A Prefeitura de Dourados, por intermédio da Secretaria Municipal de Planejamento (Seplan), fará na manhã do próximo dia 11 de fevereiro, a apresentação e capacitação ‘Habite-se Autodeclaratório’, modalidade que visa conferir maior agilidade, eficiência e responsabilidade técnica ao processo de emissão da Carta de Habite-se. O treinamento acontece no auditório da Associação Comercial e Empresarial de Dourados (Aced) e tem como objetivo apresentar aos profissionais e interessados o funcionamento da modalidade autodeclaratória para emissão da Carta de Habite-se por meio do Sistema Aprova.
Durante o encontro, será demonstrado o passo a passo para protocolar o processo, com orientações práticas sobre preenchimento, documentação necessária e tramitação no sistema. Também serão esclarecidas as responsabilidades do profissional habilitado e do proprietário, destacando os aspectos técnicos, legais e administrativos envolvidos na autodeclaração.
O secretário municipal de Planejamento, Fábio Luís da Silva, explica que a iniciativa visa promover maior transparência, segurança jurídica e eficiência na utilização do procedimento, além de sanar dúvidas e alinhar entendimentos quanto às exigências normativas. Durante o evento haverá a apresentação oficial do procedimento, demonstração prática do protocolo no Sistema Aprova.
De acordo com o secretário, a participação dos profissionais da área é importante, “pois serão repassadas orientações quanto à documentação necessária e esclarecimentos sobre as responsabilidades técnicas, legais e administrativas envolvidas na modalidade autodeclaratória”. As inscrições podem ser realizadas pelo link: https://www.sympla.com.br/evento/habite-se-autodeclaratorio-seplan-dourados-ms/3297024?share_id=copiarlink
O prefeito Marçal Filho comemora o avanço e observa que com o modelo autodeclaratório o cidadão não precisará mais juntar um monte de papel, projetos, fotografias impressas, formulários e se deslocar até a Secretaria de Planejamento para fazer um protocolo e ficar meses esperando pelo documento que comprova o fim da obra e atesta sua capacidade técnica. “Agora, o cidadão fará tudo isso de casa, pelo computador, através do protocolo digital, de forma autodeclaratória, e em apenas três dias receberá o Habite-se”, observa o prefeito.

Sistema Aprova Digital foi apresentado aos profissionais e engenharia e arquitetura, que agora receberão capacitação sobre o Habite-se Autodeclaratório
EVOLUÇÃO
Com mais essa iniciativa a modernização dos processos urbanísticos em Dourados caminha para um novo marco histórico. A evolução começou com a implementação do sistema “Aprova Digital”, que reduziu em até 70% o tempo de resposta nas análises de processos pela Secretaria Municipal de Planejamento e pelo Instituto de Meio Ambiente (Imam). Agora, o Habite-se autodeclaratório vai destravar a etapa final das obras, garantindo a emissão do documento com celeridade, focado na desburocratização e no destravamento da economia local.
O Habite-se, tecnicamente conhecido como Certificado de Conclusão de Habitação, é o documento que atesta a regularidade da obra e autoriza sua ocupação. No modelo tradicional, a emissão dependia de uma vistoria prévia de fiscais da prefeitura e de trâmites internos que demoravam semanas, até meses, para serem concluídos. Com o novo Habite-se Declaratório, a Prefeitura de Dourados inverte essa lógica, baseando-se na boa-fé e na responsabilidade técnica. Nesta modalidade inovadora, o proprietário e o profissional responsável pela obra declaram, via plataforma digital, que a edificação cumpre todas as normas urbanísticas e ambientais vigentes.
Para imóveis que já possuem Alvará de Construção, o processo exigirá apenas a “Declaração de Conclusão de Obra” e “Laudo Fotográfico” assinado pelo responsável técnico. A fiscalização por parte do município ocorrerá posteriormente à emissão do documento (vistoria a posteriori), garantindo que o imóvel possa ser entregue e ocupado sem a espera burocrática habitual.
A mudança reflete a diretriz administrativa do prefeito Marçal Filho, que priorizou a agilidade no serviço público como motor de desenvolvimento e transformou a Prefeitura de Dourados em referência estadual na digitalização de processos. “O nosso objetivo não é apenas digitalizar o papel, mas transformar a mentalidade do serviço público”, enfatiza o prefeito. “Ao implementarmos o Habite-se Declaratório, daremos um voto de confiança aos bons profissionais da engenharia e arquitetura, permitindo que o mercado gire com a velocidade que a cidade precisa para se desenvolver de forma sustentável”, completa.
Dourados - MS Prefeitura lança Projeto Copa do Mundo 2026 e Caderno de Apoio ao Professor
Mato Grosso do Sul MS Ativo: municipalismo forte avança com obras e entregas em Anaurilândia
Mato Grosso do Sul Polícia Civil cria Núcleo de Operações Aéreas para fortalecer combate ao crime organizado em MS
Mato Grosso do Sul Ação integrada retira de circulação motocicleta com quase 300 mil reais em multas
Legislativo - MS Elas romperam barreiras, mas a política ainda é um desafio
Dourados - MS Casa da Acolhida tem regras para abrigar e prioridade são pessoas vulneráveis Mín. 13° Máx. 25°
Mín. 18° Máx. 29°
Parcialmente nubladoMín. 20° Máx. 30°
Parcialmente nublado
Vereador Herculano Borges Atleta sul-mato-grossense que atua na Europa visita Herculano Borges e agradece apoio recebido após lesão
Alípio Neto Convites esgotados reforçam sucesso da 11ª Feijoada Tamojunto em Campo Grande
Vereador Papy Papy promove almoço especial de Dia das Mães com sorteios e atrações musicais em Campo Grande
Deputado Federal Rodolfo Nogueira ”Não vão me calar”, diz Rodolfo Nogueira após fala de Zeca do PT