O 1º Café Solidário, realizado na sexta-feira (12) na Agecold (Associação dos Agentes Ecológicos de Dourados), teve como objetivo homenagear instituições e empresas parceiras que têm contribuído com ações voltadas ao meio ambiente, como a coleta seletiva, a proteção ambiental e o fortalecimento da economia circular e sustentável.
A iniciativa foi do vereador Elias Ishy (PT), presidente da Comissão de Meio Ambiente da Câmara Municipal, e reuniu secretários municipais, empresários e representantes de instituições e entidades que fortalecem a reciclagem por meio do trabalho desenvolvido pela Associação.
Para a presidente da Agecold, Bruna Morel, a presença das lideranças no evento reforça o compromisso coletivo com a construção de uma cidade mais justa e sustentável. “A presença, especialmente da Câmara Municipal, é fundamental, pois é uma oportunidade para a sociedade e o poder público conhecerem de perto o nosso trabalho, assim como as dificuldades enfrentadas no dia a dia”, destacou.
O secretário adjunto Ângelo Santos, representando a Semsur (Secretaria Municipal de Serviços Urbanos), ressaltou a coleta seletiva já realizada em parte da cidade e o papel dos agentes ecológicos. “Hoje temos um trabalho de coleta seletiva já estabelecido em parte de Dourados e, com o passar do tempo, queremos ampliar para todo o município. O trabalho desenvolvido aqui é muito importante para a execução de uma política eficiente de gestão de resíduos”, afirmou.
Já o presidente do Comdam (Conselho Municipal do Meio Ambiente), Ataulfo Stein, avaliou que, nos últimos anos, Dourados apresentou avanços na reciclagem, mas reforçou a necessidade de maior esforço coletivo no reaproveitamento dos resíduos desde a coleta e separação. “O Comdam exerce um papel importante de controle social das políticas ambientais. Estamos atentos à promoção de melhores condições para a coleta seletiva, incentivando práticas sustentáveis e colaborando para a construção de uma cidade ambientalmente responsável”, disse.
O vereador Elias Ishy destacou o reconhecimento público pelos relevantes serviços ambientais prestados pela Associação e por seus parceiros. “Valorizar a Agecold é reconhecer um trabalho muitas vezes invisível, mas de enorme impacto para o nosso meio ambiente. Cada parceiro e parceira dessa associação merece nossos parabéns. Que mais empresas, escolas, famílias e instituições adotem essa consciência ecológica”, afirmou.
O parlamentar também enfatizou o caráter coletivo das ações em defesa do meio ambiente. “É com pensamento global e ação local, na nossa casa, na escola, no trabalho, na empresa e no poder público que conseguimos avançar. Esses parceiros demonstram, na prática, que é possível fazer um trabalho consistente em favor do meio ambiente aqui em nossa cidade”, concluiu.
Geral Mega-Sena sorteia prêmio de R$ 7 milhões neste sábado
Mato Grosso do Sul Com apoio parlamentar, Governo de Mato Grosso do Sul destina R$ 7,4 milhões à agricultura familiar
Mato Grosso do Sul Guichê 60+ aproxima pessoas idosas do mundo digital e garante acesso aos serviços do Detran-MS
Mato Grosso do Sul Com investimentos do Governo de MS, Taquarussu recebe pavimentação, drenagem e iluminação em rodovia
Legislativo - MS Em Taquarussu, Hashioka acompanha entrega de obras de infraestrutura e segurança
Legislativo - MS Caravina acompanha Riedel em agenda que anuncia R$ 20 milhões em Bataguassu Mín. 17° Máx. 28°
Mín. 20° Máx. 30°
Tempo limpoMín. 21° Máx. 30°
Tempo nublado
Vereador Herculano Borges Atleta sul-mato-grossense que atua na Europa visita Herculano Borges e agradece apoio recebido após lesão
Alípio Neto Convites esgotados reforçam sucesso da 11ª Feijoada Tamojunto em Campo Grande
Vereador Papy Papy promove almoço especial de Dia das Mães com sorteios e atrações musicais em Campo Grande
Deputado Federal Rodolfo Nogueira ”Não vão me calar”, diz Rodolfo Nogueira após fala de Zeca do PT