Valorizar a saúde de quem faz os portos acontecerem todos os dias também é prioridade. Em 2025, o Programa Saúde nos Portos levou atendimento médico, orientação preventiva e serviços de promoção à qualidade de vida a quase 7 mil trabalhadores portuários em diferentes regiões do Brasil. A iniciativa é resultado de parceria entre a Secretaria Nacional de Portos do Ministério de Portos e Aeroportos (MPor) e o Serviço Social do Transporte e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Sest/Senat), por meio de Acordo de Cooperação Técnica.
Realizada entre outubro e dezembro, a ação contabilizou 6.901 atendimentos em mais de 40 especialidades e serviços de saúde, passando por sete portos estratégicos do país: Vila do Conde (PA), Suape (PE), Itaguaí (RJ), São Francisco do Sul (SC), Paranaguá (PR), Itaqui (MA) e São Sebastião (SP).

Durante as atividades, foram ofertados atendimentos médicos e de enfermagem, aferição de pressão arterial, testes de glicemia e oxigenação, exames de visão, consultas fisioterápicas, odontológicas, psicológicas e nutricionais, além de vacinação e orientações preventivas. O objetivo é ampliar o acesso à saúde e contribuir para melhores condições de trabalho, segurança e bem-estar dos profissionais que atuam diariamente na operação portuária.
Para a diretora de Gestão e Modernização Portuária, Ana Carolina Bomfim, o programa reforça o compromisso de colocar as pessoas no centro da política pública portuária.
“Os números mostram que estamos no caminho certo. Ao levar atendimento e orientação aos portos, fortalecemos a prevenção e valorizamos os trabalhadores que sustentam a atividade portuária no país”, ressalta.
Diante dos resultados positivos, o MPor e o Sest/Senat já iniciaram o planejamento das ações para 2026, com a expectativa de ampliar o alcance da iniciativa e levar os serviços a novos portos brasileiros.
Assessoria Especial de Comunicação Social
Ministério de Portos e Aeroportos
Geral Carnaval do Rio começa com alerta de calor e máxima de 39,2ºC
Legislativo - MS Ainda sem avanço, Zeca volta a cobrar regulamentação do Selo da Agricultura Familiar em MS
Geral Hoje é o último dia para empresas se adequarem ao ECA Digital
Polícia Civil - MS Polícia Civil recupera celular furtado e prende duas mulheres por tráfico de drogas em Miranda
Polícia Civil - MS Polícia Civil cumpre, em Campo Grande, mandado de prisão por homicídio de indivíduo foragido há 20 anos do Sergipe
Polícia Civil - MS Polícia Civil realiza Operação Rota Invertida e desarticula núcleo de tráfico com atuação entre Jardim e Campo Grande Mín. 20° Máx. 29°
Mín. 20° Máx. 29°
ChuvaMín. 22° Máx. 33°
Parcialmente nublado
Deputado Federal Rodolfo Nogueira Sidrolândia recebe R$ 1,2 milhão em emendas de Rodolfo Nogueira; Rodrigo Basso destaca parceria
Vereador Herculano Borges Herculano Borges vota pela manutenção do veto à Taxa do Lixo e defende equilíbrio fiscal e social
Deputado Gerson Claro Gerson Claro apresenta moção de congratulação por posse de Alexandre Magno no CNMP
Alípio Neto Novo ato falho de Lula em evento oficial reacende alerta sobre lucidez do presidente (Veja o vídeo)