Reunião com representantes da secretaria discutiu o andamento do projeto de reaproveitamento de hortifrutis que seriam desperdiçados
A Ceasa-MS (Centrais de Abastecimento de Mato Grosso do Sul) iniciou o ano dando continuidade às discussões para a implementação do MS Nutri, projeto voltado ao reaproveitamento de alimentos e liderado pelas Centrais de Abastecimento.
Na quinta-feira (8), o diretor de Abastecimento e Mercado, Fernando Begena, e o analista administrativo Rodrigo de Oliveira Xavier se reuniram com a secretária-executiva de Agricultura Familiar, de Povos Originários e Comunidades Tradicionais, Karla Nadai, e com a coordenadora do PAA (Programa de Aquisição de Alimentos), Maria Tainara Soares, ambas vinculadas à Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação).
A reunião ocorreu a pedido do titular da Semadesc, o secretário Jaime Verruck, com o objetivo de acompanhar o andamento do projeto MS Nutri. Durante o encontro, Fernando Begena apresentou às representantes da pasta o projeto executivo e o relatório orçamentário, detalhando os custos necessários para a implantação da iniciativa.
O MS Nutri prevê a construção de um novo espaço no complexo da Ceasa, que será destinado ao beneficiamento dos produtos do programa, como verduras higienizadas e minimamente processadas, polpa de frutas, barra de cereais e sopa desidratada.
A sopa desidratada é o carro-chefe do MS Nutri e consiste em um composto à base de legumes desidratados, combinado com macarrão e proteína de soja, com capacidade para render até dez refeições. Os alimentos produzidos por meio do programa serão destinados gratuitamente às instituições cadastradas na Ceasa que atendem pessoas em situação de insegurança alimentar.


O estudo técnico do MS Nutri contempla projeções de investimento, estrutura física, logística de captação e processamento, além de outros aspectos operacionais. Durante a reunião, foram discutidas melhorias, sugestões e critérios a serem adotados para garantir a eficiência do projeto, tanto do ponto de vista operacional quanto institucional.
Liderado pela Ceasa-MS, o MS Nutri está aberto a parcerias com os setores público e privado para sua efetivação e pleno funcionamento, com potencial para beneficiar milhares de famílias em Mato Grosso do Sul. As representantes da Semadesc manifestaram total apoio à iniciativa, e as atualizações sobre o projeto serão repassadas ao secretário Jaime Verruck, dando continuidade às tratativas para a implantação da estrutura.
“O MS Nutri é um projeto estratégico que une combate ao desperdício de alimentos, segurança alimentar e responsabilidade social. Nosso objetivo é estruturar uma iniciativa eficiente, com parcerias sólidas, capaz de transformar alimentos que seriam desperdiçados em refeições nutritivas e levar dignidade a quem mais precisa em Mato Grosso do Sul”, destacou o diretor de Abastecimento e Mercado da Ceasa, Fernando Begena.
Comunicação Ceasa-MS
Mato Grosso do Sul Com apoio parlamentar, Governo de Mato Grosso do Sul destina R$ 7,4 milhões à agricultura familiar
Mato Grosso do Sul Guichê 60+ aproxima pessoas idosas do mundo digital e garante acesso aos serviços do Detran-MS
Mato Grosso do Sul Com investimentos do Governo de MS, Taquarussu recebe pavimentação, drenagem e iluminação em rodovia
Legislativo - MS Em Taquarussu, Hashioka acompanha entrega de obras de infraestrutura e segurança
Legislativo - MS Caravina acompanha Riedel em agenda que anuncia R$ 20 milhões em Bataguassu
Legislativo - MS Infraestrutura e desenvolvimento: Hashioka participa de agenda com Riedel em Anaurilândia Mín. 17° Máx. 28°
Mín. 20° Máx. 30°
Tempo limpoMín. 21° Máx. 30°
Tempo nublado
Vereador Herculano Borges Atleta sul-mato-grossense que atua na Europa visita Herculano Borges e agradece apoio recebido após lesão
Alípio Neto Convites esgotados reforçam sucesso da 11ª Feijoada Tamojunto em Campo Grande
Vereador Papy Papy promove almoço especial de Dia das Mães com sorteios e atrações musicais em Campo Grande
Deputado Federal Rodolfo Nogueira ”Não vão me calar”, diz Rodolfo Nogueira após fala de Zeca do PT