O Projeto de Lei 5002/25 garante o fornecimento gratuito de até 200 kWh por mês de energia elétrica para famílias de baixa renda, utilizando a geração de energia solar fotovoltaica. O texto está em análise na Câmara dos Deputados.
De autoria do deputado Lucio Mosquini (MDB-RO), o texto altera o marco legal da microgeração e minigeração distribuída ( Lei 14.300/22 ). A ideia é que o governo federal custeie a implantação de pequenos sistemas de energia solar (microgeração de até 75 kW) para gerar os créditos necessários que abaterão a conta de luz dessas famílias.
O deputado argumenta que o modelo foi desenhado para não criar novos encargos aos demais consumidores ou ao setor industrial. "Dessa forma, evita-se a ocorrência de subsídios cruzados e distorções tarifárias", afirma Mosquini. O objetivo é promover a transição energética e a inclusão social simultaneamente.
Caberá ao governo federal regulamentar os critérios de seleção das famílias beneficiadas, priorizando aquelas já inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).
Como vai funcionar
Pela proposta, o benefício será operado através do Sistema de Compensação de Energia Elétrica (SCEE). Na prática, o governo financiará a instalação de painéis solares, e a energia produzida será abatida da conta das famílias cadastradas, até o limite de consumo de 200 kWh.
Financiamento
Pela medida, os subsídios necessários para comprar e instalar os sistemas serão implementados e custeados pelo governo federal, dependendo da disponibilidade do orçamento.
Próximos passos
A proposta será analisada em caráter conclusivo pelas comissões de Minas e Energia; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.
Câmara Weliton Prado é eleito presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa
Câmara Projeto agrava pena para motorista com placa de veículo violada ou ilegível
Câmara Projeto autoriza leitura da Bíblia e símbolos religiosos em órgãos dos três Poderes
Câmara Leur Lomanto Júnior é eleito presidente da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara
Câmara Projeto prevê certidão de nascimento em formato digital no aplicativo Gov.br
Câmara Projeto obriga estados a criarem delegacia eletrônica para denúncias de maus-tratos a animais Mín. 20° Máx. 32°
Mín. 20° Máx. 30°
Chuvas esparsasMín. 21° Máx. 28°
Chuvas esparsas
Deputado Gerson Claro Gerson Claro apresenta moção de congratulação por posse de Alexandre Magno no CNMP
Alípio Neto Novo ato falho de Lula em evento oficial reacende alerta sobre lucidez do presidente (Veja o vídeo)
Deputado Federal Rodolfo Nogueira Deputado de primeiro mandato que vale por dez: Rodolfo Nogueira encerra presidência da Comissão de Agricultura deixando MS mais forte
Vereador Herculano Borges Herculano Borges participa de reunião no Executivo e reforça defesa das assistentes de educação infantil