A Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa da Câmara dos Deputados aprovou projeto de lei que permite às operadoras de celular enviar alertas sobre crimes frequentes na região, com o propósito de proteger públicos vulneráveis. O usuário deverá se cadastrar previamente para receber os alertas e poderá cancelar o serviço a qualquer momento.
As mensagens devem usar linguagem clara e informar sobre os crimes mais comuns, seus riscos, formas de prevenção e como denunciá-los. Pelo menos um alerta deverá ser enviado a cada 60 dias.
As secretarias de Segurança Pública estaduais deverão fornecer os dados às operadoras, para garantir alertas segmentados por região. A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) definirá como as medidas serão implementadas.
Foi aprovada a versão do relator (substitutivo) da Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado ao Projeto de Lei 4234/23, do deputado Romero Rodrigues (Pode-PB). O texto original obrigava o envio de alertas voltados apenas à população idosa.
O relator, deputado Castro Neto (PSD-PI), destacou que a pandemia mostrou os riscos do isolamento, principalmente para pessoas idosas que usam celular com frequência. "Devemos estar atentos por meio da disseminação pública e gratuita do maior tipo de prática criminosa voltada para as diversas formas de fraude financeira contra as pessoas idosas", afirmou.
Próximos passos
A proposta ainda será analisada em caráter conclusivo pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania. Para virar lei, um projeto precisa ser aprovado na Câmara e no Senado.
Câmara Hugo Motta: solução para crises entre os Poderes está no diálogo
Câmara Comissão aprova proibição de cancelamento de bolsas para pesquisa científica
Câmara Comissão aprova mais recursos de loterias para entidades que atendem pessoas com deficiência
Câmara Congresso vota Lei de Diretrizes Orçamentárias nesta quinta-feira
Câmara Comissão aprova LDO de 2026 com prazo para execução de 65% das emendas parlamentares
Câmara Comissão aprova vínculo obrigatório de instrutor de trânsito a autoescola Mín. 21° Máx. 33°
Mín. 21° Máx. 34°
Tempo limpoMín. 25° Máx. 37°
Parcialmente nublado
Deputado Federal Rodolfo Nogueira Rodolfo Nogueira barra normativa de Lula que impede PMs de prenderem invasores
Deputado Gerson Claro Para Gerson , financiamento de R$ 950 milhões garante investimento sem aumento da carga tributária
Deputado Estadual Paulo Correa Em audiência pública, Paulo Corrêa defende uso da tecnologia no tratamento do diabetes em MS
Vereadora Ana Portela Câmara aprova requerimento de Ana Portela para convocar secretária Márcia Hokama