A vereadora Liandra da Saúde (PSDB) participou, no dia 11 de novembro, de uma audiência pública na Câmara dos Deputados, em Brasília, que discutiu a regulamentação da Lei nº 15.176/25, marco legal que estabelece políticas públicas voltadas às pessoas com fibromialgia, encefalomielite miálgica (EM/SFC), síndrome da dor complexa regional e outras condições crônicas de dor. A legislação entra em vigor em 2026 e representa um avanço histórico no reconhecimento dessas síndromes no país.
A audiência foi realizada a pedido da ANFIBRO (Associação Nacional de Fibromiálgicos e Doenças Correlatas), entidade que atua nacionalmente na defesa dos direitos de pacientes e no enfrentamento à invisibilidade da dor crônica. O encontro reuniu parlamentares, pesquisadores, profissionais da saúde e representantes de associações de diversos estados.
Durante sua fala, Liandra ressaltou a importância do momento e reforçou que a luta pelo reconhecimento das dores crônicas ultrapassa limites partidários e geográficos.
“Essa causa não é só minha, essa causa é nossa. Precisamos unir vozes, com dor ou sem dor. E, mesmo enfrentando dificuldades físicas, é fundamental ocupar esses espaços, porque políticas públicas eficientes são construídas com participação e vivência real”, afirmou.
A vereadora destacou ainda que muitas mulheres enfrentam diariamente dores incapacitantes que não são compreendidas ou levadas a sério.
“A pessoa sente dor em todo o corpo, não pode ser tocada e ainda assim é questionada. A ciência já aponta a relação da doença com traumas físicos, emocionais, estresse e infecções. A fibromialgia é multifatorial e merece políticas públicas específicas e humanizadas”.
Para Liandra, a regulamentação da Lei 15.176/25 será um divisor de águas na construção de políticas públicas direcionadas à dor crônica no Brasil, ampliando direitos, atendimento e acolhimento. Ela reafirmou seu compromisso de trazer o debate também para o âmbito municipal.
“Seguirei trabalhando para que Dourados seja referência no acolhimento das pessoas com fibromialgia. Precisamos avançar no diagnóstico, na assistência e na humanização. Essa luta é por visibilidade, respeito e qualidade de vida”, finalizou.
Legislativo - MS Coronel David rebate narrativa do PT e defende combate firme ao crime organizado
Câmara de Dourados Inspetor Cabral propõe isenção de IPTU para famílias de pessoas com TEA em Dourados
Geral Ação na Baixada Fluminense contra facção prende vereador em flagrante
Legislativo - MS Novembro Azul – A importância da prevenção ao câncer de próstata
Polícia Civil - MS Polícia Civil cumpre mandados de busca e apreensão contra dupla investigada por golpes digitais
Polícia Civil - MS Ação conjunta entre as Polícias Civis de MS e PR resulta em prisão de foragido investigado por múltiplos crimes Mín. 16° Máx. 22°
Mín. 19° Máx. 23°
Chuvas esparsasMín. 19° Máx. 33°
Chuvas esparsas
Vereador Herculano Borges Vereador Herculano Borges propõe e Câmara aprova programa pioneiro de voluntariado para busca e salvamento
Deputado Gerson Claro Para Gerson , financiamento de R$ 950 milhões garante investimento sem aumento da carga tributária
Deputado Federal Rodolfo Nogueira Rodolfo Nogueira apresenta PDL para barrar decreto de Lula que coloca MST como defensores do campo
Deputado Estadual Paulo Correa Em audiência pública, Paulo Corrêa defende uso da tecnologia no tratamento do diabetes em MS