O governador Eduardo Riedel assinou na terça-feira (3) o contrato de gestão com a SEC (Secretaria Estadual de Cidadania), estabelecendo as metas e projetos importantes em 2026, que buscam valorização e proteção das mulheres, planos estratégicos para as comunidades tradicionais, LGTBTQIA+ e dar continuidade aos serviços inclusivos que promovam cidadania.
“Nosso contrato de gestão ele é a continuidade do que nós já estamos levando aos 79 municípios do Estado, política pública estabelecida, com fortalecimento do plano de governo para as comunidades tradicionais, LGBTQIA+, levando cidadania realmente a quem mais precisa”, afirmou a secretária estadual de Cidadania, Viviane Luiza.
Ela destacou que a pasta segue os pilares estabelecidos pelo Governo do estado, por uma gestão digital, inclusiva, sustentável e próspera. “Seja o digital com a juventude e a pessoa idosa conectando essas gerações, sendo inclusivo ao olhar para as mães atípicas e avaliar o que podemos fazer enquanto Estado, assim como próspero como o programa Empretec Indígena e Quilombola, ao levar prosperidade a partir da realidade do seu território”.


Outro foco da Secretaria de Cidadania é trabalhar nos programas e ações voltados às mulheres. “Pensar em todas as mulheres, sejam as que estão empreendendo, assim como a questão da segurança através de prevenção no que tange à violência contra elas. Nós estamos trabalhando desde os jovens até a pessoa idosa. Temos por exemplo o programa Protege, que faz um trabalho para que (mulheres) se sintam incluídas e protegidas”.
Para o secretário-executivo de Gestão Estratégica e Municipalismo, Thaner Castro Nogueira, a pasta traz pontos importantes ao Estado na área de inclusão social. “Temos ações relacionadas a comunidades tradicionais, quilombolas, a questão da preocupação com a mulher, com programas específicos que dão oportunidades para mulher ter cada vez mais espaço, tanto na questão de prosperidade, quanto na questão de inclusão”, destacou.


Ele ainda cita as atividades voltadas aos grêmios estudantis, projetos para as pessoas idosas na área de inclusão digital, assim como ações direcionadas à juventude e a preocupação de que os programas atinjam os municípios do interior do Estado. “A secretaria está conseguindo cumprir este objetivo".
O Contrato de Gestão é um programa de sucesso nacional, com 11 anos de história, onde são definidos os projetos e metas de cada secretaria para o ano. O objetivo é construir propostas inovadoras que vão melhorar os serviços públicos, com resultados diretos na vida do cidadão.
Leonardo Rocha, Comunicação do Governo de MS
Fotos: Divulgação/SEC
Geral Mega-Sena sorteia prêmio de R$ 7 milhões neste sábado
Mato Grosso do Sul Com apoio parlamentar, Governo de Mato Grosso do Sul destina R$ 7,4 milhões à agricultura familiar
Mato Grosso do Sul Guichê 60+ aproxima pessoas idosas do mundo digital e garante acesso aos serviços do Detran-MS
Mato Grosso do Sul Com investimentos do Governo de MS, Taquarussu recebe pavimentação, drenagem e iluminação em rodovia
Legislativo - MS Em Taquarussu, Hashioka acompanha entrega de obras de infraestrutura e segurança
Legislativo - MS Caravina acompanha Riedel em agenda que anuncia R$ 20 milhões em Bataguassu Mín. 17° Máx. 28°
Mín. 20° Máx. 30°
Tempo limpoMín. 21° Máx. 30°
Tempo nublado
Vereador Herculano Borges Atleta sul-mato-grossense que atua na Europa visita Herculano Borges e agradece apoio recebido após lesão
Alípio Neto Convites esgotados reforçam sucesso da 11ª Feijoada Tamojunto em Campo Grande
Vereador Papy Papy promove almoço especial de Dia das Mães com sorteios e atrações musicais em Campo Grande
Deputado Federal Rodolfo Nogueira ”Não vão me calar”, diz Rodolfo Nogueira após fala de Zeca do PT