A Comissão de Saúde da Câmara dos Deputados aprovou projeto de lei que cria a Política Nacional de Saúde Preventiva no Sistema Único de Saúde (SUS) para prevenir doenças e agravos em todas as fases da vida, de forma contínua e integrada.
O texto aprovado é a versão da relatora, deputada Ana Pimentel (PT-MG), para o Projeto de Lei 4278/24 , do deputado Alex Manente (Cidadania-SP). A relatora apresentou nova redação, mantendo os objetivos da iniciativa original.
“O substitutivo preserva a essência da proposta, mas a equipa com ferramentas jurídicas, gerenciais e sanitárias necessárias para se tornar uma política pública transformadora”, explicou Ana Pimentel.
“É preciso reduzir a sobrecarga dos serviços públicos de saúde, promovendo o bem-estar da população por meio de práticas preventivas e integradas ao cotidiano”, defendeu Alex Manente.
Diretrizes da nova política
Conforme a proposta, são diretrizes da Política Nacional de Saúde Preventiva:
Objetivos da nova política
Ainda segundo o texto, são objetivos da política nacional:
Divisão de tarefas
A coordenação e a execução da política nacional observarão as competências de cada esfera de gestão do SUS.
As metas e os indicadores da nova política deverão constar no plano de saúde e no relatório de gestão de cada ente federado.
O Ministério da Saúde será responsável pela coordenação nacional, pela formulação de diretrizes gerais e pelo apoio técnico e financeiro aos estados, ao Distrito Federal e aos municípios.
As secretarias de Saúde, no âmbito dos estados, do Distrito Federal e dos municípios, serão responsáveis pela execução, pela pactuação regional e pela adaptação das ações às realidades epidemiológicas e sociais dos territórios.
Próximos passos
O projeto tramita em caráter conclusivo e ainda será analisado pelas comissões de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.
Para virar lei, o texto terá de ser aprovado pela Câmara e pelo Senado.
Câmara Justiça climática domina discursos de parlamentares estrangeiros na COP30
Câmara Comissão aprova apresentação obrigatória de relatório anual sobre gastos do Fundeb
Câmara Comissão aprova exigência de boas práticas de fabricação para registro de medicamentos
Câmara Comissão aprova inclusão, no SUS, de reprodução assistida para mulheres com câncer
Câmara Comissão aprova projeto que amplia requisitos para concessão do selo Empresa Amiga da Mulher
Câmara Relator diz que intenção é votar MP do Gás do Povo ainda neste ano; ouça Mín. 16° Máx. 22°
Mín. 19° Máx. 23°
Chuvas esparsasMín. 19° Máx. 33°
Chuvas esparsas
Vereador Herculano Borges Vereador Herculano Borges propõe e Câmara aprova programa pioneiro de voluntariado para busca e salvamento
Deputado Gerson Claro Para Gerson , financiamento de R$ 950 milhões garante investimento sem aumento da carga tributária
Deputado Federal Rodolfo Nogueira Rodolfo Nogueira apresenta PDL para barrar decreto de Lula que coloca MST como defensores do campo
Deputado Estadual Paulo Correa Em audiência pública, Paulo Corrêa defende uso da tecnologia no tratamento do diabetes em MS