Para manter jardins bem tratados o ano todo, o Porto do Pecém, no Ceará, adotou uma solução inteligente e sustentável: a água vinda da estação de tratamento de esgoto é reutilizada na irrigação de áreas verdes. A iniciativa foi reconhecida pelo Ministério de Portos e Aeroportos (MPor) com a entrega do Selo de Sustentabilidade na categoria Bronze.
Seis jardins são abastecidos diariamente. Cada um possui uma cisterna com capacidade para 3 m³ (o equivalente a 3 mil litros), que recebe água da estação de tratamento de esgoto e até de drenos de ar-condicionado. O volume é usado na limpeza e manutenção das áreas verdes.
“É preciso reconhecer a iniciativa do Porto do Pecém, que serve de exemplo para outros portos e para todas as grandes empresas brasileiras. Além de garantir o reaproveitamento da água, a ação reforça a conscientização sobre o bom uso dos nossos recursos naturais”, afirma o ministro de Portos e Aeroportos,Silvio Costa Filho.
“É preciso reconhecer a iniciativa do Porto do Pecém, que serve de exemplo para outros portos e para todas as grandes empresas brasileiras"Silvio Costa Filho
O sistema de reuso do Porto do Pecém apresenta uma capacidade instalada de até 1.200 m³/mês. Em 2025, cerca de 15 m³ diários (15 mil litros/dia) foram destinados à irrigação de áreas verdes, o que corresponde a 37,5% da capacidade total do sistema. A administração vem intensificando a distribuição das áreas atendidas com o reuso para diminuir o consumo de água potável e promover maior eficiência hídrica ao complexo, usando também em vasos sanitários os efluentes tratados.
O gerente de Manutenção do Complexo do Pecém,Marco Ximenes, explica que, por ser um porto offshore, ou seja, em alto-mar, há um grande impacto gerado pela atividade portuária, e que buscam manter projetos de sustentabilidade que reduzam esses efeitos.
“O reaproveitamento da água despertou a criatividade na nossa equipe, que é provocada a pensar em outras práticas sustentáveis”, afirma o gerente.
Entre as iniciativas em gestação, está o reaproveitamento dos resíduos sólidos da estação de tratamento de esgoto para fins de compostagem. “Será implantado um projeto-piloto este ano para que o material sólido da estação de tratamento e os restos de alimentos do nosso restaurante se transformem em adubo para os jardins, fechando um ciclo sustentável de manutenção”, conclui Ximenes.
Assessoria Especial de Comunicação Social
Ministério de Portos e Aeroportos
Mato Grosso do Sul Com investimentos do Governo de MS, Taquarussu recebe pavimentação, drenagem e iluminação em rodovia
Legislativo - MS Em Taquarussu, Hashioka acompanha entrega de obras de infraestrutura e segurança
Legislativo - MS Caravina acompanha Riedel em agenda que anuncia R$ 20 milhões em Bataguassu
Legislativo - MS Infraestrutura e desenvolvimento: Hashioka participa de agenda com Riedel em Anaurilândia
Legislativo - MS Proposta inclui no calendário de eventos Costelada da Integração realizada em Sidrolândia
Dourados - MS Prefeitura lança jogo digital para estudantes com foco no combate à dengue Mín. 13° Máx. 25°
Mín. 18° Máx. 29°
Parcialmente nubladoMín. 20° Máx. 30°
Parcialmente nublado
Vereador Herculano Borges Atleta sul-mato-grossense que atua na Europa visita Herculano Borges e agradece apoio recebido após lesão
Alípio Neto Convites esgotados reforçam sucesso da 11ª Feijoada Tamojunto em Campo Grande
Vereador Papy Papy promove almoço especial de Dia das Mães com sorteios e atrações musicais em Campo Grande
Deputado Federal Rodolfo Nogueira ”Não vão me calar”, diz Rodolfo Nogueira após fala de Zeca do PT