na construção do Projeto Terapêutico Singular (PTS) junto ao paciente e sua família. A unidade vai garantir atendimento em rede, articulado com Unidades Básicas de Saúde (UBS), hospitais gerais, Unidades de Acolhimento e Serviços Residenciais Terapêuticos (SRT).
O CAPS AD III é um serviço de caráter aberto e comunitário, constituído por equipe multiprofissional e que atua sobre a ótica interdisciplinar. O serviço também conta com atendimentos individuais, nos quais os pacientes são convidados a participar de acordo com o objetivo pretendido no tratamento, de forma a ser estratégico para sua ressocialização e melhora da qualidade de vida, levando em conta também as suas aptidões pessoais.


Polícia Civil - MS Polícia Civil cumpre mandado de prisão preventiva por descumprimento de medidas protetivas e violência doméstica em Campo Grande
Geral Exposição a multidões no carnaval traz riscos à saúde dos animais
Polícia Civil - MS Em Dourados, Polícia Civil prende dupla especializada em furtos de motocicletas
Geral Metrô de SP funcionará ininterruptamente de sábado para domingo
Geral Naufrágio no Amazonas deixa dois mortos e sete pessoas desaparecidas
Mato Grosso do Sul Rio Taquari volta a subir e coloca Coxim em situação de emergência, alerta Imasul Mín. 23° Máx. 33°
Mín. 23° Máx. 35°
Tempo limpoMín. 23° Máx. 34°
Chuvas esparsas
Deputado Federal Rodolfo Nogueira Sidrolândia recebe R$ 1,2 milhão em emendas de Rodolfo Nogueira; Rodrigo Basso destaca parceria
Vereador Herculano Borges Herculano Borges vota pela manutenção do veto à Taxa do Lixo e defende equilíbrio fiscal e social
Deputado Gerson Claro Gerson Claro apresenta moção de congratulação por posse de Alexandre Magno no CNMP
Alípio Neto Novo ato falho de Lula em evento oficial reacende alerta sobre lucidez do presidente (Veja o vídeo)