A Polícia Civil do Estado de Mato Grosso do Sul, por meio da Delegacia Especializada de Proteção à Criança e ao Adolescente (DEPCA), realizou na manhã desta quarta-feira (11), uma operação que resultou na prisão de um homem de 63 anos, que exerce função religiosa de pai de santo em um centro de umbanda na Capital. Ele é investigado pela prática de crimes de estupro de vulnerável contra mulheres praticantes da religião.
O caso chegou ao conhecimento da Polícia Civil em novembro de 2025, a par
A medida cautelar de prisão foi decretada pelo Poder Judiciário após representação da autoridade policial, em razão da gravidade dos fatos, reiteração delitiva, da necessidade de resguardar a instrução criminal e de garantir a proteção das vítimas. O preso foi conduzido à sede da DEPCA, onde foi formalizada a prisão.
Durante o procedimento, foram adotadas todas as providências de polícia judiciária cabíveis, incluindo encaminhamentos para exames periciais, oitiva de testemunhas e a implementação de medidas de proteção, de forma a resguardar a dignidade, a integridade física e psicológica das vítimas. Sua conduta foi enquadrada no Artigo 217-A, caput, c/c Artigo 226, inciso II, ambos do Código Penal, que tipifica o crime de estupro de vulnerável, com aumento de pena em razão do exercício de autoridade sobre a vítima (líder religioso).
Além disso, ele foi autuado em flagrante pelo crime de posse ilegal de arma de fogo, uma vez que foi localizada uma espingarda no centro espiritual, sem a documentação necessária. Em interrogatório, o investigado afirmou que, quando estaria “trabalhando com a entidade”, sua incorporação seria “totalmente apagada” e que não teria conhecimento do que fazia nesse estado. A versão será confrontada com os demais elementos de prova colhidos no inquérito policial.
Após os procedimentos na delegacia, ele será encaminhado ao sistema prisional, onde permanecerá à disposição da Justiça. A Polícia Civil reafirma seu compromisso com a proteção integral de crianças e adolescentes e com o rigor na apuração de crimes de violência sexual. A operação demonstra a importância da atuação firme e coordenada das forças de segurança na defesa dos direitos fundamentais da infância e da juventude, bem como no enfrentamento a qualquer forma de abuso, independentemente do contexto em que ocorra.

Legislativo - MS Caravina solicita redutores de velocidade e reforço na sinalização da MS-497 em Paranaíba
Polícia Civil - MS Polícia Civil recupera veículo negociado sem conhecimento do proprietário, em Campo Grande
Legislativo - MS Proposta declara utilidade pública da associação de indígenas urbanizados de Nioaque
Polícia Civil - MS Polícia Civil cumpre mandado de prisão contra autor de violência doméstica em Iguatemi
PM - MS Polícia Militar Desarticula Associação Criminosa em Paranaíba
Geral Princípio de incêndio atinge barracão da Grande Rio Mín. 20° Máx. 31°
Mín. 21° Máx. 28°
ChuvaMín. 21° Máx. 29°
Chuva
Vereador Herculano Borges Herculano Borges vota pela manutenção do veto à Taxa do Lixo e defende equilíbrio fiscal e social
Deputado Federal Rodolfo Nogueira Rodolfo Nogueira é o único do MS a assinar PEC que reduz IPVA e cria teto para gastos com publicidade institucional
Deputado Gerson Claro Gerson Claro apresenta moção de congratulação por posse de Alexandre Magno no CNMP
Alípio Neto Novo ato falho de Lula em evento oficial reacende alerta sobre lucidez do presidente (Veja o vídeo)