
Formatura da Turma Marçal Gonçalves Leite Filho da Guarda Mirim foi marcada pela emoção na manhã desta segunda-feira. Foto: A. Frota
O ginásio de esportes da Escola Presbiteriana Erasmo Braga de Dourados foi palco na manhã desta segunda-feira (8) da cerimônia de formatura da 8ª Turma da Guarda Mirim de Dourados. O evento consagrou o esforço, a superação e os sonhos de dezenas de crianças e adolescentes que concluíram mais um ciclo de formação cidadã.
A Turma recebeu o nome de Marçal Gonçalves Leite Filho, em reconhecimento ao apoio da gestão municipal à continuidade e fortalecimento do projeto. Famílias, instrutores e autoridades prestigiaram a solenidade, que marcou a transição dos jovens para uma nova etapa dentro da instituição.
A cerimônia contou com a presença do presidente de honra da Guarda Mirim e vice-governador de Mato Grosso do Sul, José Carlos Barbosa, além do prefeito Marçal Filho, que dá nome à turma. Também integraram a mesa o paraninfo da turma e secretário municipal adjunto de Educação, José Vicente Tardivo; o presidente da Guarda Mirim, João Gutemberg Pessoa Frazão; o vice-presidente da instituição, pastor Idelmar Berbert, e a patronesse da turma, a diretora da Escola Erasmo Braga, Léia Melhado.
A entrada dos pelotões — primeiro dos veteranos e, em seguida, dos formandos — marcou o início das solenidades militares. O comandante da Guarda Mirim apresentou a tropa ao presidente da instituição e, em seguida, a banda da 4ª Brigada de Cavalaria Mecanizada entoou o Hino Nacional Brasileiro. Após a bênção conduzida pelo pastor Idelmar, ocorreu a entrada dos formandos e o juramento à Bandeira Nacional, realizado em nome da turma pelo aluno soldado mirim Lourenzon. A formanda Larissa Dias foi a oradora da turma, seguida pela colega Karen Frazão, que também deixou sua mensagem aos presentes.
Um dos momentos mais emocionantes foi a homenagem aos instrutores, reconhecidos pela dedicação e pelo papel essencial na formação dos jovens. Cada instrutor recebeu uma placa de agradecimento, incluindo profissionais da Agência de Transportes e Trânsito de dourados (Agetran), Educação Física, Ensino Religioso, Música, Ordem Unida, Hierarquia e Disciplina, além do comandante da Guarda Mirim, Thassio Állan Soares Vansan.
Os recém-promovidos ao primeiro posto da Guarda Mirim receberam suas divisas em uma cerimônia que destacou valores como disciplina, responsabilidade e espírito de servir. Pais e responsáveis acompanharam de perto a entrega, que simboliza o início de novas responsabilidades dentro da instituição.
O ponto alto da cerimônia foi a entrega dos diplomas e boinas aos formandos. O gesto simboliza coragem, compromisso e a vitória alcançada após meses de dedicação. Pais, padrinhos e responsáveis foram convidados ao centro do dispositivo para realizar a entrega, em um momento de grande emoção. Ao final, o comandante da Guarda Mirim realizou o último comando “fora de forma” do ano letivo de 2025 e o presidente João Frazão declarando encerrada a solenidade.


Legislativo - MS 4º Arraiá da ALEMS beneficia mais de 30 entidades e reúne família sul-mato-grossense
Geral Mega-Sena sorteia prêmio de R$ 7 milhões neste sábado
Mato Grosso do Sul Com apoio parlamentar, Governo de Mato Grosso do Sul destina R$ 7,4 milhões à agricultura familiar
Mato Grosso do Sul Guichê 60+ aproxima pessoas idosas do mundo digital e garante acesso aos serviços do Detran-MS
Mato Grosso do Sul Com investimentos do Governo de MS, Taquarussu recebe pavimentação, drenagem e iluminação em rodovia
Legislativo - MS Em Taquarussu, Hashioka acompanha entrega de obras de infraestrutura e segurança Mín. 19° Máx. 29°
Mín. 21° Máx. 30°
Parcialmente nubladoMín. 21° Máx. 31°
Tempo nublado
Vereador Herculano Borges Atleta sul-mato-grossense que atua na Europa visita Herculano Borges e agradece apoio recebido após lesão
Alípio Neto Convites esgotados reforçam sucesso da 11ª Feijoada Tamojunto em Campo Grande
Vereador Papy Papy promove almoço especial de Dia das Mães com sorteios e atrações musicais em Campo Grande
Deputado Federal Rodolfo Nogueira ”Não vão me calar”, diz Rodolfo Nogueira após fala de Zeca do PT