O Ministério de Portos e Aeroportos (MPor) realizou, nesta quarta-feira (12), durante a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 30), a cerimônia de entrega do Selo de Sustentabilidade 2025, uma política governamental que estimula o atendimento aos objetivos de desenvolvimento sustentável concedido a empresas com boas práticas ambientais, sociais e de governança (ESG). Também foi lançado o livro “Nós e a natureza: somos um com o planeta”, da escritora Aline Campos e ilustrado por Luana Chinaglia.
“A COP 30 marca um novo capítulo para o setor de transportes, com políticas públicas cada vez mais alinhadas à agenda ESG. Estamos reconhecendo empresas que adotam práticas responsáveis em portos, aeroportos e hidrovias, lançando uma publicação que inspira transformação e firmando uma parceria voltada à proteção de vidas. A sustentabilidade, nas políticas do Ministério, significa promover desenvolvimento com equilíbrio ambiental, social e econômico”, afirmou o ministro Sílvio Costa Filho.
Participaram da solenidade o secretário Nacional de Hidrovias e Navegação, Otto Burlier, a diretora de Sustentabilidade do MPor, Larissa Amorim, e o superintendente de Gestão Ambiental e Territorial da Infra S.A., Bruno Marques. O encontro reafirmou o compromisso do ministério em integrar as dimensões ambiental e social às políticas públicas e à governança do transporte brasileiro.
Selo
A cerimônia de entrega do Selo de Sustentabilidade marcou a consolidação do Pacto pela Sustentabilidade, instituído pela Portaria nº 58/2025. A iniciativa reconhece e estimula organizações do setor a adotarem boas práticas ambientais, sociais e de governança (ESG) em suas operações.
As empresas inscritas apresentaram planos de ação baseados nos eixos Meio Ambiente, Desenvolvimento Social e Governança, avaliados tecnicamente pelo MPor. De acordo com o desempenho obtido, as organizações receberam o selo nas categorias Bronze, Prata, Ouro ou Diamante. Nesta primeira edição, 63 empresas participaram do programa e 36 foram premiadas.
“O selo é um incentivo para que as empresas aprofundem seus compromissos com o desenvolvimento sustentável. Mais do que uma certificação, ele simboliza uma mudança de cultura em que práticas ambientais, sociais e de governança passam a fazer parte da estratégia de gestão e das operações do setor”, destacou Larissa Amorim, diretora de Sustentabilidade do MPor.
Empresas premiadas
Categoria Diamante:Brasil Terminal Portuário (BTP); Cargill; Cattalini; Eldorado; Ferroport; Maersk; Porto do Açu; Porto Itapoá; Porto Sudeste; Portonave; Santos Brasil; Super Terminais; Tesc – Terminal Santa Catarina; Transpetro; Ultracargo; Vast Infraestrutura; Viracopos; VLI; VPorts; Wilson Sons; Suape.
Categoria Prata:EMAP; Intermarítima; Login; Portos do Paraná; Tecon Suape.
Categoria Bronze:Autoridade Portuária de Santos; Bunker One; CLI; Companhia Auxiliar de Armazéns Gerais Copersucar; Complexo do Pecém; Infraero; Inframerica; SPE Novo Norte NOA; TCP – Terminal de Contêineres de Paranaguá; Motiva.
Conscientização
Como parte da Política de Sustentabilidade do MPor, o livro “Nós e a natureza: somos um com o planeta”, lançado durante o evento, tem como propósito promover a conscientização sobre a urgência climática, valorizando o meio ambiente com a educação e da sensibilização de crianças, famílias e comunidades. A obra reforça a importância da colaboração e da inovação como pilares de um futuro mais sustentável, inclusivo e socialmente responsável.
O conteúdo poderá ser acessado no site gov.br/portos-e-aeroportos, e a publicação estará disponível em formato digital, acessível por meio de QR Code, ampliando seu alcance e incentivando a leitura sustentável.
Assessoria Especial de Comunicação Social
Ministério de Portos e Aeroportos
Legislativo - MS Executivo envia alteração em Ato das Disposições Gerais e Transitórias da Constituição
Polícia Civil - MS Polícia Civil prende em flagrante motorista envolvido em acidente fatal com ônibus escolar em Coxim
Polícia Civil - MS Polícia Civil identifica e prende em flagrane autor de homicidio ocorrido em Miranda
Portos e Aeroportos Navegação ganha índice de avaliação de boas práticas ambientais
Mato Grosso do Sul Agente Digital MS: novo app do Detran-MS facilita fiscalização e traz mais segurança ao trânsito
Mato Grosso do Sul Cinco anos após o Marco Legal, MS está entre as exceções no atraso do saneamento nacional Mín. 21° Máx. 34°
Mín. 20° Máx. 27°
ChuvaMín. 19° Máx. 21°
Chuva
Deputado Gerson Claro Para Gerson , financiamento de R$ 950 milhões garante investimento sem aumento da carga tributária
Vereador Herculano Borges Herculano Borges defende esporte com critérios de equidade e proteção às mulheres
Deputado Federal Rodolfo Nogueira Rodolfo Nogueira apresenta PDL para barrar decreto de Lula que coloca MST como defensores do campo
Deputado Estadual Paulo Correa Em audiência pública, Paulo Corrêa defende uso da tecnologia no tratamento do diabetes em MS