O vereador Elias Ishy (PT) participou, nesta semana, da 12ª edição da ExpoCatadores, considerada o maior encontro de catadores e catadoras do mundo voltado à Economia Circular. Realizado entre os dias 17 e 19 de dezembro, em São Paulo, o evento reuniu representantes do poder público, delegações internacionais, empresários, além de mais de três mil catadores e 600 cooperativas de todas as regiões do país.
O presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva participou do encerramento do evento, acompanhado pelo ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Guilherme Boulos. A Secretaria-Geral coordena o Comitê Interministerial para Inclusão Socioeconômica de Catadoras e Catadores de Materiais Reutilizáveis e Recicláveis, cujo objetivo é integrar e articular ações governamentais que apoiem a organização produtiva desses trabalhadores, contribuindo para a geração de renda, o reconhecimento profissional e a valorização da atividade que desempenham.
Elias Ishy esteve acompanhado de Luiza Mara Rodrigues, representante da Associação dos Agentes Ecológicos de Dourados (Agecold). Organizada pela Associação Nacional dos Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis (Ancat), pelo Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis (MNCR) e pela Unicatadores, a ExpoCatadores foi marcada por celebrações, seminários, palestras, workshops, atividades de formação profissional, articulação política e reconhecimento do protagonismo dos catadores na cadeia da reciclagem.
O encontro proporcionou a troca de experiências e a apresentação de novas tecnologias, expostas em diversos estandes de cooperativas, indústrias recicladoras e parceiros tecnológicos. Máquinas, produtos finalizados e cases de sucesso demonstraram, na prática, o potencial da reciclagem como estratégia de desenvolvimento sustentável. A programação também contou com a celebração do tradicional Natal dos Catadores e Catadoras, momento de simbolismo e união de um dos maiores movimentos populares organizados do Brasil.
Para Elias Ishy, os três dias de evento representaram uma oportunidade de aprofundar o debate sobre reciclagem e de conhecer, de perto, a importância dos catadores no processo da reciclagem popular, entendida como solução estratégica para o desenvolvimento circular e para a construção de um país sustentável.
“Somente com iniciativas transformadoras, com foco na sustentabilidade, é possível avançar em políticas públicas voltadas à reciclagem, como ficou demonstrado neste grande evento, que reuniu representantes de todas as regiões do país em torno de um mesmo propósito. A presença do presidente Lula reforça ainda mais a importância deste 12º encontro”, destacou o vereador, que preside a Comissão de Meio Ambiente da Câmara Municipal de Dourados.
Investimentos do Governo Federal
Durante a ExpoCatadores 2025, o governo federal anunciou medidas de fortalecimento da reciclagem popular. O presidente Lula assinou projetos de cooperação com a Associação Nacional dos Catadores (Ancat), incluindo o decreto que institui o Programa Nacional de Investimento na Reciclagem Popular (Pronarep).
As iniciativas preveem investimentos de R$ 171 milhões para a estruturação de galpões, aquisição de equipamentos e qualificação profissional de catadores e catadoras, por meio de parcerias com bancos, ministérios e empresas públicas. As assinaturas ocorreram durante o Natal dos Catadores e Catadoras, ocasião em que Lula também criticou medidas que criminalizam o trabalho da categoria.
O ministro Guilherme Boulos anunciou ainda a criação do aplicativo CatakiGov, prevista para 2026, que irá conectar a população aos catadores, fortalecendo a cadeia da reciclagem e valorizando o serviço ambiental prestado.
Geral Mega-Sena sorteia prêmio de R$ 7 milhões neste sábado
Mato Grosso do Sul Com apoio parlamentar, Governo de Mato Grosso do Sul destina R$ 7,4 milhões à agricultura familiar
Mato Grosso do Sul Guichê 60+ aproxima pessoas idosas do mundo digital e garante acesso aos serviços do Detran-MS
Mato Grosso do Sul Com investimentos do Governo de MS, Taquarussu recebe pavimentação, drenagem e iluminação em rodovia
Legislativo - MS Em Taquarussu, Hashioka acompanha entrega de obras de infraestrutura e segurança
Legislativo - MS Caravina acompanha Riedel em agenda que anuncia R$ 20 milhões em Bataguassu Mín. 17° Máx. 28°
Mín. 20° Máx. 30°
Tempo limpoMín. 21° Máx. 30°
Tempo nublado
Vereador Herculano Borges Atleta sul-mato-grossense que atua na Europa visita Herculano Borges e agradece apoio recebido após lesão
Alípio Neto Convites esgotados reforçam sucesso da 11ª Feijoada Tamojunto em Campo Grande
Vereador Papy Papy promove almoço especial de Dia das Mães com sorteios e atrações musicais em Campo Grande
Deputado Federal Rodolfo Nogueira ”Não vão me calar”, diz Rodolfo Nogueira após fala de Zeca do PT