A SEC (Secretaria de Estado da Cidadania) formalizou na quarta-feira (11) a adesão à Política de Compliance Público (PCP) do Governo do Estado, em um evento realizado no auditório da própria Secretaria, com a presença de todos os colaboradores da pasta. O ato marcou um momento de alinhamento institucional e reafirmação do compromisso com a integridade, a governança e a gestão pública.
O Termo de Compromisso foi celebrado em conjunto com a Segov (Secretaria de Estado de Governo e Gestão Estratégica) e a CGE-MS (Controladoria-Geral do Estado), conforme previsto no Decreto nº 16.582, de 10 de março de 2025. O documento estabelece a cooperação mútua entre os órgãos para a implantação, execução e monitoramento da Política de Compliance Público no âmbito do Poder Executivo Estadual.

Durante a solenidade, compuseram a mesa de assinatura a secretária de Estado da Cidadania, Viviane Luiza da Silva; o secretário-adjunto da SEC, José Francisco Sarmento; o controlador-geral do Estado, Carlos Eduardo Girão de Arruda, e a secretária-adjunta de Governo e Gestão Estratégica, Ana Carolina Nardes.

Ao destacar a importância do momento, Viviane Luiza afirmou que a adesão representa um marco para a Secretaria. “Hoje é um marco pra gente, enquanto SEC, junto com o compliance porque nada mais é do que fazer o certo sem ninguém estar vendo e isso é o que a gente deve fazer na nossa vida. É realmente fazendo o certo sem ninguém estar vendo e o compliance vem como uma assinatura para que a gente trabalhe junto, orquestrado”, declarou.
A secretária-adjunta Ana Carolina Nardes reforçou a necessidade de aprimoramento contínuo da gestão. “Nos capacitarmos para termos melhores fluxos, processos e procedimentos, e que esses fluxos, processos e procedimentos estejam dentro de uma linha de integridade para garantir ao gestor uma segurança naquilo que está sendo realizado. A gente não consegue, no final, fazer com que aquilo seja de fato estruturante sem melhores práticas. É isso que a gente vai fazer aqui hoje com vocês. Pra nós é muito caro que nossos processos e procedimentos sejam coerentes, que a gente faça as entregas, sim, mas prezando pela transparência, legalidade e procedimentos corretos”, pontuou.

Já o controlador-geral do Estado, Carlos Eduardo Girão de Arruda, explicou que o programa está estruturado em dois eixos.
“O nosso programa tem dois eixos: um eixo de integridade, que conversa muito com o ambiente de trabalho, e um eixo de gestão de risco, que é o que a gente faz no nosso dia a dia. A gente imagina como vai ser algo que vamos fazer, o que pode dar errado, e se der errado, o que eu posso fazer para diminuir os problemas. Quando o tempo está nublado, eu saio com um guarda-chuva; se eu estou atrasado, eu olho a melhor rota. Todas essas medidas são mitigação de riscos. Nada mais é do que diminuir o risco de algo dar errado”, explicou.
Ele também destacou o papel dos servidores no processo. “Vocês conhecem os processos, vocês são os donos do negócio. A gente vai trazer um ferramental já estudado, já desenhado, para que o que vocês fazem no dia a dia, na prática, tenha um conteúdo mais acadêmico, mais sancionado nos ambientes corporativos, porque essa metodologia veio muito da experiência de grandes empresas”, completou.
Com a assinatura do Termo, a SEC assume a responsabilidade de fomentar a integridade pública, aprimorar a gestão de riscos e fortalecer a governança, com foco na melhoria contínua da gestão e na geração de valor público.
Paula Maciulevicius, da Comunicação da Cidadania
Foto de capa: Matheus Carvalho/SEC
Mato Grosso do Sul Peritos da Polícia Científica de MS orientam sobre cuidados relacionados ao ‘Boa Noite, Cinderela’
Mato Grosso do Sul Vai viajar para curtir a folia? Especialistas de MS reforçam orientações para quem vai pegar a estrada
Mato Grosso do Sul Operação Carnaval Seguro: Agems reforça fiscalização no transporte, com inteligência de dados e articulação institucional
PM - MS Policiais militares resgatam vítimas após explosão de pneu em veículo de carga inflamável em Sonora
Mato Grosso do Sul Pesquisa do Procon de MS mostra diferença de até 11% no valor do etanol em fevereiro
Fake News Governo de MS esclarece que “Regularize Já” não cria multas nem fiscalização automática Mín. 20° Máx. 31°
Mín. 22° Máx. 32°
Tempo nubladoMín. 23° Máx. 31°
Tempo nublado
Deputado Federal Rodolfo Nogueira Sidrolândia recebe R$ 1,2 milhão em emendas de Rodolfo Nogueira; Rodrigo Basso destaca parceria
Vereador Herculano Borges Herculano Borges vota pela manutenção do veto à Taxa do Lixo e defende equilíbrio fiscal e social
Deputado Gerson Claro Gerson Claro apresenta moção de congratulação por posse de Alexandre Magno no CNMP
Alípio Neto Novo ato falho de Lula em evento oficial reacende alerta sobre lucidez do presidente (Veja o vídeo)