Os deputados estaduais aprovaram dez projetos na Ordem do Dia da sessão plenária desta quinta-feira (4), entre eles o Projeto de Decreto Legislativo 17/2025 , da Mesa Diretora, que autoriza o governador Eduardo Riedel a licenciar-se do exercício de suas funções, entre dezembro e janeiro, e o Projeto de Lei 300/2025 , do Poder Executivo, que permite investimentos sociais em infraestrutura no Loteamento Novo Samambaia, em Campo Grande.
Em discussão única, os parlamentares aprovaram dois projetos: Projeto de Decreto Legislativo 15/2025 , da Mesa Diretora, que ratifica convênios ICMS, ajustes SINIEF e protocolo ICMS celebrados no âmbito do Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz), e o PDL 17/2025, que autoriza o governador do Estado a licenciar-se do exercício de suas funções, de 29 de dezembro de 2025 a 16 de janeiro de 2026. As duas matérias seguem ao expediente.
Dois projetos foram aprovados em segunda discussão e agora, também vão ao expediente: Projeto de Lei 206/2025 , do deputado Caravina (PSDB), que inclui o Arraiá do Imaculado Coração de Maria no calendário oficial de eventos de Mato Grosso do Sul, e Projeto de Lei 292/2025 , do Poder Executivo, que autoriza o Estado, por intermédio do governo, a doar, com encargos, ao município de Coxim, um imóvel de 8 hectares às margens da BR-163, em que funcionará o distrito industrial da cidade.
1ª DISCUSSÃO
Em primeira discussão, os deputados aprovaram seis propostas, com destaque para o Projeto de Lei 300/2025 , do Executivo, que autoriza o governo do Estado conceder investimento social sem retorno pela execução de melhoria habitacional e de infraestrutura urbana e comunitária para famílias integrantes do Loteamento Novo Samambaia, em Campo Grande, no âmbito do Programa de Atendimento Habitacional por meio do Poder Público (Pró-Moradia), modalidade Periferia Viva - Urbanização de Favelas - Eixo Cidades Sustentáveis e Resilientes - Novo PAC, com recursos financiados do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS).
Já o Projeto de Lei Complementar 9/2025 , do Poder Executivo, revoga leis complementares em desuso, eliminando-as do ordenamento estadual, enquanto o Projeto de Lei 301/2025 , também do governo do Estado, revoga 45 decretos-leis e 98 leis ordinárias ultrapassadas e sem eficácia.
Outras duas propostas do Executivo também foram aprovadas e seguem à segunda discussão: Projeto de Lei 291/2025 , que autoriza o Estado a doar, com encargos, ao município de Miranda, um imóvel urbano e as construções de sua propriedade, e Projeto de Lei 297/2025 , que altera e acrescenta dispositivos à Lei Estadual 6.253 , de 27 de maio de 2024, que institui o Programa de Recuperação de Créditos, Facilitação em Renegociações de Dívidas e Regularização da Titularidade dos Contratos Habitacionais - Novo Morar Legal.
Por fim, de autoria do Poder Judiciário, o Projeto de Lei 286/2025 , que dispõe sobre a reorganização das serventias notariais e de registros nas comarcas de Ivinhema e Sidrolândia, foi aprovado em primeira e segue à segunda discussão.
Serviço
As sessões plenárias podem ser acompanhadas presencialmente ou pela transmissão ao vivo dos canais oficiais de comunicação da Casa de Leis: TV ALEMS canal 7.2 no sinal aberto e canal 9 da Claro NET TV, ou ainda no link TV ALEMS ; Rádio ALEMS FM 105.5, sinal aberto, ou no link Rádio ALEMS ; Facebook e Youtube .
Legislativo - MS TCE-MS passa a fiscalizar subvenção da Cassems após denúncia do deputado João Henrique Cat
Legislativo - MS Reforma administrativa: Deputados e representante do Fórum dos Servidores debatem assunto
Dourados - MS Prefeito recebe integrantes do CTG após destaque no Fegams e destaca conquistas
Legislativo - MS João Henrique comemora acórdão de Tribunal que pode impor prestação de contas à Cassems
Câmara de Dourados Franklin ressalta investimento do Governo Federal para maior UBS de Dourados
Câmara de Dourados Elias Ishy reforça necessidade da criação do Sistema Municipal de Esporte e Lazer Mín. 21° Máx. 33°
Mín. 21° Máx. 34°
Tempo limpoMín. 25° Máx. 37°
Parcialmente nublado
Deputado Federal Rodolfo Nogueira Rodolfo Nogueira barra normativa de Lula que impede PMs de prenderem invasores
Deputado Gerson Claro Para Gerson , financiamento de R$ 950 milhões garante investimento sem aumento da carga tributária
Deputado Estadual Paulo Correa Em audiência pública, Paulo Corrêa defende uso da tecnologia no tratamento do diabetes em MS
Vereadora Ana Portela Câmara aprova requerimento de Ana Portela para convocar secretária Márcia Hokama