A Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) realiza, na terça-feira (9), o seminário “As câmeras de vigilância em sala de aula: coibição de crimes, promoção de segurança ou negação do ato de educar?”. Por proposição da deputada Gleice Jane (PT), em correalização com a Seção Sindical dos Professores da UFMS (ADUFMS) e o Observatório Nacional da Violência Contra Educadoras/es (ONVE), o evento será no Plenarinho Nelito Câmara, a partir das 13h30.
O evento foi proposto em razão da tramitação do Projeto de Lei 264/2024, de autoria do Poder Executivo, que trata da instalação de câmeras de monitoramento em salas de aula da rede pública estadual. A proposta recebeu emenda substitutiva integral apresentada pela Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR).
Segundo a deputada Gleice Jane, a discussão busca aprofundar a análise sobre os limites entre a necessária proteção do ambiente escolar e a preservação da liberdade de ensinar e aprender, princípio constitucional que norteia o processo educacional. Além disso, objetiva-se fornecer subsídios técnicos e teóricos para a tomada de decisões legislativas e administrativas mais equilibradas e fundamentadas, garantindo que políticas públicas voltadas ao ambiente escolar não comprometam o caráter formativo e humano da educação. “Dessa forma, a realização do seminário se mostra de grande relevância social e institucional, reafirmando o compromisso desta Casa de Leis com o debate público qualificado, transparente e participativo sobre temas que afetam diretamente a comunidade escolar e a sociedade sul-mato-grossense como um todo”, explicou.
Além de fomentar o debate público, o encontro oferecerá subsídios técnicos e teóricos para embasar decisões legislativas e administrativas, garantindo que eventuais políticas públicas voltadas ao ambiente escolar sejam equilibradas, fundamentadas e respeitem o caráter formativo da educação. “A realização do seminário se mostra de grande relevância social e institucional, reafirmando o compromisso desta Casa de Leis com o debate público qualificado, transparente e participativo sobre temas que afetam diretamente a comunidade escolar e a sociedade sul-mato-grossense como um todo”, complementou a parlamentar.
O seminário reunirá professores, gestores, estudantes, representantes sindicais, especialistas em educação, parlamentares e membros da sociedade civil, fortalecendo um espaço de diálogo plural e democrático.
Serviço
O debate é aberto ao público e à imprensa, contando com cobertura jornalística realizada pela Comunicação da ALEMS. Será disponibilizado registro fotográfico no banco de imagens do Portal da ALEMS , além da transmissão ao vivo pelo Facebook e YouTube , e pelos canais oficiais da Casa de Leis: TV ALEMS, no canal 7.2 (sinal aberto) e canal 9 da Claro NET TV, bem como pelo link da TV ALEMS no site institucional. A transmissão também poderá ser acompanhada pela Rádio ALEMS FM 105.5 (sinal aberto) ou pelo link da Rádio ALEMS no portal da Assembleia.
Mato Grosso do Sul Com trabalho e estudo, atuação do Governo de MS contribui para a ressocialização da população prisional
Legislativo - MS Hashioka reforça valorização aos empreendedores em visita à Elos Materiais de Construção
Portos e Aeroportos Na Bahia, Programa AmpliAR vai modernizar aeroportos das cidades de Lençóis e Paulo Afonso e impulsionar a economia local
Mato Grosso do Sul Obra de pavimentação da MS-040 entre Santa Rita e Brasilândia vai impulsionar economia regional
Dourados - MS Prefeitura entrega nova ambulância para atender população douradense
Dourados - MS Prefeitura forma agentes de trânsito para atuarem como motociclista batedor Mín. 21° Máx. 31°
Mín. 23° Máx. 34°
Chuvas esparsasMín. 22° Máx. 31°
Chuva
Deputado Federal Rodolfo Nogueira Rodolfo Nogueira barra normativa de Lula que impede PMs de prenderem invasores
Deputado Gerson Claro Para Gerson , financiamento de R$ 950 milhões garante investimento sem aumento da carga tributária
Deputado Estadual Paulo Correa Em audiência pública, Paulo Corrêa defende uso da tecnologia no tratamento do diabetes em MS
Vereadora Ana Portela Câmara aprova requerimento de Ana Portela para convocar secretária Márcia Hokama